Foi se aventurando pelas palavras e desbravando histórias por meio do processo de alfabetização que os alunos do segundo período do Colégio Conexão Jardim Glória puderam conhecer o jornal impresso. A professora da turminha, Fabrícia Nocelli, conta que o interesse surgiu a partir dos próprios alunos, que ficaram intrigados com a imagem de um jornal em uma das atividades e perguntaram o que era.
Ela enxergou neste momento uma oportunidade para incentivar a leitura, processo crucial durante o letramento. Para sanar a curiosidade dos alunos e despertar neles a vontade da leitura, a professora levou uma edição impressa da Tribuna de Minas para a escola e leu as manchetes os curiosos alunos.
Mas, afinal, o que é um jornal? Para os pequenos futuros leitores da Tribuna, de 4 e 5 anos, é o “papel que passa na televisão” – frase dita por um dos alunos. Agora, já familiarizados, eles estão cuidando do jornal assim como se cuida de livros, observou a professora.