Site icon Tribuna de Minas

UFJF recebe mais de 21.500 alunos na volta às aulas

PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe mais de 21.500 alunos na volta às aulas nesta segunda-feira (2). Entre os estudantes dos campi sede e de Governador Valadares também estão cerca de 2.500 calouros, que ingressaram neste primeiro semestre por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). Para desafogar o trânsito, já que o campus de Juiz de Fora passa por recapeamento asfáltico no anel viário e voltará a receber mais de 17 mil estudantes, além dos docentes e servidores, a UFJF abriu uma passagem provisória para apenas carros e motos. O acesso liga o estacionamento do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) à Rua Umberto Nery, no Bairro Aeroporto.

A rota alternativa, próxima ao Estádio Municipal Mário Helênio, permite ligação facilitada à região de São Pedro e também à Avenida Itamar Franco e à Zona Sul da cidade, por meio da Avenida Eugênio do Nascimento. O novo trajeto foi finalizado na tarde da última sexta, antes do início do ano letivo universitário. O local é supervisionado por uma equipe de vigilância da UFJF e irá funcionar de segunda a sexta-feira, entre 6h e 21h. Nos demais horários e durante sábados, domingos e feriados, a passagem temporária permanece fechada por meio de uma guarita de fibra de vidro.

PUBLICIDADE

A recepção oficial aos calouros acontece na próxima terça, às 17h, no Cine-Theatro Central. No evento, os estudantes vão receber informações sobre o funcionamento da universidade e as oportunidades, como bolsas oferecidas pela instituição. Os novos alunos também vão poder se divertir ao som do bloco de carnaval Parangolé Valvulado. “Esperamos que os alunos venham com muita empolgação, energia e que a universidade atenda a anseios e desejos de formação profissional e também de formação cidadã. A universidade é um espaço de formação ampla, e um dos nossos objetivos é formar profissionais críticos e criteriosos”, afirmou o pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Caon Amorin, por meio da assessoria.

A rota alternativa liga o estacionamento do Critt à Rua Umberto Nery, no Bairro Aeroporto (Foto: Fernando Priamo)

A UFJF lembra a proibição dos trotes. Calouros que se sentirem lesados ou constrangidos podem recorrer à central de atendimento ou à ouvidoria. O trote ainda é vetado nas ruas, conforme a lei municipal 13.028, estando os diretórios e centros acadêmicos sujeitos à multa. Por outro lado, são estimuladas ações solidárias, promovidas por alunos de diversos cursos, para a integração dos estudantes recém-chegados. Todos os discentes precisam ficar atentos ao calendário acadêmico, disponível no site da instituição, para verificar análise de matrículas, aproveitamento de disciplinas e recessos acadêmicos, por exemplo.

PUBLICIDADE

Atividades acadêmicas não serão afetadas por obras

A UFJF reitera que as obras de recapeamento asfáltico do anel viário no campus, iniciadas no dia 18 de fevereiro, não vão afetar as atividades acadêmicas, embora os trabalhos devam impactar o trânsito no local. O diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra, assegurou que todas as medidas possíveis para diminuir os problemas já foram tomadas. “Criamos um acesso temporário pelo Critt e orientamos as pessoas que não precisam passar pelo campus de carro a evitarem a universidade. Esperamos que este transtorno seja resolvido o mais rápido possível, a fim de proporcionar melhores condições no campus. A recomendação é que os alunos procurem adiantar suas vindas para a UFJF.”

De acordo com a instituição, a rota alternativa não teve custos adicionais, porque foi necessário apenas abrir um cercado no final do estacionamento do Critt. A localização também é próxima das faculdades de Arquitetura e Urbanismo, Engenharias, Instituto de Artes e Design (IAD) e do Centro de Educação a Distância. Com isso, o grande volume de veículos direcionados àquelas unidades poderá ser absorvido pelo novo acesso.

PUBLICIDADE

“O recapeamento está sendo feito para que o nosso asfalto não se transforme nas crateras e deformações que vemos pela cidade”, disparou, por meio da assessoria, a pró-reitora adjunta de Infraestrutura e Gestão, Janezete Marques. O trecho total a ser recuperado tem cerca de três quilômetros, incluindo todo o anel viário e os pórticos de entrada, Sul e Norte. A intervenção tem valor estimado em R$ 2,6 milhões e é realizada pela Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav) da Prefeitura de Juiz de Fora, por meio de recursos da UFJF. O contrato foi firmado em 14 de janeiro.

O objetivo é colocar, em cima da pavimentação já existente, uma capa de asfalto de espessura que varia entre cinco e seis centímetros. “A obra visa a recuperar o asfalto trincado e proteger a base bem construída há mais de 50 anos, onde já existem estabilidade e drenagem rápida no período de chuvas, e pouca incidência de ondulações significativas”, detalhou a universidade. Os trabalhos são realizados em horário comercial, entre 8h e 18h, e devem durar entre 45 e 90 dias, dependendo das condições climáticas.

PUBLICIDADE
Exit mobile version