O Cursinho Popular Garra, criado por alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), lançou edital para a turma preparatória do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Serão oferecidas 70 vagas para pessoas de baixa renda que tenham concluído ou estejam cursando o 3° ano do ensino médio em escolas públicas. Além disso, com a possível retomada das atividades presenciais, os candidatos precisam ter condições de frequentar as aulas no campus de Juiz de Fora da UFJF.
Neste ano, o projeto implementou reservas de vagas, sendo 50% para pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas, 10% para pessoas transexuais e 10% para pessoas com mais de 30 anos de idade. O processo seletivo será realizado de forma remota, e as inscrições devem ser feitas até o dia 13 de fevereiro, por meio de formulário on-line.
A princípio, as aulas acontecerão de forma remota, no período das 18h30 até as 22h30, a partir do dia 25 de março. Entretanto, há a possibilidade de mudar as atividades on-line para presenciais, conforme orientação dos protocolos sanitários estabelecidos pela UFJF. De acordo com o diretor do departamento de Comunicação e Imagem do Garra, Alexandre Pinto, a preparação para o retorno presencial já está sendo feita.
“Esse ano vamos enfrentar novos desafios com a possibilidade do retorno presencial, graças ao avanço da vacinação. Precisaremos que alunos e professores se adaptem aos protocolos sanitários para que as aulas possam acontecer de forma segura”, afirma Alexandre, que reforça a importância do projeto na vida de muitos estudantes. “O Garra mudou a vida de todos os que participaram dele até hoje, sejam alunos ou professores, pois é um espaço onde pessoas com vivências muito diferentes se reúnem em torno da educação popular.”
Sobre o projeto
O Garra é um projeto de extensão da UFJF que oferece, desde 2017, aulas de pré-vestibular para pessoas em vulnerabilidade socioeconômica em Juiz de Fora. A iniciativa e as aulas são administradas por estudantes voluntários de diferentes cursos da UFJF, tanto da graduação como da pós-graduação.
De acordo com a ex-aluna do cursinho, Kaylaine Vitória, participar do projeto foi fundamental para o seu desempenho acadêmico. “O impacto dos professores do Garra nesse período de preparação foi muito importante no meu desempenho. Toda a atenção que eles nos davam no período das aulas ou até mesmo no WhatsApp quando batia aquela dúvida é sem comparação”, conta Kaylaine.