Atualizada às 20h09
A tragédia mundial também gerou mobilizações de entidades esportivas da cidade. A Prefeitura também se manifestou, decretando luto oficial de três dias pela morte do jogador juiz-forano Marcelo Augusto Mathias da Silva, da Chapecoense. Em nota, desejou à família e amigos do atleta “força para enfrentar este momento de profunda dor”.
Em nota oficial, a Liga de Futebol de Juiz de Fora decretou luto de também três dias, enfatizando a morte de Marcelo. Lembrou, em nota, que o atleta acumulou atuações em torneios sendo, inclusive, campeão infantil da Liga de Futebol quando defendia o Bonsucesso. Foi determinado ainda que até o domingo deverá haver o “cumprimento de um minuto de silêncio em todas as partidas de futebol a serem realizadas no município de Juiz de Fora, em homanegem, respeito e solidariedade. A coordenação da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador também iniciou luto, lembrando que Marcelo disputou a competição pelo Bonsucesso em 2007 e 2008 na categoria juvenil.
Os gestos foram estendidos pelas agremiações com equipes profissionais na cidade. Tupynambás, JF Vôlei e Tupi manifestaram suas condolências aos familiares das vítimas. O Baeta destacou estar comovido com o fato e que o Conselho Técnico do Módulo II do Campeonato Mineiro, marcado para ontem, foi adiado pela Federação Mineira de Futebol (FMF) para a próxima terça-feira (6). O Galo Carijó, por sua vez, expôs sentimento de profundo pesar, abraçando, em nota, “torcedores da equipe catarinense, com os moradores de Chapecó (SC) e com familiares de jogadores, dirigentes, membros da comissão técnica e profissionais da imprensa que perderam a vida no acidente.” O clube de Santa Terezinha reiterou a tristeza ao lembrar a curta passagem de Marcelo pela base alvinegra.
Já a coordenação da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador decretou luto oficial por três dias e oficializou o adiamento das últimas decisões do campeonato do domingo (4) para o outro fim de semana, no dia 11 de dezembro. Nesta data serão definidos os campeões das categorias dente de leite, mirim e adulto no campo do Sport Club Juiz de Fora.