Site icon Tribuna de Minas

Boletim aponta 38 novos casos de coronavírus em Minas

PUBLICIDADE

Minas Gerais chegou a 1.586 casos confirmados do novo coronavírus no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) publicado nesta segunda-feira (27). O número representa aumento de 38 casos em um dia, crescimento reduzido em comparativo com os informativos anteriores. Um novo óbito foi registrado no município de Araguari, no Triângulo Mineiro, de uma idosa de 67 anos e que tinha doenças associadas à Covid-19. Outras 98 mortes permanecem sendo investigadas em suspeita para o novo coronavírus.

A confirmação de novos casos teve retração quando comparada aos números dos boletins anteriores. Entre sexta-feira (24) e sábado (25), 62 casos foram adicionados aos dados estaduais. Já no período entre o sábado e o domingo (26), o aumento foi ligeiramente acima, com 67 novos pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus, conforme o informativo da SES.

PUBLICIDADE

Entretanto, ainda há diferença significativa entre os dados municipais e os estaduais. Em Juiz de Fora, por exemplo, a Prefeitura Municipal havia confirmado 128 casos ainda na sexta-feira, dia da última atualização da Secretaria de Saúde (SS). Já no informativo do Estado, a cidade consta com 119 confirmações, nove abaixo dos dados municipais divulgados há três dias. Em Santos Dumont, cidade distante 100 quilômetros de Juiz de Fora, o município já confirmou 12 casos de coronavírus. Enquanto isso, no boletim, permanece com apenas três casos confirmados.

Na região, pelo menos 22 cidades da Zona da Mata têm pacientes que testaram positivo para a Covid-19, segundo a SES. Além de Juiz de Fora e Santos Dumont, os demais municípios são: Além Paraíba (1), Barbacena (5), Belmiro Braga (1 óbito), Bicas (1), Carangola (1), Cataguases (2 casos e 1 óbito), Divinésia (1), Espera Feliz (5), Goianá (2), Lavras (7), Leopoldina (1), Manhuaçu (3), Maripá de Minas (1), Muriaé (7), Pirapetinga (1), Porto Firme (1), São João Nepomuceno (1), São João del Rei (6), Ubá (4) e Viçosa (3). No total, contando os números de Juiz de Fora, são 177 pessoas infectadas pela Covid-19 na região.

PUBLICIDADE

Cresce internações por doenças respiratórias

Os dados parciais de hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), no entanto, ainda sugerem alta subnotificação em Minas Gerais. Desde a terceira semana de janeiro, a quantidade de internações pela SRAG, comum ao novo coronavírus, permanece acima do padrão observado em anos anteriores, em situação agravada a partir de meados de março.

Em quantitativo total entre as semanas epidemiológicas 11 (com início no dia 8 de março) e 16 (encerrada no último dia 18 de abril), 4.732 pessoas foram identificadas com a síndrome. Durante o mesmo período no ano anterior, foram 546 pacientes hospitalizados, número mais de oito vezes menor se comparado com o quantitativo de 2020, os quais ainda são constantemente atualizados pela SES, ou seja, a tendência é que a diferença seja ainda maior em comparativo com as estatísticas do ano epidemiológico anterior, já consolidadas.

PUBLICIDADE
Exit mobile version