Site icon Tribuna de Minas

Mensagem sobre voto pelo celular é falsa, alerta TSE

PUBLICIDADE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclareceu que é falsa a mensagem que circula em redes sociais e aplicativos com a informação de que o governo federal criou um programa para que eleitores votem de casa por meio de celular, em substituição ao voto presencial no próximo domingo (15). A mensagem disponibiliza um link por onde seria feito um suposto cadastro.

A assessoria do TSE alerta para que os eleitores tenham atenção redobrada, pois além da propagação de conteúdo falso, há o risco de coleta indevida de dados. “Essas mensagens sempre oferecem um link de origem duvidosa, que convida o cidadão a clicar para saber mais detalhes. Contudo, elas são falsas e, ao que tudo indica, são enviadas por criminosos para, por meio delas, coletar dados do cidadão, como o número do CPF, para serem usados em golpes.”

PUBLICIDADE

De acordo com a assessoria do TSE, o envio de fake news tem sido comum. “Todos os anos chegam aos canais de relacionamento da Justiça Eleitoral relatos de cidadãos que contam terem recebido mensagens enganosas via e-mail ou aplicativos de smartphones que se passam por comunicado oficial.”

Combate às fake news

Para combater a proliferação de conteúdos enganosos, a Justiça Eleitoral criou um espaço exclusivo em seu site para desmentir fake News. A orientação é para que os eleitores se certifiquem sobre as informações recebidas por meio dos canais oficiais da Justiça Eleitoral, do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

PUBLICIDADE
Exit mobile version