Inscrições para o Prêmio Capes Talento Universitário estão abertas

5 mil reais serão dados aos mil primeiro colocados; para participar, é preciso ter feito o Enem 2021 e entrado na graduação em 2022


Por Tribuna

11/01/2023 às 11h59

A 3ª edição do Prêmio CAPES Talento Universitário 2023 foi divulgada nesta terça-feira (10), no site do Ministério da Educação e nas mídias da CAPES. O Prêmio é um concurso que avalia o desempenho de “estudantes com destacado grau de desenvolvimento de suas competências cognitivas” e os reconhece de forma monetária pelo talento. A partir de segunda-feira (9) as inscrições estão abertas, até dia 22 de fevereiro, através de formulário on-line no site da premiação. Pode concorrer quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, em 2021 e ingressou na graduação em 2022.

O concurso é formado por uma prova de conhecimentos gerais, com 80 questões para serem realizadas em quatro horas. São 24 mil vagas disponíveis e os mil primeiros colocados do concurso vão ganhar R$ 5 mil, como forma de reconhecimento. Para se inscrever, também é preciso apresentar matrícula regular em instituição de ensino superior pública, privada ou militar e não ter débito com a CAPES, CNPq, ou outras agências de incentivo à pesquisa. É possível conferir os requisitos no Edital nº 1/2023, em que consta outras informações sobre a prova

PUBLICIDADE

De acordo com a CAPES, a prova “contribui com o desenvolvimento de estudos e pesquisas do Ministério da Educação”. Após a inscrição ser feita, o local de prova vai ser divulgado no dia 2 de março, com a aplicação no dia  12 de março. O resultado final vai ser divulgado em maio e o recebimento do prêmio pode ser feito em até 60 dias a contar da publicação do Resultado Final.

Caso alguns ganhadores não se manifestem, uma segunda chamada será efetuada ao final do período, com 60 dias a contar da publicação da lista com 2ª Chamada para receber. Se houveram dúvidas, é possível enviar e-mail para talentouniversitario@capes.gov.br .

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.