Site icon Tribuna de Minas

Secretaria de Saúde monitora pacientes com suspeita de coronavírus em JF

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou o primeiro caso de coronavírus (Covid-19) em Minas Gerais. O comunicado oficial foi feito na noite de domingo (8). Conforme a pasta, a paciente é uma mulher, 47 anos, residente em Divinópolis. Ela esteve na Itália e retornou à capital mineira no dia 2 deste mês. No momento, a mulher apresenta sintomas leves, com coriza, mialgia e sensação de mal estar, e encontra-se em isolamento domiciliar. A SES afirmou que foi avisada sobre o caso pelo Laboratório Hermes Pardini, na última sexta-feira (6). A coleta de material para análise foi realizada em domicílio, na quinta-feira (5), e a análise foi finalizada no dia seguinte. O material foi encaminhado para a Fiocruz, que homologou o resultado neste domingo.

Na tarde desta segunda (9), a pasta realizou coletiva de imprensa para atualização da situação no estado. De acordo com o levantamento, Minas Gerais tem, até o momento, 161 casos em investigação e 28 descartados, além da confirmação em Divinópolis.

PUBLICIDADE

Suspeitas em Juiz de Fora

Em Juiz de Fora há três casos suspeitos de coronavírus. A informação foi divulgada no boletim epidemiológico publicado pela SES na última sexta. Em nota, a Secretaria de Saúde de Juiz de Fora informou que os três casos registrados como suspeitos no documento estão sendo monitorados pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVEA). De acordo com a pasta, os pacientes com quadros suspeitos no município são uma mulher, 69 anos, com histórico de viagem para a Suíça, e dois homens, 57 e 28 anos, com histórico de viagens para a Itália e para os Estados Unidos, respectivamente.

A Secretaria de Saúde informou que os pacientes apresentaram sintomas brandos, portanto, seguem em isolamento domiciliar, conforme recomenda o protocolo do Ministério da Saúde. Nesta segunda, a pasta informou que os pacientes seguem estáveis e que nenhum precisou de internação hospitalar.

PUBLICIDADE

Ações do Governo estadual

Em coletiva realizada nesta segunda, a SES destacou que está preparada para receber novos casos de coronavírus e que está tomando todas as medidas necessárias para prestar assistência à população, além de realizar a vigilância epidemiológica da doença.

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais concedeu coletiva na tarde desta segunda-feira (Foto: Marcus Ferreira)

Entre as medidas estão reuniões com a Secretaria de Educação e a Secretaria de Justiça e Segurança Pública referentes às orientações necessárias para prevenção e cuidado no sistema prisional e socioeducativo e nas escolas, monitoramento de pessoas assintomáticas que tiveram história de viagem à China nos últimos 14 dias, durante período de possível surgimento de sintomas e transmissibilidade, e solicitação de compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para profissionais que atuam no atendimento aos casos suspeitos.

PUBLICIDADE

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva, comunicou que a compra dos equipamentos de proteção individual está em fase de orçamento. Além disso, o titular destacou que a equipe da Saúde estadual tem investido em campanhas de mídias informativas para manter a população mineira atualizada sobre a real situação da circulação do vírus em Minas. “Às vezes, a ansiedade coletiva e as informações falsas são mais danosas que o próprio vírus”, pontuou.

Carlos Amaral também citou que o Estado tem trabalhado com a possibilidade de diferentes cenários da doença em Minas. “Nós precisamos treinar, educar e montar rede de assistência contra o coronavírus, além disso, dar apoio às unidades que precisam de material de proteção individual. Estamos avaliando a ampliação da rede de terapia e trabalhando com possíveis cenários, desde aqueles que precisem de pouca internação até aqueles em que sejam necessárias muitas internações.”

PUBLICIDADE

Subsecretário de Vigilância em Saúde, Dario Brock Ramalho também participou da coletiva e informou que os kits para exame de comprovação do coronavírus chegaram, nesta segunda, ao estado. A previsão é de que, a partir da próxima semana, os exames para certificação ou descarte da doença seja realizado de forma integral pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte. Até então, a contraprova estava sendo feita pela Fiocruz, no Rio de Janeiro. Com isso, a expectativa do Estado é que haja maior agilidade nos diagnósticos do Covid-19, em Minas Gerais.
Emergência

No último dia 27, o Governo de Minas divulgou que estava sendo elaborado um decreto de emergência em saúde pública para garantir maior agilidade na contratação de serviços, leitos, equipamentos e medicamentos para pacientes com suspeita de Covid-19 no estado. O documento, contudo, ainda não foi publicado e está sob análise da Defesa Civil Estadual. Nesta segunda, o secretário estadual de saúde justificou que há uma burocracia para a publicação, o que, no entanto, não tem prejudicado as condutas tomadas pela pasta.

Exit mobile version