A gente sabe que 2016 não foi fácil. O cenário político brasileiro está um caos, a crise econômica afeta nossos bolsos diariamente, e tragédias públicas e pessoais nos encheram de tristeza no ano que se encerra. Mesmo que seja apenas uma divisão arbitrada do tempo, a chegada de um novo ciclo nos deixa, de certa forma, mais esperançosos por uma chance de renovação ou recomeço. Para dar uma forcinha nos seus planos, listamos algumas ações que você pode adotar em 2017, para uma vida mais leve e gratificante. Tudo bem que isto não é garantia de que o ano vá ser melhor do que o que se encerra, mas ninguém perde por buscar uma vida com mais positividade, não é mesmo?
Dedique mais tempo a quem você ama
A vida é corrida mesmo. Mal a gente conseguiu entrar no ritmo – conseguimos mesmo? – e 2016 já acabou. Com o cotidiano atarefado, não é raro que nossos encontros com os amigos e a família fiquem cada vez mais curtos e espaçados. Em 2017, tente reservar mais tempo para viver momentos com quem você ama: mais cinema com a amiga de anos, mais almoços de família, mais AP ouro com o pessoal, mais viagens com gente querida. Não importa qual seja a programação: priorize passar tempo com pessoas amadas, será revigorante para seguir com a rotina acelerada.
Cuide da sua saúde
Com tantas preocupações rotineiras, muitas vezes nos esquecemos ou deixamos para depois algo tão fundamental quanto nosso bem-estar físico, mental, emocional, enfim, nossa saúde. No ano que está chegando, faça exames de rotina para ver se está tudo OK, dê aquela passada no dentista, procure se alimentar de maneira saudável, comece uma atividade física. Cuide-se por você e pelas pessoas que lhe querem bem e, mais do que isso, estimule-as a fazer o mesmo! Saúde é prioridade, o resto pode esperar.
Desapegue!
Ok, a máxima virou um clichê e vem sendo repetida como mantra de autoajuda aos montes. Mas livrar-se de excessos e do que é obsoleto é realmente renovador. Dêuma vasculhada no guarda-roupa. Não usou a roupa no último ano? Doe, certamente alguém precisa. Aquele item de decoração está entulhando sua casa? Passe para frente, pode deixar o cantinho de outra pessoa mais charmoso. Observe também papéis e documentos que não têm mais validade e jogue tudo fora. O mesmo vale para relações tóxicas ou pessoas que nos consomem negativamente: precisamos nos libertar. E que tal olhar o computador e o celular e deletar fotos, e-mails e outros arquivos que estão só ocupando espaço?
Conheça um lugar onde nunca esteve
Claro que poder conhecer um novo destino turístico dá um ar superespecial para este item, mas ele vale também para espaços do cotidiano que a gente costuma ignorar. Já pensou em conhecer aquela cidadezinha vizinha? Ou fazer um lanche no novo café do bairro? Você já conheceu um bairro que não esteja no seu dia a dia? Visitar espaços novos muda nossa perspectiva sobre o mundo, o lugar onde vivemos e sobre nós mesmos. Que tal enxergar as coisas de outro ponto de vista para variar um pouco?
Aprenda algo novo
Pode ser uma aula de dança, um idioma, uma habilidade manual, uma especialidade da cozinha, qualquer coisa mesmo. Aprender abre nossas possibilidades de experiência, vivência e amplia nossas capacidades. Pode até ser que você não vire chef de cozinha, mas pedir à sua mãe para ensinar aquela especialidade dela certamente criará mais um vínculo entre vocês. Participar de um curso dá chance de conhecer gente nova e descobrir afinidades, além de ter sempre a possibilidade de conhecer um lado do mundo que até então era estranho. Além disso, o ato de aprender dá um gás na autoestima, desenvolve as capacidades cognitivas e pode ser terapêutico – fora que conhecimento nunca é demais, certo? E nem precisa gastar dinheiro, o Youtube tem tutoriais variadíssimos, e há vários sites com cursos gratuitos em diversas áreas.