Site icon Tribuna de Minas

Sabor exótico: 4 lugares de comida asiática

PUBLICIDADE

Que a comida japonesa (pelo menos a versão abrasileirada dela) fez e faz sucesso entre a brasileirada, não restam dúvidas. Mas a gastronomia asiática possui muitos outros ingredientes, cores, texturas e, claro, sabores. Mesmo na cozinha japonesa existem pratos distintos e até modos de preparo muito diferentes do “japa” que estamos acostumados a comer. Embora Juiz de Fora não tenha lá um grande leque de opções do gênero, há lugares que se destacam, seja pela variedade do menu, pela autenticidade das receitas, pela criatividade, mas em todos os casos, invariavelmente pela comida impecável – coisa que nós, que não somos bobos, valorizamos demais nesta seção. Confira.

Alô China

(Foto: Divulgação)

Embora a comida chinesa seja bastante popular, Juiz de Fora não tem lá tantas opções, e a maioria das pessoas acaba se rendendo àquela franquia que todos nós conhecemos (e não julgamos, pois muito já pedimos). O Alô China é uma excelente opção local, com pratos selecionados feitos com todo capricho, porções fartas, rapidez na entrega e preço justíssimo. Até o arroz branco deles tem um temperinho especial, uma vibe asiática com um toque que parece ser de gengibre. No menu, que tem porções individuais e para duas pessoas, tem Chow Mein (macarrão chinês refogado com legumes, molho da casa e tirinhas de frango ou shitake), arroz primavera (refogado com legumes, molho especial, ovos mexidos e tiras de contrafilé ou shitake), o clássico frango xadrez, frango agridoce, lombo agridoce e a carne cantonesa (tirinhas de contrafilé refogadas com palitos de cenoura, aipo e vagem francesa, cobertos com molho típico da província de Cantão). Além destes principais, tem sempre os rolinhos primavera e baos (pãozinho cozido no vapor com recheio de legumes ou pernil). Tem no iFood, no Uber Eats e também dá pra pedir via WhatsApp, satisfação garantida.

PUBLICIDADE

WhatsApp: 998173383
@alochinajf

Barraca de Selma e Taka

(Foto: Divulgação)

Para provar a comida japonesa autêntica, sem cream cheese e outras papagaiadas que brasileiro inventa (mas a gente adora), basta ir à feira. Na barraca do casal Taka e Selma Nakamura, as peças são feitas exatamente como Taka aprendeu em seu país de nascença, com peças maiores do que as que costumamos ver nos ditos restaurantes japoneses. Presentes na feira de São Mateus, São Pedro e na da Avenida Brasil, o casal trabalha com a gastronomia japonesa e chinesa. Um dos carros-chefes da barraca é o yakissoba, completamente artesanal, inclusive com malha e molho preparados por Taka. Além dele, o casal também trabalha com baos, com recheio de pernil moído, frango ou legumes. As guiozas também possuem as mesmas opções de recheio e a opção vegana é baseada na culinária vegana budista. Tudo preparado por eles, comida artesanal e típica em sua essência, além de preços superconvidativos. Tem que experimentar.

PUBLICIDADE

Feira de São Mateus – Rua Coronel Pacheco, das 7h ao meio-dia
Feira de São Pedro- Rua Professor José Ribeiro, das 17h às 12h30
Feira da Avenida Brasil – Das 7h às 12h30

Fat Siu Lau

(Foto: Divulgação)

O Fat Siu Lau é um achado em Juiz de Fora, talvez o mais diferentão de todos. Sua culinária mescla dados da cozinha de Camboja, Macau e Portugal, do qual o último país foi colônia. Todos os pratos têm uma pegada de comida caseira e saborosíssima, a ponto de seus nomes serem de pessoas da família dos fundadores do estabelecimento: ele, macauense, ela cambojana. Entre as opções, todas preparadas artesanalmente, há peixe, camarão, frango e carnes suína e bovina, além de receitas vegetarianas. As iguarias variam desde pasteizinhos a pratos preparados no valor ou grelhados, tudo com um toque de especiarias e molhos especiais, preparado primorosamente e de acordo com a tradição de origem dos pratos. Além disso, há bebidas da casa, também típicas e artesanais, com ou sem álcool. Uma experiência gastronômica a ser lembrada. Não é à toa que “Fat Siu Lau” significa “Buda feliz”.

PUBLICIDADE

Av. Eugênio de Nascimento 338, Aeroporto
3211-1152

Siriema Gastronomia

(Foto: Divulgação)

Há que se ficar de olho na programação do Siriema, já que o espaço não tem funcionamento fixo: ou abre para eventos fechados ou para seus próprios eventos temáticos e especiais, anunciados previamente nas redes sociais. A noite chinesa é para se marcar no calendário, com um delicioso lamén (no nome Chinês) ou ramén (como é chamado no Japão), prato de origem japonesa feito com macarrão chinês (você não leu errado), missô (pasta de soja tradicionalíssima na gastronomia oriental), carne de porco, ovo cozido, picles de rabanete, algas e brotos. A casa também criou sua própria versão dos baos e guiozas, com recheios criativos como de barriga de porco com picles de rabanete. Mix de tradicional com vanguarda, a um preço que a gente pode pagar e num ambiente, como a comida, delicioso. Vale a pena se ligar nas datas para não perder.

PUBLICIDADE

Rua Professor Aquino 2/loja – 35 – Dom Bosco
99976-0662
@siriema_gastronomia

Exit mobile version