Grandes feriados costumam carregar a tradição de reunir pessoas queridas à mesa, em família, entre amigos ou ambos. Uma comidinha feita em casa com amor e em clima de festa é sempre uma delícia, mas poder ter o conforto de se deleitar em um restaurante sem ter alguém para se preocupar com os preparos e os pós (sério, quem gosta de lavar louça?) também é um programão, e não deixa a desejar em sabor e afetos gastronômicos. Se você está nessa e procura onde comer quando o coelhinho da Páscoa chegar, separamos nove estabelecimentos que funcionarão normalmente durante o feriado. Confira:
Assunta
Boa pedida para grupos heterogêneos, já que o cardápio, além de planejado e executado com esmero, é superdemocrático. O amplo e lindíssimo salão é outro atrativo para grandes grupos. O cardápio tem massas, carnes nobres, peixes e frutos do mar, entradas, saladas, aperitivos, aves, risotos e, para quem tem crianças, pratos elaborados especialmente para elas. Para quem segue a tradição da data, há duas opções de bacalhau: com natas (servido com batatas e gratinado com creme de leite e grana padano) e à espanhola (postas cozidas ao molho de tomate com páprica, batatas, ovo, cebola e pimentões).
Ladeira Alexandre Leonel 201/ loja 301(Spazio Design), São Mateus
3236-5471
Brasador
Como é de se esperar de uma Steakhouse, o carro-chefe do Brasador é sua variada seleção de carnes nobres, em variados cortes nobres, desde os mais conhecidos como picanha e maminha até opções mais sofisticadas, como o T-Bone Varvary (corte mais apreciado pelos italianos, a bisteca fiorentina, que inclui mignon e contrafilé no mesmo corte, transbordando sabor e maciez). Como o cardápio de entradas é variadíssimo e as porções são fartas, é uma boa pedida ir protelando o almoço e ir beliscando e bebericando um drinque, chope ou qualquer coisa refrescante. Também há opções de massas, frutos do mar e hambúrgueres.
Rua Machado Sobrinho 146, Alto dos Passos
3213-6230
Churrasqueira
Tradicional na cidade, a Churrasqueira abrirá normalmente as duas casas de Juiz de Fora. Além do cardápio de excelência em carnes nobres na brasa, filés e opções como pernil de cordeiro, o cardápio tem ainda aves, massas de grano duro, espetos, porções, entradas e peixes. Tem salmão, tilápia e, para quem aproveita a data para degustar, bacalhau em duas versões: à Gomes de Sá e na brasa, este servido com batata, cebola, brócolis, azeitonas, ovo cozido e arroz branco. A casa tem o próprio chope, Antuérpia, em diversas variedades, e recentemente ampliou seu menu de drinques.
Rua Padre Café 73, São Mateus
3232- 2113
Rua Dom Viçoso 111, Alto Dos Passos
3218 – 0707
Clube do Filet
Para uma casa de carnes de alta qualidade, o Clube do Filet tem um cardápio de peixes e frutos do mar que surpreende e em nada perde para casas especializadas. O bacalhau à moda é servido com legumes grelhados. Além dele, a casa também tem um tentador polvo à Lagareiro, salmão de coentrada e três tipos de trutas: com alcaparras, amêndoas e uvas verdes. Os filés são preparados impecavelmente e servidos em uma variedade impressionante: ao alho e óleo, ao champignon, champignon de Paris, fungui, au poivre, na mostarda e, entre outras diversas opções, uma autoral, que se destaca, o Filet The Place (combinação admirável de molho madeira, bacon, passas e amêndoas). Também tem rosbife, picadinho e estrogonofe, aves, risotos e massas.
Alameda Engenheiro Gentil Forn 1700, Morro do Imperador
3241-2030
Das Haus Comedoria
Um ambiente delicioso para um almoção de domingo, ainda mais um festivo como o de Páscoa: espaço aberto, amplo, charmoso e em contato com a natureza. A especialidade é a culinária alemã, desde entradinhas e beliscos como salsichões e o tradicional currywurst (salsicha de porco cortada e temperada com ketchup ao curry, servida com fritas), até clássicos como o joelho de porco e o impronunciável, mas delicioso, Schweinerippchen (costelinha de porco defumada, cozida e refogada com cebola, alho e páprica, servida com salada de batatas, chucrute ou picles e fatias de pão alemão.) Outro detalhe interessante é que o estabelecimento é adepto do “slow food”, movimento que visa a uma maior apreciação da comida e valoriza o produto, o produtor e o meio ambiente.
Rua das Rosas 330, Novo Horizonte
3234-9171
Le Portuga
Se Páscoa e bacalhau andam de mãos dadas para você, o Le Portuga é seu destino no domingo que encerra a Semana Santa. No cardápio, desde bolinho de bacalhau até a versão à Lagareiro. A casa abusa da criatividade ao trabalhar com o pescado, misturando uma pegada tradicional com ares contemporâneos, das entradas aos principais. Uma das criações da chef Patrícia Nery é o pastel aberto de bacalhau, preparado no forno com queijo gratinado, especiarias e combinações clássicas do peixe, como as azeitonas, servidos dentro da massa crocante e sequinha. Inesquecível.
Rua Maceió 429, Parque Jardim da Serra
98852-0585
São Bartolomeu
Espacialmente no espírito de ressurreição, o Bartô reavivou o amado “Almoço Santo Almoço”, que havia tido sua memorável temporada encerrada. O retorno (ainda que temporário) é em grande estilo, com entrada, principal e sobremesa. Para começar, tomando algum dos chopes da casa, vai ter opção de ceviche e fish & chips (peixe empanado com batatas rústicas temperadas com alecrim e páprica defumada). Os principais serão moqueca baiana (que leva leite de coco e dendê), salada da casa, porconoff (cubos de carne suína e cogumelos servidos em molho à base de creme de leite, acompanhados de arroz e cebola palha), e dois risotos: de limão siciliano com salmão grelhado e de mix de cogumelos.
Rua São Mateus 41, São Mateus
3025-5867
Sapore di Calabria
Nada como uma cantina italiana para nos transportar para um clima festivo e familiar. Tradicionalíssimo em Juiz de Fora, o Sapore di Calabria, anexo à Casa D’Itália, é sempre uma ótima dica para grupos grandes, pelo cardápio variado e democrático de massas. Há versões clássicas como bolonhesa, carbonara e putanesca e delícias da casa, como a Fantasia da Cátia (creme de leite, gorgonzola, aipo, amêndoas) e o Pennette da Flávia (gorgonzola, creme de leite, abobrinha, aipo, alho-poró). Os pratos com camarão e frutos do mar são um deleite à parte, só para citar alguns: linguine con i Gamberi e Zenzero (meu favorito, com camarão, gengibre, tomate, alho, salsinha), Capriccio di Humberto (Bavette com camarão picante), Mari e Monti (cogumelos e camarão), Fettuccine com bacalhau (bacalhau, cebola, pimentão, tomate) e Fettucine da Natália (tomate seco,rúcula, palmito, abobrinha e linguado). A casa possui também nhoques, risotos e lasanhas. Cuidado para não exagerar nos irresistíveis antepastos de berinjela, sob o risco de não sobrar “espaço” para o almoço.
Avenida Barão do Rio Branco 2585, Centro
3215-1198
Vieiras
Em dias comuns, o cardápio do Vieiras já é uma festa para o paladar, com pratos sem frescura, porém elegantérrimos e saborosos, como seu indecente arroz de polvo, shoulder de angus com risoto de aspargos e o robalo com aspargos, purê de batata doce com gengibre e paçoca de siri. Como se não bastasse, a casa produz as próprias focaccias, que são uma delícia como entrada, e também é imperdoável não provar o croquete de moqueca. Como se ainda não bastasse, na Páscoa haverá o bacalhau Vieiras, com cebola, alho assado, pimentões, tomatinho confit e batata; e uma paleta de cordeiro que serve até cinco pessoas, servida com mini maçãs e molho de Malbec.
Ladeira Alexandre Leonel 791, São Mateus
3031-2030