No frio ou no calor, a pipoca faz sucesso. Pode ser assistindo a um filme, uma série ou documentário. Para inovar no preparo da tradicional, existe uma variedade de receitas doces e salgadas para gourmetizar a tradicional pipoca.
Pipoca faz sucesso no frio ou no calor. Pode ser assistindo a um filme, uma série ou documentário. Para inovar no preparo da tradicional, existe uma variedade de receitas doces e salgadas. Pensando nisso, a Tribuna de Minas convidou a pipoqueira Joaquina Pinho Domith, conhecida como Kininha, para dar dicas de diferentes sabores de pipoca para fazer em casa, sem mistério. A empresária está no ramo desde 2016 e administra a marca Pipoquina (@apipoquina), voltada para a preparação de pipoca gourmet. “No produto gourmet, usamos insumos de alta qualidade, para experiências gastronômicas. É só caprichar nos ingredientes e agradar todos da família”, conta.
Processo de caramelização
Comece pelo milho – opte por um milho “Premium” – o ideal é ter uma pipoqueira ou uma panela grande de fundo grosso, para expandir e caramelizar as pipocas (se não tiver uma pipoqueira grande, use metade da receita). Quem tiver panela elétrica em casa e quiser diminuir as calorias, basta estourá-las e fazer a calda a parte.
Ingredientes
1 xícara de açúcar cristal
1 xícara de milho Premium
1 xícara de água
½ xícara de óleo
Modo de preparo
Em uma panela grande coloque óleo, milho de pipoca, açúcar e a água e leve ao fogo médio, mexa até formar uma calda grossinha e o milho começar a estourar. Quando sentir que o intervalo dos estouros estão espaçados retire do fogo. A partir dessa caramelização você pode fazer pipocas de vários sabores e até mais elaborados.
Você pode usar o mesmo processo de caramelização para todas as receitas a seguir:
Pipoca de leite Ninho
Antes de iniciar a caramelização, já deixe preparado um recipiente com tampa, com 1/2 xícara de leite Ninho. Coloque as pipocas caramelizadas e agite, esse processo faz a separação das pipocas. Em seguida, polvilhe mais leite Ninho por cima.
Pipoca de chocolate branco (trufado)
Para fazer com cobertura de chocolate branco, derreta de 100 a 150 gramas no micro-ondas e coloque sobre as pipocas que já deverão estar com leite Ninho, no mesmo processo indicado acima. Polvilhe mais leite por toda a superfície.
Pipoca de Nutella
Antes de iniciar a caramelização, já deixe preparado um recipiente, com tampa, com um pouco de leite Ninho. Jogue a pipoca caramelizada e agite. Coloque 3 colheres de Nutella por cima e mexa novamente. Polvilhar com mais leite Ninho por cima.
Pipoca de morango
Antes de iniciar a caramelização, já deixe preparado um recipiente, com tampa, ½ xícara de leite Ninho e ½ xícara de Nesquik de morango. Derreta 100 a 150 gramas de chocolate branco no micro-ondas e jogue em cima da pipoca. Em seguida, coloque a pipoca na mistura de leite Ninho e Nesquik e agite. Está pronta a pipoca de morango!
Pipoca de amendoim
Desmanche cinco paçoquinhas em um recipiente com tampa e junte ½ xícara de leite Ninho. Reserve. Após a caramelização, despeje a pipoca ainda quente no recipiente e agite para a mistura grudar na pipoca.
Pipoca lemon pepper
Estoure 1 xícara de milho Premium numa pipoqueira elétrica sem óleo ou no fogão com ½ xícara de óleo (não use sal neste momento). Reserve. Esquente uma panela e, logo em seguida, desligue o fogo. Coloque 2 colheres de manteiga, 1 colher de azeite extra virgem e 1 colher de lemon pepper. Jogue essa mistura sobre a pipoca e leve ao micro-ondas por 1 minuto ou mais, depende da potência, para que a pipoca fiquem um pouco desidratada. Espere esfriar e aproveite!