Apesar de não ser um feriado ou uma celebração tipicamente brasileira, o Halloween parece ter colado aqui pelas nossas terras – até porque a gente adora um motivo para fazer um festejo. Juiz de Fora também entrou na dança. No roteiro, você confere cinco programas variados, de festas temáticas a eventos em tom de protesto, passando por comidinhas e bebidas em menção à data, que serão realizados até o dia 31 de outubro na cidade.
Cinema
Para quem se amarra naquele friozinho na barriga e até aqueles sustos típicos de quando a gente assiste filme de terror, a cidade está com a programação recheada de opções, de opções “light” a outras mais “hardcore”. Entre as primeiras, “Goosebumps 2 – Halloween assombrado” é uma aventura de classificação livre, em que os protagonistas encontram um livro incompleto guardado dentro de um baú, em uma casa abandonada, desencadeando uma série de eventos assustadores. Já na ficção “Venom”,Eddie Brock (Tom Hardy) é um jornalista que investiga o trabalho de um cientista suspeito de utilizar cobaias humanas em experimentos mortais. Por causa disso, ele entra em contato com um simbionte alienígena e acaba se tornando Venom, uma máquina de matar incontrolável. Talvez o mais aterrorizante da lista, e certamente o mais temático é “Halloween”, décimo primeiro filme da franquia, em que Jamie Lee Curtis volta ao papel de Laurie Strode, 40 anos após ter escapado do assassino mascarado Michael Myers, após o psicopata ter fugido de um hospício.
Goosebumps – Santa Cruz 2 (dub): 16h45.
“Venom” – UCI 2 (3D/dub): 15h15, 17h40. UCI 2 (3D/leg): 20h05, 22h30. Cinemais Alameda 4 (3D/dub): 16h, 19h, 21h20. Cinemais Jardim Norte 4 (3D/dub): 14h20 (todos os dias), 16h35 (sab, dom), 19h, 21h20 (todos os dias). Santa Cruz 2 (dub): 18h45, 21h.
“Halloween” – UCI 3 (dub): 15h30, 20h10. UCI 3 (leg): 17h50, 22h30. Cinemais Alameda 5 (dub): 15h30, 18h40, 21h. Cinemais Jardim Norte 2 (dub): 14h15, 16h30, 18h45, 21h. Cinemais Jardim Norte 6 (dub): 15h20, 21h30. Cinemais Jardim Norte 6 (leg): 19h15. Santa Cruz 1 (dub): 16h30, 19h, 21h15.
Hop Castle Bar
No charmoso Hop, o Halloween será comemorado com uma cerveja artesanal especialmente criada para a data, repetindo o sucesso de outros anos. Feita à base de abóbora, um dos símbolos do feriado dos Estados Unidos, ela é uma Pale Ale em que o ingrediente é acrescentado, conferindo o sabor e a coloração laranja intensa, característicos da abóbora. Um detalhe interessante é que a cerveja não leva condimentos, para não mascarar o aroma natural do ingrediente. O estilo é de origem estadunidense, e a abóbora é usada como adjunto para agregar açúcares na fermentação. O amargor é leve, e o teor alcoólico é moderado, por isso ela harmoniza com quase todo tipo de comida, de leves petiscos a refeições mais encorpadas, e você encontra várias destas opções na casa, que tem ótimo atendimento.
Rua Visconde de Mauá 387, Santa Helena
99127-4454
Privilège
Para quem curte balada eletrônica, o Privilège promete agitar a pista com Liu, parte do casting da agência Artist Factory, do DJ- estrela Alok, com um set que vai do bass music ao future house e o residente da casa, Sandro Valente. O espaço estará em clima temático das lendas – até o próprio club tem as suas próprias! – e personagens misteriosos do Halloween, e a sugestão de traje é preto com maquiagens que remetem à data.
Dia 26 de outubro (sexta)
Estrada Engenheiro Gentil Forn 1000, São Pedro
Abertura da casa às 23h
3257-5600
Regaliz
A Regaliz fica em uma casinha superfofa na Delfim Moreira, com espaço delícia para eventos com boa música, bons quitutes e bom astral. É assim que vai ser o Halloween da confeitaria e padaria artesanal. A música fica por conta das bandas Legrand e Missing J, que começam a tocar lá pelas 19h. Haverá uma carta de drinques especiais e temáticos, e no cardápio de comidinhas, tem vários sandubas: o clássico misto quente, criações da casa e um caprese, que também terá versão vegana. Para adoçar o paladar, tem torta de abóbora e floresta negra. Tudo fresquinho e artesanal. O couvert artístico é opcional, e quem for ousado e apostar na fantasia ganha um drinque flamejante.
Rua Delfim Moreira 126, Granbery
9165-6533
São Bartolomeu
Repetindo o sucesso de outras edições, o Bartô fará seu Halloween bem no dia 31. Além da decoração pensada e executada com esmero (e terror), a equipe da casa promete arrasar com a caracterização, com maquiagens impressionantes de Victor Fish. No cardápio, haverá pratos especiais com abóbora; uma cerveja artesanal preparada especialmente para a data, à base de doce de abóbora, hambúrgueres feitos com pão preto e um sanduíche surpresa, servido só durante a noite diferenciada. A casa também fará um concurso de fantasias, com premiações.
Dia 31 de outubro (quarta)
Rua São Mateus 41, São Mateus
A partir das 17h30
Tenetehara
Embora não seja de terror, a peça “Vivos-mortos” não deixa de ser um espetáculo que dá arrepios. A peça, que tem um tom político e crítico, também flertando com a ironia, retrata uma jovem fugindo de uma ameaça que transforma boa parte da população de um país em zumbis. Entretanto, os vivos-mortos não dominam o pedaço por conta de algum fenômeno químico ou biológico, tampouco de alguma presença maligna. “Bom, depende do que chamamos de presença maligna”, diz a sinopse. A dramaturgia foi elaborada por Sillas Magnun, que também assina a direção, e alunos da turma de teatro do Tenetehara, que compõem o elenco com artistas convidados. A entrada é franca.
Dias 26 e 27 de outubro, às 19h30
Avenida Presidente Costa e Silva 2.776
3031-9772