Entreter as crianças não é fácil, sobretudo nesse período de isolamento social, mas sempre podemos contar com a tecnologia para isso. No entanto, em se tratando da internet, é importante saber o que está sendo consumido. Por isso, a convite da Tribuna, a pedagoga e contadora de histórias Bianca Rodrigues (@leituraforadagaiola) indica canais no Youtube que podem atender a diversas faixas etárias e interesses.
Contação de histórias
O canal “Fafá Conta“, criado pela atriz Flávia Scherner, tem conteúdos voltados ao entretenimento e também à educação, desde contos clássicos aos de empoderamento, e inclusive abordando questões sérias de forma lúdica, como consciência negra, respeito às mulheres e até explicação sobre o coronavírus. Já o canal Cordel Animado, criado pela poeta e cordelista Mariane Bigio, faz contações de histórias autorais, com o apoio da irmã musicista Milla Bigio. Com interpretação das obras, essa é uma oportunidade para as crianças conhecerem a literatura do nordeste.
Ciência e história
O Manual do Mundo é voltado para aqueles que gostam de curiosidades sobre a ciência e curtem assistir e reproduzir experimentos, sempre descobrindo coisas novas. Outro canal que aborda ciência é o Nostalgia, mas seus conteúdos também são voltados para retrospectivas animadas, perfis de personalidades e conhecimentos sobre história. Já a Universidade das Crianças é um projeto de divulgação científica da UFMG, feito em 2016, para explicar diversos assuntos referentes ao corpo humano, animais, plantas, astronomia e outros através de animações.
Episódios
Para os pais que querem passar o bom da infância aos filhos, vale conferir esses canais. A clássica série Cocoricó, exibida na TV Cultura desde 1996, disponibiliza toda semana novos episódios do programa que conta o dia a dia de Júlio e seus amigos, com aventuras na cidade ou na fazenda. E a Turma da Mônica, famosa obra de Maurício de Souza, também exibe episódios de animação na internet com acessibilidade através de audiodescrição e libras.
Cinema
Para crianças que amam animações e super-heróis e querem saber as curiosidades por trás das produções, fica a dica de dois canais voltados para esse público. O Operação Cinema é comandado por Gabriel Dearo, que, além de dar dicas do que vale a pena ou não ser assistido, também compartilha teorias sobre os mistérios por trás das histórias mais famosas das telonas. Já o Imaginago, criado por Thiago Ferreira, é conhecido também por explorar as animações a fundo, inclusive as histórias secretas dos personagens, além de fazer entrevistas com dubladores.
Música
Desde 1994, o grupo Palavra Cantada traz conteúdos educativos para crianças através de arranjos originais, produzidos pelos músicos Sandra Peres e Paulo Tatit. No Youtube, as canções ganharam animações, mas também é possível conferir interpretações dos próprios criadores. Para crianças pequenas, o Mundo Bita é uma produção pernambucana que traz temas diversos com letras inteligentes e melodias ricas. Através de uma animação colorida e músicas autorais, os personagens ensinam sobre diversidade, corpo humano, animais e brincadeiras de um jeito que até adultos se encantam.