Moda Consciente: Conheça cinco brechós da cidade

Com sustentabilidade em alta, número de bazares cresce nas redes sociais 


Por Isabele Barbosa, estagiária sob supervisão do editor Wendell Guiducci

18/09/2020 às 07h00- Atualizada 18/09/2020 às 08h08

Durante o isolamento social, bazares e brechós conquistaram um espaço maior na preferência dos consumidores. Passando mais tempo em casa, muitos fizeram uma verdadeira limpeza em seus guarda-roupas e dispensaram peças acumuladas. Com a tendência em alta e um empurrão da crise econômica, há quem prefira gastar menos ao adquirir uma peça de roupa. Confira a seguir alguns brechós, on-line e físicos, em Juiz de Fora para você aproveitar.

Ex Closet 11

Peças garimpadas e autorais do Ex Closet 11 (Foto: Acervo Pessoal)

Criado há um ano e meio pela empresária Ana Carolina Silva, o Ex Closet 11 é um brechó que, além de peças garimpadas, oferece também roupas autorais, feitas com muito estilo para todos os tipos de clientes. Durante a quarentena, a empresária percebeu o aumento no número de pedidos e mesclou as opções de roupas. Com a ajuda da sogra, que é costureira, as peças autorais passaram a fazer parte da arara on-line do brechó. Para realizar a compra, basta acessar o perfil no Instagram e entrar em contato através dos comentários. Portanto, para conseguir uma peça bacana, é necessário ficar atento aos stories e também nas publicações. O pagamento pode ser feito através de transferência bancária, boleto ou cartão de crédito.

PUBLICIDADE

Instagram: @excloset11

Toffoliando

Roupas vintages são o carro chefe do Toffoliando (Foto: Reprodução/Instagram)

O brechó Toffoliando garimpa roupas de instituições, de igrejas ou de pessoas que vendem artigos vintages. Há três anos no mercado, o brechó atrai olhares de pessoas que gostam de um estilo mais retrô. Com peças diferentes e autênticas, a loja oferece roupas em bom estado e ainda fornece peças exclusivas. Para garantir uma roupa no brechó, que é on-line, basta comentar na publicação que deseja, e a empresária Camila Toffoli, que administra o negócio, entrará em contato para realizar a venda. O envio é feito para todo o Brasil, com frete por conta do comprador e, em Juiz de Fora, a roupa é entregue em mãos. O pagamento é feito através de cartão, transferência bancária ou em espécie.

Instagram: @toffoliando

Telefone: (32) 99124-4204

Lujinha 405 / Lujinha Baby

A Lujinha promove várias araras de desapego com influenciadoras da cidade (Foto: Reprodução/Instagram)

A Lujinha é administrada pela empresária Luisa Barbeta e funciona através de consignação. As pessoas que se interessarem em colocar peças na loja entram em contato, é realizada uma pré-seleção das roupas e as melhores são selecionadas para fazerem parte da arara da loja. O brechó serve como uma alternativa para quem gosta de consumir, de forma mais sustentável, comprando peças de segunda mão. O processo da Lujinha Baby é o mesmo, e funciona com roupas garimpadas para crianças de 0 a 2 anos. O pagamento pode ser feito através de dinheiro, cartão ou transferência bancária. Com a pandemia, a Lujinha realiza as vendas através da DM do Instagram e pode ser enviada através de motoboy. No Instagram da loja, há uma tabela com os preços do delivery para cada bairro.

Instagram: @lujinha405 / @lujinha.baby

Endereço: Avenida Rio Branco, 2053 – salas 803 e 804 

Apoema

Brechó Apoema é itinerante (Foto: Reprodução/Instagram)

O Apoema funciona há dois anos, de forma itinerante. Fundado pelas empresárias Fernanda Correia e Maíza Costa, o brechó atrai adeptos do consumo consciente. Através de parcerias com outras marcas, o Apoema sempre disponibiliza espaço para diferentes produtores. Com uma curadoria, o brechó funciona de forma autêntica, com roupas “ressignificadas” para os clientes. Na arara, há peças contemporâneas e vintages, para conquistar variados públicos. O brechó tem a ideia de ser acolhedor para quem busca peças diferentes om preço justo. Durante a pandemia, as vendas podem ser feitas através da loja física e também pelo Instagram.

Instagram: @apoema_brecho

Telefone: (32) 98899-9452

O conteúdo continua após o anúncio

Endereço: Rua Santo Antônio, 443 – Centro 

Brechó das Etiquetas

Peças no BE são garimpadas de forma rigorosa (Foto: Reprodução/Instagram)

Desde 2018 no mercado, o Brechó das Etiquetas, conhecido como BE, trabalha com as vendas on-line e também no espaço físico. Organizado pela empresária Ariele Dutra Ferreira, realiza uma seleção rigorosa, que preza pela qualidade dos produtos e se destaca pela disponibilização de peças originais e em perfeito estado. Além de oferecer muitas facilidades para as clientes conscientes, o ambiente on-line proporciona uma experiência diferente dos moldes comuns de brechós. As roupas são exclusivas e garimpadas com critério.

Instagram: @brechodasetiquetas

Site: brechodasetiquetas.com.br

Endereço: Rua Espírito Santo, 1115/1412 – Centro

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.