Site icon Tribuna de Minas

Cinco lugares para caminhar ou correr em Juiz de Fora

Conheça cinco lugares para caminhar ou correr em Juiz de Fora
PUBLICIDADE

Fazer atividades físicas é muito importante para manter a saúde em dia, principalmente no momento atual.  Para quem gosta de se exercitar, a caminhada ou a corrida é uma ótima opção para os iniciantes. Além de conhecer lugares novos na cidade, os corredores podem se deliciar com as paisagens em meio a natureza. Por isso, a Tribuna convidou o corredor Luiz Henrique Fernandes, membro e fundador do grupo Studio para nos mostrar quais os melhores lugares para caminhar ou correr em Juiz de Fora. Confira a seguir:

UFJF

UFJF é muito procurada pelos amantes de caminha e corrida (Foto: Leonardo Costa)

Lugar favorito de muitos corredores, a Universidade Federal de Juiz de Fora possui um percurso de 2.140 metros com poucos aclives e declives, pontos de sombra e marcações de distância durante todo o trajeto. Além disso, o local oferece pista de qualidade e uma linda paisagem. Sem contar que é um ótimo lugar para passear com os pets. Bônus para a estrutura com ciclovia, bebedouros, banheiros, lanchonetes, sinalização, estacionamento e iluminação.

PUBLICIDADE

Correr em Juiz de Fora na Avenida Brasil

Avenida Brasil tem um percurso muito longo (Foto: Leonardo Costa)

O percurso fica às margens do Rio Paraibuna, é plano e extenso, atendendo a moradores de vários pontos da cidade. Tem uma distância de 12 km, com marcações de 500 em 500 metros, e é mais uma opção para quem gosta de realizar caminhadas em lugares variados. Porém é importante ficar atento, pois há algumas deformações na via, como buracos e mato sem capina. Além disso, não há sombra nem banheiros ao longo do percurso. Indicado tanto para iniciantes quanto para corredores já acostumados a maiores distâncias.

Parque da Lajinha

Percurso curto em terreno plano (Foto: Fernando Priamo)

Em meio à natureza, o Parque da Lajinha possui uma vista privilegiada. O percurso de terra batida ao redor do lago é curto (cerca de 1 km), plano e levemente irregular. Ou seja, um ótimo lugar para caminhar ou correr em Juiz de Fora. Mas fique atento, pois após a adoção de algumas regras em virtude da pandemia de coronavírus, as visitas ao parque devem ser feitas em horários restritos. Atualmente entre terça-feira e domingo, de 8h ao meio-dia. O acesso é controlado na portaria e é obrigatório o uso de máscara. Os bebedouros estão liberados, mas, apenas com a utilização de garrafas ou copos próprios.

PUBLICIDADE

Via São Pedro (BR 440)

Ótimo local para caminhadas mais longas (Foto: Fernando Priamo)

Percurso com alguns trechos fechados para o acesso de veículos e com ótima extensão para caminhadas mais longas com vista para a Represa de São Pedro. Cada volta completa no circuito da via totaliza cerca de 3,3 km e os treinos podem ser feitos com distâncias variadas, de acordo com cada corredor, seu condicionamento e objetivo. Entretanto, não tem muitas áreas de sombra, e o principal ponto de hidratação é a Água de Coco da Preta, onde também há banheiro.

Trilha da Aroeira para caminhar ou correr em Juiz de Fora

Trilha da Aroeira é uma opção para quem gosta de um desafio a mais (Foto: Luiz Henrique Fernandes)

Localizada próxima ao Graal Juiz de Fora, às margens da BR-040, é uma opção para quem busca terrenos diversos em meio à natureza, com subidas, descidas, cascalho, terra batida. Para acessar a trilha existem dois caminhos, ambos no Bairro Novo Horizonte: um que começa na Rua das Árvores, quase esquina com a Rua das Samambaias, uma outra entrada pela Rua Prefeito Luiz Pena. A partir do estacionamento do Graal, é possível começar em terreno plano ou já com uma subida pra jogar a frequência cardíaca lá em cima. Em seguida, são várias opções de trilhas em meio à mata, com aclives e declives. Há riachos pelo caminho, além dos muitos trechos de “single track” (trilhas mais estreitas). A distância varia entre 8km e 30km. É uma boa opção pra quem gosta de desafio!

PUBLICIDADE
Exit mobile version