Site icon Tribuna de Minas

Quatro pratos típicos dos países que disputam as quartas de final

PUBLICIDADE

Seguimos em ritmo de Copa. De olho nos próximos jogos das quartas de final, que ocorrem nesta sexta (6) e sábado (7), fizemos uma brincadeira e escolhemos um país de cada embate, pesquisamos sua gastronomia típica e indicamos, aqui em Juiz de Fora, onde encontrar as iguarias ou adaptações dela.

Uruguai – Churrasco de Parrilla

Foto: divulgação)

Na disputa entre Uruguai e França (sexta, às 11h), a ficamos na torcida de nossos hermanos latino-americanos. Um dos pratos típicos do Uruguai é o churrasco de parrilla, que é um sistema de grelhas móveis usado no preparo de carnes e acompanhamentos como pimentões, tomates, cenoura, entre outros. Em Juiz de Fora, o Bullcana’s Grill & Beer prepara diversos cortes aos moldes de nossos vizinhos, já que a técnica também é tradicional na Argentina, pero esta – para a alegria de muitos brasileiros – já deixou a Copa.

PUBLICIDADE

Nossa sugestão é o baby beef da casa, mas há opções como picanha, costela suína, chorizo e muitas outras, além de hambúrgueres também preparados na grelha. Vale ficar de olho no Facebook do estabelecimento (facebook.com/BullcanasGrillBeer), pois o double de chope artesanal costuma rolar toda semana.

Bullcana’s Grill & Beer
Rua Dom Viçoso 81, Alto dos Passos
99925-5598

PUBLICIDADE

Brasil – Feijoada

(Foto: Divulgação)

Nem precisa dizer que no jogo das 15h de sexta (6), estaremos brasileiríssimos secando a Bélgica. Representando nossa seleção e mandando boas vibrações, a dica é uma das queridinhas da gastronomia nacional, a feijoada. Nossa indicação é a feijuca do Birosca, que além de ser no esquema de comer à vontade por preço fixo (R$ 21,90), é self-service e fica no clima bacana da Praça Ministrinho, ideal para passar o dia. A versão light tem apenas linguiça e carne-seca, e a tradicional tem “tudo que tem direito”. A casa também tem opções de drinques, petiscos e cervejinhas sempre geladas, bem como a brasilidade gosta. Rola todo sábado, do meio-dia às 16h.

Birosca
Rua Professora Dalva Gama Menezes 23, Jardim Gloria (Praça Ministrinho)
Telefone: (32) 3026-3720

PUBLICIDADE

Inglaterra – Fish and chips

Na jogo Suécia x Inglaterra, ficamos com os ingleses por motivos gastronômicos. Uma das iguarias mais tradicionais do país que nos deu os Beatles, Amy Winehouse, Harry Potter e tantas outras referências da cultura pop é o “fish and chips”, peixe frito e empanado com batatas fritas.

PUBLICIDADE

Na Choupana, especializada em peixes, é possível encontrar versões abrasileiradas que incluem tanto o peixe quanto as batatas em porçõezinhas de tira-gosto ou em pratos, estes servidos com pirão, vinagrete, com ou sem queijo tipo Catupiry, e diversas outras opções, sem falar nas variações do pescado. Para quem não puder ir ao restaurante, fica uma dica esperta: o delivery é rápido, tem ótimo custo-benefício, e o rango chega fresquinho e superbem embalado.

Choupana
Rua Barão de Ibertioga 110, Mariano Procópio
3031-3009

Rússia – Estrogonofe

(Foto: Divulgação)

O estrogonofe está tão incorporado ao paladar do brasileiro que alguns se surpreendem ao saber que o prato é de origem russa. Para homenagear os anfitriões da Copa, escolhemos a Rússia no duelo com a Croácia, que ocorre no sábado (7) às 15h. No livro francês L’Encyclopedie de la Cuisine” consta que o “strogonoff” (adaptação francesa do nome ou “stroganov”) é um clássico da cozinha russa. O nome tem duas possíveis origens. Uma delas é a de que o prato leva o nome de uma rica família de comerciantes russos, os Stroganov, que tinham um cozinheiro francês, responsável pela criação do prato.

Outra defende que a nomenclatura deriva do verbo russo “strogat”, que significa cortar em pedaços (no caso, a carne). Seja qual for a vertente correta, a receita russa original é feita com carne bovina e não tem invenções como as nossas, de acrescentar ketchup, mas tem ingredientes como sour cream e endro. Em Juiz de Fora, a Sublime Espaço Gourmet não faz o preparo típico da Rússia, mas tem um estrogonofe de mignon bem como gostamos: servido com arroz (indispensável) e batata palha da casa.

Sublime Espaço Gourmet
Rua São Mateus 408, São Mateus
3026-3222

Exit mobile version