Site icon Tribuna de Minas

Três bebidas quentes à base de café para fazer em casa

Foto: Fernando Priamo

PUBLICIDADE
Marco Campos Salles é barista e sommelier (Foto: Fernando Priamo)

No inverno, uma bebida quente sempre cai bem e, se for à base de café, melhor ainda, não é? Muita gente está acostumada a comprar cápsulas ou pó aqui e ali, mas você já teve a experiência de moer seu café em casa? Marco Campos Salles começou a se especializar em cafés em 2004, depois de ter se formado sommelier. Um de seus objetivos é a conscientização sobre a qualidade dos grãos e as possibilidades de consumo personalizado.

“Hoje temos uma vasta opção de tipos de cafés, a maioria mineira, que corresponde a quase 60% da produção brasileira, com grão arábica. A cada ano, a qualidade do café vem melhorando. Antigamente, os grãos iam para as cooperativas para exportação. Hoje, uma parte da qualidade boa do café fica para a venda interna”, explica.

PUBLICIDADE

Segundo o barista, com o passar dos anos, diversos métodos de preparo do café foram criados, sendo possível produzir diferentes bebidas a partir dos mesmos grãos. Desta forma, a antiga característica de sazonalidade do café, que o levava a ser mais consumido em dias frios, deixou de ter tanto significado a partir do momento em que a bebida ganhou novas formas de consumo.

“O brasileiro não sabia valorizar essa bebida no verão e no outono, mas hoje se toma café gelado também, com métodos diferentes. A bebida se torna um alimento ao ser preparada de forma correta e usando insumos de qualidade: o café moído. Hoje fomentamos que as pessoas moam o café em casa, com moedor, mixer, liquidificador ou processador, como um amendoim. A espessura de moagem depende do método, desde a espessura de sal, passando pelo açúcar demerara, até canjiquinha. E hoje já existem cafés especiais que não precisam acrescentar açúcar, pois o próprio fruto já é doce”, destaca.

PUBLICIDADE

Segundo o especialista, se bem preparado, o café pode trazer muitos benefícios, sobretudo o artesanal, moído na hora. “As substâncias que tornam o café saudável vêm sendo descobertas em pesquisas nos últimos anos: cafeína, ácido clorogênico, aminoácidos, açúcares, lipídios e outros diversos. O café, preparado de forma correta, melhora até o desempenho na área esportiva. Mas ao comprar o café moído, ele já perdeu alguns valores nutricionais”, ressalta o barista, que aconselha consumo máximo de quatro xícaras de café por dia.

Confira a seguir três receitas à base de café – quente – para fazer em casa:

PUBLICIDADE

Café Spazio

Foto: Fernando Priamo

150 ml de leite
60 ml de café
50 ml de licor de chocolate
Canela em pó

Modo de preparo
Numa taça de vinho branco, primeiro coloque o licor. Em seguida, bata o leite quente (em mixer ou
liquidificador) e despeje a parte líquida por cima do licor. Em seguida, coloque o café bem vagarosamente para
não misturar. Finalize com a espuma do leite por cima e polvilhe canela. Use um pau de canela para decorar.

PUBLICIDADE

Santo Café

Foto: Fernando Priamo

3 colheres de chocolate em pó
70 ml de leite
20 ml de leite condensado
60 ml de café

Modo de preparo
Em uma taça ou caneca transparente, primeiro coloque o chocolate em pó e misture com um pouco de água de modo que fique uma consistência firme; em seguida, coloque o leite condensado, depois o leite e, em seguida, o café, bem vagarosamente. Use a espuma do leite para decorar, polvilhando chocolate por cima. Obs: usar a mesma dica do Café Spazio para fazer a espuma do leite (mix ou liquidificador).

Beijinho mineiro

Foto: Fernando Priamo

60 ml de café
20 ml de leite condensado
70 ml de leite de coco
1 colher de sopa de coco ralado
1 colher de sopa de doce de leite

Modo de preparo
Em uma caneca transparente, lambuze a borda com o doce de leite. Em seguida, em um pires, deposite o coco ralado e encoste a borda da caneca no coco. O restante do coco, ponha no fundo da caneca. Coloque o leite condensado em seguida, vagarosamente. Despeje o leite de coco e, em seguida, o café, vagarosamente. Obs: aqueça o leite de coco.

Exit mobile version