Cada cultura lida com a morte e também com o medo de maneiras muito diferentes. O Halloween, ou Dia das Bruxas, é um feriado tradicionalíssimo nos Estados Unidos, em que as pessoas, crianças e adultos, se fantasiam e as casas são decoradas de maneira aterrorizante. Referências a bruxas, vampiros, fantasmas, zumbis e várias outras criaturas de terror aparecem nas fantasias e decorações, e é tradicional o hábito de as crianças pedirem doces nas casas de sua vizinhança, sob a “ameaça”, caso seu desejo por guloseimas não seja atendido. Já no México, ao contrário do que acontece no Brasil, em que o Dia dos Mortos, ou Finados, é celebrado com luto e homenagens sóbrias, há um grande festejo de cores, comidas típicas e caveiras decoradas, em celebração aos que se foram, que, segundo a tradição, teriam permissão para visitar parentes, amigos e pessoas queridas vivas. Atualmente tornou-se comum o Brasil fazer suas versões destes festejos típicos – o importante, sempre, é não desrespeitar as tradições. Confira cinco opções que rolam em Jufas neste fim de semana, com propostas variadas. Confira:
Halloween Kids
Grande protagonista das festas de Halloween originais com o hábito de “gostosuras ou travessuras”, a criançada de Juiz de Fora não vai ficar de fora das comemorações por estas bandas. O Salsa Parrilla organizou uma festa toda especial para elas, com uma sessão assombrada”, exibindo a animação infantil “Hotel Transylvania”, que narra a história de um hotel cinco estrelas onde vários monstros do mundo se refugiam dos seres humanos. Além disso, a casa preparou atividades com recreadores, como pintura artística e há “travessuras” surpresa planejadas. O convite é para que a meninada vá fantasiada, e os adultos que as acompanharem terão double de chope. Diversão para todo mundo.
Sexta-feira (1º de novembro), das 18h às 21h
Salsa Parrilla (Shopping Alameda)
Rua Morais e Castro 300, Alto dos Passos
Rktlloween
Sempre com um agito na manga, o Rocket Pub não perderia a oportunidade de fazer seu próprio Halloween. A casa já anunciou que estará com uma decoração para criatura do além nenhuma colocar defeito. Os primeiros 50 a chegarem fantasiados ganharão um drinque temático, e, durante a noite, bartenders caracterizados servirão shots alcoólicos sangrentos na boca da galera. Até as 23h, a entrada é gratuita, boa pedida para quem quiser aproveitar o esquenta no bar da casa. A festa também terá mesa de guloseimas, e a pista terá hits aterrorizantes do pop ao funk com os DJs Megan Campbell e Fábio Laroque.
Sexta-feira (1º de novembro), a partir das 23h
Rocket Pub
Avenida Presidente Itamar Franco 2340, São Mateus
Día de Los Muertos Tenetehara
Seguindo bem a tradição mexicana, o Tenetehara Instituto Cultural, em seu criterioso trabalho de resgate da cultura latinoamericana, retoma a origem indígena do festejo, que remonta às civilizações maia e asteca. No clima de celebrar a vida, a festa será bem ao estilo mexicano, com música, fantasias, apresentações teatrais, caveiras coloridíssimas, flores, altares, comidinhas variadas e muitas outras atrações. Respeitando o costume mexicano, que vê um componente de festividade e celebração na morte, a organização convida a participar da montagem do altar, uma obra coletiva lúdica e uma metáfora da própria vida, trazendo uma fotografia de alguém que se foi e que seja importante para você.
Sábado (2 de novembro), a partir das 18h
Tenetehara Instituto Cultural
Avenida Presidente Costa e Silva 2776, São Pedro
Fantasy Día de Los Muertos
Também celebrando o Día de Los Muertos mexicano, o Cultural convida a vestir preto ou, para os mais ousados, usar máscaras ou pintura facial inspirada na estética das caveiras mexicanas. Quem entrar neste clima concorrerá a vários prêmios durante a noite, que terá atrações variadíssimas, do pagode dos grupos Alquimia e Bombocado, além de sets de Júlia Torres, Viffon e Pandão na pista.
Sábado (2 de novembro) a partir das 23h
Cultural Bar
Av. Deusdedit Salgado 3.955, Salvaterra
Día de Los Muertos Muzik
A festa do Día de Los Muertos no Muzik já é esperadíssima, e neste ano chega à sua sétima edição. A pista mais amada e animada do Centro de Juiz de Fora estará toda decorada no clima do festejo, com muitas flores, cores e caveiras, e quem não quiser sair paramentado de casa pode se jogar no cantinho de maquiagem preparado especialmente para o evento. Para esquentar a pista, tem o melhor da música latinoamericana com os DJs Rafa Andrade + Dábyla e Vini e para quem – ¡Ay Caramba!- é da tequila, rola double de shot até 1h.
Sábado (2 de novembro), a partir das 22h (abertura da casa)
Café Muzik
Rua Espírito Santo 1.081 Centro