Site icon Tribuna de Minas

Churrasco para o Dia dos Pais: Dicas e técnicas de como preparar 

PUBLICIDADE
Marcos Churrascada trabalha desde 1989 com churrascos (Foto: Acervo Pessoal)

A paixão por um bom churrasco vem de quando Marcos ainda era estudante e acompanhava o pai nos fins de semana no ofício em uma churrascaria. Tomou gosto pela profissão e hoje Marcos Paulo de Oliveira, conhecido como Marcos Churrascada, é requisitado por muitos juiz-foranos em festas e celebrações. E para comemorar o Dia dos Pais em família, ninguém melhor que Churrascada para dar dicas aos filhos que toparem se aventurar na churrasqueira no próximo domingo, dia 9. 

Para a data, o profissional indica carne de qualidade. “As melhores carnes, hoje no mercado, para fazer um bom churrasco são as peças nobres de picanha, filé mignon, bife de chorizo, alcatra, baby beef, filé de costela e o miolo de alcatra”, destaca Marcos, desde 1989 no ramo e muito conhecido nas redes sociais por seus bordões. Os cortes ideais para preparo rápido na churrasqueira, por conta da maciez da carne, são: picanha grill ou maturada, fraldinha maturada, contra-filé grill porcionado frigon e alcatra completa grill frigon.

PUBLICIDADE

Na hora da compra, a dica  é ficar atento às tentações e aos preços, pois muitas vezes as embalagens podem esconder a verdadeira qualidade. Verifique a validade das peças, priorize as carnes compactadas e observe se a embalagem não está furada. Adquira também carvão de qualidade e só coloque a carne quando a brasa estiver bem vermelha. Investir em um bom produto ajuda a manter o fogo aceso por mais tempo. 

Cortes Especiais

Ao realizar o preparo de uma picanha, por exemplo, o mais indicado é o corte borboleta, que consiste em abrir a peça ao meio, deixando-a com a metade da espessura. O ideal é começar pela gordura e parar de cortar um pouco antes de dividir a carne em dois pedaços. De acordo com Marcos, assim você consegue um filé fino e largo, com duas tiras de gordura e isso deixa a carne muito mais fácil de grelhar. 

PUBLICIDADE

Para fugir do tradicional sal grosso e ousar no preparo, Marcos sugere temperos variados. Um truque usado por ele é um molho de alho e óleo batido no liquidificador. “Quando a carne estiver assada, é bom passar essa mistura e esperar dourar. Além de deixar a carne mais saborosa, no final ainda sente o gosto do alho”, justifica. Outra opção de tempero para a carne de porco é cebola, alho, noz-moscada e um pouco de Sazón: deixe marinar e a carne sai suculenta. 

O chimichurri, à base de ervas, também dá muito mais sabor às carnes vermelhas. É indicado passar na peça depois que ela estiver assada. “Nas casas de temperos, é possível achar o chimichurri pronto, tem as opções com ou sem pimenta. A gente faz em muita quantidade, porque sai bastante na hora do churrasco. A carne fica muito mais gostosa”, sugere Marcos Churrascada, que ensina sua receita desse acompanhamento.

PUBLICIDADE
Molho Chimichurri do Churrascada (Foto: Acervo Pessoal)

Molho Chimichurri 

Por Marcos Churrascada

Ingredientes

PUBLICIDADE

100g de chimichurri desidratado (com ou sem pimenta) pronto para uso

50ml de vinagre de maçã

500ml de azeite extra virgem 

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes, coloque em recipiente fechado e guarde na geladeira. Após 24 horas o tempero estará pronto para uso

Faça seu chimichurri

Ingredientes

Salsinha, alho, cebola, tomilho, orégano, pimenta vermelha moída, pimentão, louro, pimenta-do-reino, mostarda em pó, salsão, vinagre e azeite

Modo de preparo

Pique a salsinha, o alho a cebola, o tomilho, o pimentão e o salsão em pedaços bem pequenos. Misture todos os ingredientes em um recipiente e deixe na geladeira por um dia antes de consumir para concentrar o sabor. Pode ficar armazenado na geladeira por até uma semana.

Exit mobile version