Site icon Tribuna de Minas

Tradição familiar: Aprenda a receita do bolinho de carne do Bar Dias 

PUBLICIDADE
(Foto: Fernando Priamo)

Fundado por José Dias Nunes e Agostinho Dias Nunes, o Bar Dias, que fica no Bairro Eldorado, possui mais de 40 anos de história familiar. Neste período, o estabelecimento se firmou no mercado através do bom atendimento e pela tradição gastronômica. Conhecido pelos seus petiscos, o bar tem clientes que o acompanham há anos.

A matriarca da família, Ana Maria Alves, conhecida carinhosamente como dona Ana, é a responsável pela criação dos quitutes saborosos do bar. Suas receitas já ultrapassam gerações e viraram tradição entre os filhos. Com o falecimento do pai, José, os herdeiros passaram a cuidar do estabelecimento. Segundo o empresário Francisco de Paulo Alves Nunes, o diferencial do bar é o cardápio sempre variado. “Nosso atendimento é muito caseiro, temos funcionários que estão trabalhando conosco há 15 anos. Nossa estufa está sempre cheia, e isso atrai os clientes, que amam nossos quitutes”, conta. “Nesses 40 anos, o bar já passou por muitas reformas para melhor atender nossos parceiros, que se tornaram amigos. Aumentamos o espaço quatro vezes mais. Nosso empenho e dedicação mantém o local, temos muito amor pela nossa profissão. Eu e meus irmãos nascemos e crescemos dentro deste bar”, afirma Francisco.

PUBLICIDADE

Durante a quarentena, por conta do coronavírus, o estabelecimento precisou se reinventar para continuar em serviço. Através do delivery, opção escolhida por vários restaurantes e bares, o espaço conseguiu se manter, mas com algumas dificuldades. “Não foi um período fácil, praticamos o delivery, mas não foi suficiente para suprir as despesas. Mas, com muito esforço, conseguimos manter 90% da nossa equipe”, conta. “Através da abertura consciente, estamos voltando aos poucos, com muita segurança, tanto para nós quanto para os clientes.”

Participante assíduo do famoso Comida di Buteco, maior evento de gastronomia raiz do Brasil, o Bar Dias já vem acumulando prêmios por suas participações. A receita escolhida para os leitores da Tribuna, por unanimidade, foi o bolinho de carne, um dos petiscos mais pedidos da casa. “O pessoal gosta dessa receita, ela sai bastante. Além de ser saborosa, é muito prática de fazer”, conclui o empresário.

PUBLICIDADE
(Foto: Fernando Priamo)

Bolinho de carne moída

Por Ana Maria Alves Nunes

Ingredientes
1kg de carne moída
5 pães de sal dormidos
3 ovos
1/2 copo de leite
1/2 copo de água
Sal e alho a gosto

PUBLICIDADE

Modo de preparo
Primeiro triture os pães e os misture na água e no leite. Logo em seguida, coloque os ovos e deixe descansar por 1 hora. Após este período, coloque a carne moída, os temperos a seu gosto e misture bem. Agora é fazer os bolinhos e fritar no óleo morno – para não ficar frio por dentro. Depois é só servir!

Exit mobile version