Site icon Tribuna de Minas

Aprenda a fazer panqueca vegana

panqueca
PUBLICIDADE

É fazendo comida que Luiza Magella quer mostrar que o veganismo é acessível e, sobretudo, gostoso. E isso não reproduzindo o gosto de carne nos pratos, mas inventando, identificando novas misturas e novos sabores. O veganismo em que ela acredita é o que entende que a comida é um direito de todos. Sua panqueca verde com ricota de amendoim reúne ingredientes fáceis de encontrar, além de ter reprodução simples e rápida: ótima pedida para um almoço, por exemplo. E ainda rende uma ricota que pode ser utilizada em outros pratos, se guardada na geladeira, de maneira correta, por até dez dias.
Luiza, que cursou faculdade de nutrição já querendo ser cozinheira, hoje trabalha no Camélia Ódódó, restaurante vegano e vegetariano de Bela Gil, em São Paulo. Mas foi atendendo em clínica de nutrição, quando ainda morava em Juiz de Fora, que percebeu que suas profissões, juntas, poderiam render bons frutos e, principalmente, ser agentes transformadoras. “Decidi juntar os dois: trabalhar o lado social da nutrição, a militância através da comida, e assim buscar ser cozinheira.” Mudar de cidade já tinha como objetivo encontrar um lugar para trabalhar apenas com comida vegetal – isso em uma época em que Juiz de Fora ainda oferecia poucos estabelecimentos com esse foco.
Além de acreditar que o veganismo é um alicerce em diversas pautas, como nas que dizem respeito ao meio ambiente, Luiza ainda ressalta que a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta sobre o consumo excessivo de carne e o aparecimento de doenças. “Hoje em dia existe uma questão de saúde pública relacionada a doenças crônicas não transmissíveis e é cientificamente comprovado que uma dieta a base de vegetais pode ajudar no tratamento e prevenção de diversas doenças. Até nisso o veganismo auxilia”, diz. Pelo instagram @panela_veg, Luiza ensina outras receitas veganas e levanta questões sobre o tema.

PUBLICIDADE

Panqueca verde com ricota de amendoim

Por Luiza Magella

Ingredientes da massa
1 xícara de farinha de trigo
2 colheres de sopa de farinha de linhaça
1/2 maço de rúcula
1 xícara e 1/2 de água
2 colheres de sopa de óleo vegetal
Sal a gosto

PUBLICIDADE

Modo de preparo
Bata a água com a rúcula até ficar bem verde, em seguida bata o restante dos ingredientes até virar um “creme” uniforme. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio, unte com óleo e distribua a massa para que fique uniforme. Deixe 4 minutos de cada lado (ou até ficar bem firme e tostada para virá-la).

Ingredientes da ricota
1/2 xícara de amendoim torrado sem casca
1 copo e 1/2 americano de água filtrada
Azeite a gosto
Sal a gosto
Cebolinha ou salsinha a gosto (opcional)

PUBLICIDADE

Modo de preparo
Bata o amendoim com a água e a cebolinha, até triturar bem o amendoim. Coe a mistura em peneira bem fina ou pano. Tempere com sal e azeite.

Montagem da panqueca
Com a massa já pronta, faça uma fileira (2 colheres de sopa) de ricota em uma ponta, em seguida, dobre a massa até formar a panqueca. Leve em um tabuleiro, cubra com molho de tomate e deixe no forno pré-aquecido a 180 graus por 5 minutos.

PUBLICIDADE
Exit mobile version