Site icon Tribuna de Minas

Aprenda a fazer delicioso bolo de pote de brigadeiro

PUBLICIDADE
O segredo do bolo de pote é molhar bem o bolo com a calda (Foto: Divulgação)

Selma Veloso (@selmavelosooficial) conta que sua família toda sempre gostou de cozinhar – ela, os dois filhos e o marido, além de uma irmã, a mãe, e por aí vai. No começo, a produção era destinada à casa mesmo, nos almoços comuns de dia de semana e nas invenções dos dias de folga. Mas quando o filho mais velho, Arthur, começou a estudar jornalismo, em 2014, ele percebeu que era normal vender comida pela faculdade e contou à mãe. Assim surgiu a ideia de fazer pães de mel em casa e dar ao filho para comercializar. O produto começou a ficar conhecido e ganhou o nome de “pão de mel do calouro”, em referência a Arthur. Por fim, ele acabou saindo da faculdade e decidiu cursar gastronomia. Outra faculdade, outra invenção: com ajuda de uma prima, já em 2017, Selma decidiu desenvolver bolos de potes para ajudar a pagar o curso do filho. Hoje, quatro anos depois e muitas adaptações, com seu negócio desenvolvido, ela ensina aos leitores da Tribuna a receita de seu bolo de pote mais vendido: o de brigadeiro.

A sua casa é como uma fábrica, já que todo dia sai bolo fresco. O normal mesmo é ela ficar na cozinha até 1h30. “Quanto mais tempo eu tenho, mais eu trabalho”, brinca Selma. Mesmo fazendo a mesma coisa há anos, ela fala que não se cansa porque gosta mesmo. Ela se descobriu no trabalho de fazer bolos de pote. “Quando eu fico um dia sem fazer, já sinto muita falta. Cansa, sim, mas é só dormir e acordar que já estou pronta de novo.” Ela afirma ser muito detalhista e garante que todos os bolos ficam exatamente iguais. E isso é o que dá mais trabalho, mas como faz há tempos, já está treinada.

PUBLICIDADE

Técnica e padrão

Para manter tudo sob controle, Selma acabou desenvolvendo seu padrão de fabricação, e, com isso, deixa o bolo do jeito que gosta. Isso, inclusive, é motivo de discussão na cozinha com o filho, o cozinheiro, que já auxiliou a mãe no trabalho, mas que acabava saindo desse seu padrão pré-definido. Fora isso, Arthur foi ajudando, também, nas adaptações que sempre precisam ser feitas, com um olhar mais técnico. Mas, hoje, quem mais ajuda é seu marido, Ronaldo. “Ele vende, me ajuda a fazer brigadeiro e ainda lava as louças. Eu adoro fazer bolo, ele adora vender, porque sempre esteve nesse ramo. Por isso dá certo”, comenta.

“É engraçado porque meu filho e meu marido fazem a mesma receita que eu, seguem do mesmo jeito, mas não fica igual”, conta. Sobre seu bolo de pote de brigadeiro, Selma revela que o que dá o sabor especial é fazer com fatias mesmo, não com farelo, e deixá-las mais molhadas com a calda. Além disso, a dica é fazer a cobertura bem antes, para, quando for montar, ela estar fria. De acordo com ela, o bolo dura uma semana na geladeira e pode, sim, ser congelado. O experimento é feito constantemente em casa, com os seus filhos, que aprovam sempre.

PUBLICIDADE

Bolo de pote de brigadeiro

Brigadeiro
Ingredientes
1 caixa de leite condensado
1 caixa de creme de leite
30g de margarina
62g de chocolate em pó

Modo de fazer
Misture o leite condensado, o creme de leite e o chocolate em pó em uma panela. Coloque a margarina e, então, acenda o fogo. Misture sem parar por cerca de 6 minutos. O brigadeiro não fica nem duro, nem mole. Deixe esfriar.

PUBLICIDADE

Calda
Ingredientes
1 litro de água filtrada
Meia caixa de leite condensado
3 colheres de Nescau

Modo de fazer
Misture tudo e coloque em um recipiente que dê para molhar o bolo

PUBLICIDADE

Bolo
Ingredientes
3 ovos
215g de açúcar peneirada
125g de margarina
415g de farinha de trigo
350ml de leite morno
28g de fermento em pó peneirado
55g de chocolate em pó 100%

Modo de fazer
Pré-aqueça o forno em temperatura alta. Na batedeira, bata bem os ovos, o açúcar e a margarina. Adicione o leite aquecido e o chocolate em pó. Misture com a espátula e depois com a batedeira. Por último, junte o fermento, que deve ser misturado também com a espátula. Unte um tabuleiro de 40cmx28cm com manteiga e farinha de trigo e despeje a massa. Leve ao forno por cerca de 20 minutos. Confira com um palito ou garfo para ver se o bolo está no ponto.

Corte o bolo em pedaços do tamanho do pote que for usar. Corte cada pedaço ao meio, na horizontal. Primeiro, coloque uma colher de brigadeiro no fundo do pote. Depois, um pedaço do bolo. Para que ele fique molhado, passe a calda nele e coloque mais duas colheres de brigadeiro. Coloque a outra metade do bolo, que também deve ser molhada. Finalize com uma colher de brigadeiro e granulado, se quiser.

Leia também: Entre viagens e estudo, um novo risoto

Exit mobile version