Site icon Tribuna de Minas

Tartar de Atum: conheça um prato da cozinha mediterrânea

PUBLICIDADE
Marina Lopes é formada em arquitetura, mas trabalha há três anos como chef de cozinha (Foto: Isaac Freitas)

De arquiteta a chef de cozinha, essa é a trajetória de Marina Lopes, sócia-proprietária do restaurante Milos (no Instagram @milosrestaurante), que tem como foco a cozinha mediterrânea. No cardápio há uma variedade de opções, entre elas tartar de atum, tostada de polvo e lula em crosta de pistache. “Trabalho há três anos como personal chef, após ter feito um curso em São Francisco, na Califórnia. Desde que voltei, me aprofundei cada vez mais na gastronomia”, comenta Marina.

O plano de abrir um restaurante já existia e vinha ganhando forma. Nesse meio tempo, Marina e a sócia Aline Lopes foram surpreendidas pela pandemia de coronavírus que se espalhou por todo o mundo. Mesmo assim, tocaram o barco. “A quarentena foi um desafio, mas chegamos cheias de energia pra nos reinventar sempre, independente do momento. Tomando todos os cuidados possíveis e impossíveis, tentamos diariamente criar soluções para que as pessoas pudessem ter uma boa experiência”, ressalta.

PUBLICIDADE

O processo de elaboração do cardápio ocorreu ao longo da pandemia, e a inauguração na Rua Dom Viçoso foi em novembro. “Trouxemos pratos diferentes, criamos uma carta de drinks sem álcool e fizemos dos limões uma limonada”, afirma a proprietária. O cardápio busca sempre ingredientes locais, frescos e sazonais, e a carta de vinhos também é toda do Mediterrâneo ou de rótulos de Minas Gerais.

Parceria de sucesso

Aline Lopes e Marina Lopes são amigas e sócias (Foto: Acervo Pessoal)

A ideia de ser um estabelecimento com pratos da culinária mediterrânea surgiu da parceria entre Aline e Marina. “Minha especialidade já era nessa linha de frutos do mar. E Aline fez uma viagem para a Grécia e voltou com ideias de lá. Foi um casamento perfeito”, explica Marina. A união das duas vem de longa data. Há um ano e meio ambas criaram, juntamente com outra amiga, Laura Resende, um evento chamado Jantar Delas, que foi um sucesso e abriu os caminhos para as sócias.

PUBLICIDADE

Segundo Marina, Aline, que é dentista, também não estava se sentindo completa na sua profissão e veio dela a proposta para a abertura do Milos. “Costumo dizer que não queremos ser apenas um restaurante, mas sim um lugar onde as pessoas se sintam abraçadas e sintam a energia do lugar. Estamos criando um novo estilo de vida, uma nova rotina. Tem um mundo novo se abrindo, estamos muito felizes e empolgadas”, destaca Marina.

O espaço fica na rua Dom Viçoso 177, no Bairro Alto dos Passos. O restaurante aceita entrada apenas mediante reserva, para não correr o risco de nenhuma aglomeração. Durante a vigência da onda vermelha, trabalha somente com entregas. Para mais informações, basta acessar o site: milosrestaurante.com.br

PUBLICIDADE

Frescos e naturai

Vista como uma das mais saudáveis do mundo, a culinária mediterrânea tem como principal característica a utilização de produtos frescos e naturais. As receitas não contam com frituras, e a maioria dos alimentos é cozida. Alinhada ao objetivo do restaurante, a chef Marina escolheu a receita de tartar de atum para os leitores da Tribuna. “É uma opção saborosa e leve para o fim de semana”, conclui.

Prato é inspirado na culinária dos países do Mediterrâneo (Foto: Bruno Bomtempo)

Tartar de atum

Por Marina Lopes

PUBLICIDADE

Ingredientes

150g de atum
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Raspas de limão siciliano a gosto
1 pitada de pimenta de macaco ou pimenta do reino
1 pitada de lemmon pepper
1 pitada de gengibre ralado
2 colheres (chá) de picles de beterraba (opcional)

Modo de preparo

Pique o atum em cubos de aproximadamente 5 milímetros. Misture com todos os ingredientes delicadamente em um bowl. Sirva espalhado no centro de uma louça, decore com brotos ou ervas, três lascas de pepino enroladas e sirva.

Leia também: Farofa temperada com frutas para as festas de fim de ano 

Exit mobile version