Site icon Tribuna de Minas

Educação que se faz com tecnologia e muito afeto

PUBLICIDADE
<
>

Quem chega ao Colégio Vianna Jr. para matricular o filho, seja da Educação Infantil ao Ensino Médio, consegue entender muito bem porque a instituição de 78 anos é tão moderna. E o conceito de modernidade neste caso não tem relação apenas com uso de tecnologia – como a adoção do Google for Education – ou com salas de aula climatizadas, laboratórios de ponta, ambiente espaçoso e arrojado, internet, equipamentos multimídia. Tem a ver com afeto, com a acolhida aos pais e alunos. Tanto que logo na chegada ao imponente prédio da Avenida dos Andradas estão as salas da direção e dos coordenadores, de portas abertas, em um convite direto à proximidade com as famílias.

Em 2018, essa proposta de maior aproximação se intensificará com a extensão do Programa Líder em Mim aos pais de alunos. Fruto de uma sólida parceria com a Somos Educação, a iniciativa coloca no centro do processo educacional conceitos fundamentais na formação de um novo cidadão para o mundo, explica a diretora Simone Machado.

PUBLICIDADE

E trazer a família para partilhar deste propósito é a aposta do Vianna Jr. para solidificar os sete hábitos das pessoas altamente eficazes, baseados em competência socioemocionais que influenciam diretamente na produtividade, no desenvolvimento da empatia, no equilíbrio das emoções, na capacidade de cooperação e também na tomada de decisões com responsabilidade, observa a gestora acadêmica, Marcelle Tristão Larcher. Por oferecer do maternal à pós-graduação, o Vianna tem uma visão abrangente da formação dos alunos e do mercado de trabalho, por isso, seu foco está na educação integral, acrescenta

Da Educação Infantil ao 5º ano  – Bilinguismo na ordem do dia

PUBLICIDADE

Por meio de atividades que promovem o bem-estar, o desenvolvimento integral – físico, psíquico, emocional e social -, a Educação Infantil do Colégio Vianna Jr. leva a criança a construir seu próprio conhecimento, com o incentivo de aulas de música, artes, inglês, e com a realização de eventos em que os alunos atuam diretamente, inclusive na organização.“Trabalhamos com o que há de melhor nos vários métodos, como oFônico, Construtivismo e Montessori”, explica a coordenadora Carla Moutinho dos Santos Silva.

No Fundamental 1, os conteúdos são abordados de formainterdisciplinar, com uso de ferramentas do Google for Education, além de atividades culturais que trabalham a expressão, a autonomia e a autoestima. O conceito de bilinguismo ganhará incremento em 2018, a partir da experiência bem-sucedida em 2017 de ampliar a experiência com a língua inglesa concomitantemente com o estudo das habilidades e competências do Programa Líder em Mim. “A criança está aprendendo os sete hábitos tanto em Inglês quanto em português”, observa Carla.

PUBLICIDADE

Do 6º ao 8º ano – Para desenvolver habilidades

“Somos uma escola preocupada em conhecer o aluno, saber o que ele precisa, entender suas dificuldades”, explica a coordenadora do Ensino Fundamental 2 – do 6º ao 8º ano -, Carolina Dantas de Castro Mattos, ao destacar que o relacionamento com as famílias é indispensável ao processo educacional, sobretudo nesta fase de novidades e descobertas para os alunos.

PUBLICIDADE

“Iniciamos um projeto em 2017 muito interessante, trazendo os pais para participarem de diferentes oficinas relacionadas às disciplinas que os filhos aprendem em sala de aula, como artes, inglês e educação física. Vamos ampliar em 2018”, afirma Carolina, entusiasmada com os resultados.

A esses diferenciais na abordagem se somam ao atendimento psicopedagógico especializado, hora cívica, momento de oração universal, horários de estudo personalizados, participação no programa Câmara Mirim, olimpíadas de conhecimento e parceria com escola internacional, para aprimoramento da língua inglesa. Os alunos são estimulados a participar da escola de esportes que oferece xadrez, vôlei, futsal, dentre outros.

Do 9º ano ao Ensino Médio – Empreendedorismo, ENEM e PISM

Por conhecer a fundo as dinâmicas do mercado educacional e de trabalho, do maternal à pós-graduação com parceria da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Vianna Jr. introduz, a partir do 9º ano do Ensino Fundamental, a disciplina de empreendedorismo, para incentivar o protagonismo juvenil e o desenvolvimento pessoal e preparar melhor os alunos, mais à frente, para a gestão de suas carreiras.

Neste processo mais abrangente, o colégio também oferece material didático diferente com a adoção de recursos do Sistema Bernoulli, visando processos seletivos externos, como o ENEM e o PISM. “Eles têm uma linha mais focada nestes processos, tanto que dos cinco melhores colocados no último ENEM, três usam material do Bernoulli”, observa o coordenador Alisson Roberto Damian Silva.

“Começamos a usar este material em 2017 e pretendemos colher, em breve, os resultados desta mudança”. Com a opção ainda de utilizar diferentes mídias e ferramentas do Google for Education estimulados pelos professores, os alunos têm ainda aula específica de redação (desde o 6º ano), para que consigam expressar conhecimentos e sentimentos que abrem portas no presente e no futuro.

Exit mobile version