Site icon Tribuna de Minas

Farmacêuticos realizam procedimentos estéticos?

PUBLICIDADE

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que saúde não significa apenas a ausência de doença, mas sim um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Dessa forma, a estética tem o objetivo de promover a saúde por meio da beleza. Numa curva ascendente nos últimos anos, a estética tem despertado grande interesse dos farmacêuticos. E, diante deste cenário, o Conselho Federal de Farmácia, por meio da Resolução nº 573, reconheceu, em 2013, a área como mais uma para atuação dos farmacêuticos.

É comum as pessoas associarem a profissão de farmacêutico à imagem tradicional no balcão. No entanto, Mirna Meana Dias, coordenadora do curso de Farmácia do Unicsum, esclarece que a farmácia estética é voltada para promoção, proteção, manutenção e recuperação do indivíduo, e o profissional da área é capacitado a aplicar procedimentos, utilizando-se de diversos recursos, entre produtos, substâncias, técnicas e equipamentos. “São atribuições do farmacêutico esteta a responsabilidade técnica de estabelecimentos de atividades estéticas e a realização de procedimentos deste fim não-invasivos e não-cirúrgicos, como toxina botulínica, preenchimentos dérmicos, carboxiterapia, intradermoterapia/mesoterapia, agulhamento e microagulhamento, criolipólise, fio lifting autossustentação e laserterapia.”

PUBLICIDADE

Para estar habilitado a realizar tais procedimentos, o profissional precisa, obrigatoriamente, possuir título de pós-graduação em saúde estética em curso reconhecido pelo Ministério da Educação e ser registrado no Conselho Regional de Farmácia. Se unem à Resolução 573, as de nº 616 de 2015 e nº 645 de 2017 do Conselho Federal de Farmácia, que juntas regulamentam essa atuação. Dados da Sociedade Brasileira de Saúde Estética apontam que, dos cerca de 220 mil farmacêuticos, aproximadamente dois mil deles atuam na área estética.

“No curso de Farmácia do Unicsum, buscamos apresentar aos alunos, em eventos realizados pela instituição, como palestras, wokshops e jornadas acadêmicas, as diversas áreas de atuação, dentre elas a farmácia estética, de forma que possam encontrar realização pessoal e profissional dentro do vasto campo oferecido por essa ciência”, reforça Mirna.

PUBLICIDADE

Aumenta busca por procedimentos estéticos

Lara Soares Aleixo de Carvalho é farmacêutica esteta e professora do Unicsum

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, inclusive, estima aumento de 50% na busca por procedimentos minimamente invasivos pós-pandemia. Algumas pesquisas demonstram tendência de crescimento por tratamentos para gordura localizada, queda de cabelo, melhora da aparência da pele, como forma de amenizar os impactos físicos causados pelo isolamento, a exemplo da falta de atividade física, estresse e cansaço. “Durante a pandemia, muitas pessoas permaneceram por mais tempo em suas casas e, de certa forma, se descuidaram. Além desses cuidados diários, a população também faz uso de cosméticos e nutricosméticos, e nestes casos os farmacêuticos podem orientar o paciente quanto ao uso de cosméticos dentro das farmácias e drogarias”, acrescenta a professora e farmacêutica esteta Lara Soares Aleixo de Carvalho.

Assim, inovações no ramo têm surgido a todo momento, com produtos cada vez mais eficazes, seguros e tecnológicos, como é o caso da toxina botulínica. Embora muito usado para amenizar rugas e linhas de expressão, o botox vem sendo amplamente empregado em casos de pessoas que sofreram paralisia facial. “Nestes casos, os farmacêuticos utiliza a toxina para diminuir a contração dos músculos do lado não paralisado, obtendo não só a harmonização da face bem como a facilidade de articulação e melhora em outras atividades básicas, como ingestão de bebidas, fator que causa, além do constrangimento, efeitos psicológicos significativos. Seu uso pode devolver autoestima ao paciente”, destaca o também professor do Unicsum, Gustavo Torres.

PUBLICIDADE

“Tenho muito orgulho da faculdade onde me formei e de dizer que desde o início do curso fui incentivada por todos os professores a ir atrás dos meus objetivos. Desde o início da graduação, busquei cursos e aperfeiçoamentos em estética, inclusive o meu trabalho de conclusão de curso foi sobre as aplicações e uso da toxina botulínica. Atualmente, estou cursando Pós-graduação em Farmácia Estética e em Prescrição Farmacêutica Fitoterápica, e sou completamente apaixonada por essa área. Atendo em meu consultório em Além Paraíba/MG, minha cidade natal. Os procedimentos mais procurados pelos meus clientes/pacientes são: aplicações de botox, rejuvenescimento facial com peeling, microagulhamento e o acompanhamento nos processos de emagrecimento saudável, onde nós farmacêuticos somos totalmente capacitados a prescrever ativos fitoterápicos para auxiliar nesses tratamentos, bem como atuar fazendo aplicações de ativos farmacêuticos que contribuem para eliminação da gordura localizada. São os meus clientes que me incentivam a estudar e me especializar cada vez mais, para oferecer a cada um deles um tratamento individualizado e diferenciado!”

Tainah Medeiros Vitral Fernandes Frauches
Farmacêutica graduada pelo Unicsum

PUBLICIDADE

 

Leia também: Arquitetura voltada para a comunidade em JF

Unidade São Mateus
Av. Presidente Itamar Franco, 3.170
Tel.: (32) 2104-9090

Unidade Rio Branco
Av. Barão do Rio Branco, 2.872
Tel.: (32) 4009-7000

Instagram: @unicsum
Facebook: /unicsum
Site: unicsum.edu.br

Exit mobile version