Essa história começou em Guarapari, no Espírito Santo. Danielle Mercavance decidiu, após sair do Ensino Médio, que faria Direito. Sua mãe, Márcia, tinha acabado de operar a coluna e não queria ficar “sem fazer nada, na cama com dor”, como relata. Inspirada pela filha, ela resolveu que aquele seria o momento de realizar seu sonho de, também, estudar Direito. As duas, então, ingressaram, em 2016, na Doctum de Guarapari. Na metade do curso, elas se mudaram para a faculdade em Juiz de Fora.
Márcia conta que esse período não foi nada fácil. Ela teve que passar por outras cirurgias enquanto fazia o curso. Mas ter a filha ao lado fez toda diferença. Além dela, quem também foi essencial durante todo o período foram os professores e a coordenação da Doctum que, de acordo com ela, deram todo o suporte necessário para que tudo fosse mais fácil, além dos outros alunos que as receberam, na metade da graduação, em uma cidade nova. Inclusive, elas passaram pelo período de inserção e continuidade das aulas remotas, que ainda inspirou Márcia e sua família a abrirem uma empresa na área digital, graças às aulas on-line e às palestras que não cessaram.
Doctum: firme na transformação pela educação
Luciana Novaes, diretora das três unidades da Doctum em Juiz de Fora, e Laira Rachid, coordenadora do curso de Direito na instituição, celebram esse momento da colação de grau como a comprovação de que as alterações impostas pela pandemia, apesar de tudo, trouxeram bons resultados aos alunos. Para Luciana, “a Doctum continuou firme dentro da missão de transformar a vida dos estudantes pela educação. A pandemia não destruiu isso”. Laira completa que “a pandemia trouxe, sim, adversidades, mas estamos enfrentando e crescendo com elas”.
Esse processo de mudança começou três dias depois que a pandemia foi decretada. Laira lembra que, rapidamente, professores e a coordenação encontraram a solução: aulas on-line, mas ao vivo, “para manter o contato tão benéfico entre alunos e professores”. Para que isso fosse eficiente e desse certo, Luciana ressalta que todos os professores receberam, logo no início, treinamentos para garantir a qualidade das aulas e fazer com que elas conseguissem ter engajamento e serem dinâmicas mesmo a distância. Além disso, várias outras ações foram facilitadas, como eventos com profissionais renomados de todo o país por videoconferência, entre outros.
Atendimento à população carente: a Doctum não parou
O maior desafio foi adaptar as aulas práticas ao ensino remoto. Mesmo assim, a coordenadora do curso de Direito conta que, lá, isso foi possível. “A gente segue cumprindo, também, nosso papel social, atendendo on-line a população carente que precisa de orientação jurídica. O viés social da nossa instituição também não poderia parar”. A questão social, inclusive, está desde sempre presente na construção da Doctum. Exemplo disso, além dos trabalhos jurídicos gratuitos, é ser a pioneira com um campus na Zona Norte de Juiz de Fora, e isso, de acordo com Luciana, “reforça o propósito de contribuir para uma sociedade mais igualitária e justa, com pessoas com pensamento crítico apurado – não à toa disponibilizamos uma disciplina específica para isso. O que a gente quer para o futuro é passado aos nossos alunos, para que eles sejam agentes transformadores”.
E isso foi sentido tanto por Danielle quanto por Márcia, futuras advogadas. “A partir desta história, esperamos que as pessoas possam se sentir inspiradas e motivadas a fazer faculdade. Ela não só me tirou da cama, me distraiu das dores e me fez conhecer pessoas maravilhosas que espero levar para o resto da vida, como também me deu muito conhecimento e me abriu possibilidades para além do Direito. Hoje, podemos dizer que nosso sonho foi realizado”, finaliza a mãe.
Colação de Grau Virtual – Formandos 2021.1
Unidade Juiz de Fora
Campus Centro, Dom Orione e Zona Norte
23 de agosto, às 19h e às 21h, com transmissão pelo youtube.com/RedeDoctum
Formandos em Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharia Civil e Engenharia de Produção
Facebook: /RedeDoctum
Site: vest.doctum.edu.br/