Elas funcionam como um grande laboratório, acelerando o amadurecimento profissional e colocando os universitários diante de desafios reais. No Brasil, somam 1.200 entidades que envolvem mais de 11 mil jovens de universidades públicas e privadas, assegurando ao país aliderança mundial no segmento. Voltadas para atender as necessidades de negócios já estabelecidos, com oferta de serviços nas áreas de gestão, finanças, marketing, operações e processos, dentre outros, as empresas juniores (EJ) são excelente passaporte para encurtar as distâncias entre a teoria e a prática, inclusive no desenvolvimento de carreira.
Um bom exemplo disso é o estudante, Caio Henrique Tagliati Alves. Às vésperas de receber seu diploma como administrador de empresas, ele está com o coração apertado por ter que sair da Vianna Consultoria Júnior, onde ingressou como trainee e hoje ocupa o cargo mais alto, como diretor presidente. Em contrapartida, leva na bagagem a autoconfiança e o conhecimento necessários para começar com mais segurança sua incursão pelo mercado de trabalho. A empresa júnior do Instituto Vianna Júnior, inclusive, acaba de receber prêmio da Liga de Empresas Juniores de Juiz de Fora pelo seu alto crescimento em 2017, com recorde de faturamento. O aumentou foi de 31% em relação à meta de alto crescimento e de 57% na comparação com o desempenho de 2016, por meio da realização de nove projetos. Mais que isso. A empresa bateu todas as metas previstas em seu planejamento estratégico no aspecto comercial, como número de clientes, taxa de conversão e contratos fechados.
Diretora de Relações Públicas e sucessora de Caio na presidência, a partir de 2018, Laura Sirimarco de Oliveira, que trocou o curso de Direito pelo de Administração após ingressar na empresa júnior, explica que a superação das metas se deu em virtude de investimentos mais pesados em marketing e da implantação de estratégias mais assertivas. A equipe, formada hoje por 25 alunos, planeja, inclusive, incentivada pelo desempenho deste ano, um up grade para o próximo exercício.
“Estamos planejando um programa de expansão que envolve não apenas questões relacionadas a infraestrutura como também de pessoal”, observa o coordenador daVianna Consultoria Júnior, Bernardo Ramos Fortuna, grande incentivador do movimento. “A empresa júnior é a única oportunidade que o aluno tem, em um período curto de tempo, de almejar, por meio do desenvolvimento prático, cargos de liderança, como os de diretor e presidente”, acrescenta. “Nosso objetivo é levar o aluno a pensar fora da caixa a querer algo a mais, desenvolvendo soluções efetivas para os clientes”, pondera Bernardo.
Alunos do curso de administração são disputados pelo mercado
Considerada uma das maiores empresas do ramo de educação, com reconhecimento mundial, no que se refere ao conhecimento relativo ao universo das empresas, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) chancela o curso de administração das Faculdades Integradas Vianna Júnior. Com a retomada da parceria, a graduação passa a ser oferecida no Núcleo FGV/Vianna Júnior, na Avenida Rio Branco, a partir do próximo ano.
“Este selo de qualidade faz uma enorme diferença no currículo dos alunos. Temos uma recém-formada, inclusive, que acaba de ser contratada como trainee pelo Grupo Pão de Açúcar. Ela vai ganhar R$ 9 mil já no primeiro emprego”, explica o coordenador da graduaçãoe da pós-graduação do Núcleo FGV/Vianna Júnior, Stênio Tales Afonso, convencidoque o nome da fundação pesou na avaliação.“A FGV tem uma proposta de matriz curriculardiferente das outras instituições. Não éà toa que as grandes empresas admiram esteprofissional”, acrescenta o professor.
A proximidade entre o aluno da graduaçãoe o da pós-graduação, com perfis bemdistintos – o primeiro, busca uma instituiçãoreconhecida e, o segundo, um diferencialcompetitivo para o desenvolvimento da carreira-,é uma oportunidade de networkingsem igual na avaliação do coordenador. “Estatroca de experiência é muito válida e a genteestá apostando nisso”, observa Stênio, ao justificara mudança de local.
O curso de administração que, pelo terceiro ano consecutivo alcança nota máxima no Enade, abre oportunidade de trabalho em recursos humanos, planejamento estratégico,custos e marketing com vivência efetiva em todas as áreas. “Quando o aluno se forma eletem a visão não de apenas um colaborador da área financeira, por exemplo, mas de um colaborador de uma organização, com visão cíclica de todo o processo”, conclui o coordenador.