Site icon Tribuna de Minas

Para desenvolver o empreendedorismo e a liderança

PUBLICIDADE
O coordenador Bernardo Fortuna orienta os diretores da empresa júnior. Entre eles, Caio (na cabeceira da mesa) e Laura, a sua direita

Elas funcionam como um grande laboratório, acelerando o amadurecimento profissional e colocando os universitários diante de desafios reais. No Brasil, somam 1.200 entidades que envolvem mais de 11 mil jovens de universidades públicas e privadas, assegurando ao país aliderança mundial no segmento. Voltadas para atender as necessidades de negócios já estabelecidos, com oferta de serviços nas áreas de gestão, finanças, marketing, operações e processos, dentre outros, as empresas juniores (EJ) são excelente passaporte para encurtar as distâncias entre a teoria e a prática, inclusive no desenvolvimento de carreira.

Um bom exemplo disso é o estudante, Caio Henrique Tagliati Alves. Às vésperas de receber seu diploma como administrador de empresas, ele está com o coração apertado por ter que sair da Vianna Consultoria Júnior, onde ingressou como trainee e hoje ocupa o cargo mais alto, como diretor presidente. Em contrapartida, leva na bagagem a autoconfiança e o conhecimento necessários para começar com mais segurança sua incursão pelo mercado de trabalho. A empresa júnior do Instituto Vianna Júnior, inclusive, acaba de receber prêmio da Liga de Empresas Juniores de Juiz de Fora pelo seu alto crescimento em 2017, com recorde de faturamento. O aumentou foi de 31% em relação à meta de alto crescimento e de 57% na comparação com o desempenho de 2016, por meio da realização de nove projetos. Mais que isso. A empresa bateu todas as metas previstas em seu planejamento estratégico no aspecto comercial, como número de clientes, taxa de conversão e contratos fechados.

PUBLICIDADE

Diretora de Relações Públicas e sucessora de Caio na presidência, a partir de 2018, Laura Sirimarco de Oliveira, que trocou o curso de Direito pelo de Administração após ingressar na empresa júnior, explica que a superação das metas se deu em virtude de investimentos mais pesados em marketing e da implantação de estratégias mais assertivas. A equipe, formada hoje por 25 alunos, planeja, inclusive, incentivada pelo desempenho deste ano, um up grade para o próximo exercício.

“Estamos planejando um programa de expansão que envolve não apenas questões relacionadas a infraestrutura como também de pessoal”, observa o coordenador daVianna Consultoria Júnior, Bernardo Ramos Fortuna, grande incentivador do movimento. “A empresa júnior é a única oportunidade que o aluno tem, em um período curto de tempo, de almejar, por meio do desenvolvimento prático, cargos de liderança, como os de diretor e presidente”, acrescenta. “Nosso objetivo é levar o aluno a pensar fora da caixa a querer algo a mais, desenvolvendo soluções efetivas para os clientes”, pondera Bernardo.

PUBLICIDADE

 

Alunos do curso de administração são disputados pelo mercado

PUBLICIDADE
Alunos da Vianna Consultoria Júnior conciliam teoria e prática para atender os clientes

Considerada uma das maiores empresas do ramo de educação, com reconhecimento mundial, no que se refere ao conhecimento relativo ao universo das empresas, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) chancela o curso de administração das Faculdades Integradas Vianna Júnior. Com a retomada da parceria, a graduação passa a ser oferecida no Núcleo FGV/Vianna Júnior, na Avenida Rio Branco, a partir do próximo ano.

“Este selo de qualidade faz uma enorme diferença no currículo dos alunos. Temos uma recém-formada, inclusive, que acaba de ser contratada como trainee pelo Grupo Pão de Açúcar. Ela vai ganhar R$ 9 mil já no primeiro emprego”, explica o coordenador da graduaçãoe da pós-graduação do Núcleo FGV/Vianna Júnior, Stênio Tales Afonso, convencidoque o nome da fundação pesou na avaliação.“A FGV tem uma proposta de matriz curriculardiferente das outras instituições. Não éà toa que as grandes empresas admiram esteprofissional”, acrescenta o professor.

PUBLICIDADE

A proximidade entre o aluno da graduaçãoe o da pós-graduação, com perfis bemdistintos – o primeiro, busca uma instituiçãoreconhecida e, o segundo, um diferencialcompetitivo para o desenvolvimento da carreira-,é uma oportunidade de networkingsem igual na avaliação do coordenador. “Estatroca de experiência é muito válida e a genteestá apostando nisso”, observa Stênio, ao justificara mudança de local.

O curso de administração que, pelo terceiro ano consecutivo alcança nota máxima no Enade, abre oportunidade de trabalho em recursos humanos, planejamento estratégico,custos e marketing com vivência efetiva em todas as áreas. “Quando o aluno se forma eletem a visão não de apenas um colaborador da área financeira, por exemplo, mas de um colaborador de uma organização, com visão cíclica de todo o processo”, conclui o coordenador.

Exit mobile version