Todo mundo já ouviu falar ou conhece alguém que tenha hérnia de disco, até porque estima-se que quase 14% dos brasileiros apresentam esse problema. Apesar disso, poucos sabem o que, realmente, ela é, além da tão incômoda dor de coluna que atrapalha até as mais simples atividades do dia a dia. Um dos problemas que mais afastam as pessoas das atividades de trabalho de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a patologia atinge os discos que servem como amortecedor para as 32 vértebras que formam a coluna. Além disso, esses discos são responsáveis por fazer com que a coluna se movimente em todas as direções.
Existem, então, duas formas de desenvolver essas dores: na lombar ou na cervical. Na lombar, a origem é mecânica e acontece quando o disco é desgastado. Por causa dos nervos que compõem a área, é normal, por exemplo, sentir uma irradiação da dor nas pernas. Os sintomas gerais das hérnias lombares são: dor na região lombar, fisgadas nas costas, cãibras noturnas, irradiação para as pernas, formigamentos nas pernas e amortecimento nos pés.
Já a que se refere à cervical é caracterizada pelo escorregamento e/ou compressão do disco intervertebral localizado na região do pescoço. O principal sintoma é a dor localizada no pescoço, mas pode haver também dor e sensação de formigamento no ombro ou no braço, dificuldade em movimentar o pescoço e falta de força nos braços.
Juiz de Fora recebe Franquia Doutor Hérnia
Até hoje, muitos tratamentos vêm sendo desenvolvidos para tratar ou funcionar como um preventivo, visto o alto número de pessoas com essas dores. A partir do dia 16 deste mês, Juiz de Fora recebe uma alternativa para o tratamento e prevenção: a Franquia Doutor Hérnia, implantada na cidade pelo empresário João Paulo Ribeiro Evaristo. “Além dos tratamentos diferenciados para hérnia de disco, lombar e cervical, oferecemos também tratamentos de prevenção para quem já apresenta alguma disfunção na coluna e protocolos posturais para alívios de dores por causas mecânicas, melhorando a qualidade de vida do paciente”, destaca Ana Clara Carvalho Moraes, fisioterapeuta da Doutor Hernia em Juiz de Fora.
A franquia alia o conhecimento dos fisioterapeutas André Pêgas de Oliveira e Laudelino Risso, que, em 20 anos de experiência, desenvolveram 12 protocolos de atendimento para a prevenção da hérnia de disco, dores no nervo ciático e patologias na coluna vertebral sem cirurgia. Além disso, os protocolos também são direcionados a problemas posturais e dores de forma geral na coluna vertebral. O foco é sempre trazer novas técnicas para potencializar o tratamento e o atendimento nas unidades, em constante aperfeiçoamento.
A Doutor Hérnia possui oito anos de atuação e 50 unidades espalhadas pelo Brasil, sendo referência mundial no tratamento da hérnia de disco. Em 95,7% dos mais de 210 mil atendimentos, foi possível evitar a cirurgia.
Como funciona o tratamento
Primeiro, o paciente faz um exame físico detalhado, a anamnese e alguns exames de imagem. Depois de analisar os dados e os sintomas, a equipe avalia em qual tratamento cada um se enquadra. Um tratamento exclusivo desenvolvido pela franquia Doutor Hérnia contempla o ajuste mecânico gravitacional sobre o disco lesionado e gera uma descompressão discal, aliviando os sintomas.
Em geral, o tratamento tem duração de três meses, com duas sessões por semana. Com a utilização dos equipamentos mais modernos, ele abrange desde o trabalho biomecânico até a realização de exercícios para o funcionamento.
Para outros casos contemplados pela franquia, é possível, em apenas um mês, estar livre das dores na coluna. Tudo depende da avaliação e do quadro do paciente.
Telefone: (32) 99149-2375
Instagram: @doutorherniajuizdefora