A Suprema – Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde espera para os próximos dias a assinatura, pelo Ministério da Educação (MEC), da portaria que autoriza o campus de Três Rios/RJ a iniciar suas atividades. No mês passado, a comissão avaliadora do MEC visitou as instalações da nova faculdade, no bairro de Cantagalo, e mostrou-se impressionada com a infraestrutura e o corpo docente formado integralmente por professores mestres e doutores, a maioria residente naquela cidade. Com o aval do MEC, a Suprema espera realizar o primeiro vestibular já no início do mês que vem, oferecendo 50 vagas para o curso de Medicina.
O campus Suprema Três Rios ocupa área de 27,5 mil m². De área construída serão 7,5 mil m², compreendendo um prédio administrativo e dois acadêmicos. A estrutura para inicio das atividades já está finalizada, composta por biblioteca, salas de aula, de informática e de videoconferência. Para a aprendizagem prática os estudantes já podem contar com os bem equipados laboratórios de Anatomia, Histologia, Microbiologia, Imunologia, Parasitologia e Patologia, Bioquímica, Fisiologia, Farmacologia e Simulação Realística.
O projeto pedagógico, também analisado pelo MEC, segue a linha da Suprema Juiz de Fora, considerada uma das melhores faculdades de ciências médicas do Brasil. A nova faculdade Suprema Três Rios também vai oferecer cursos de extensão e pós-graduação em todos as áreas da saúde, possibilitando maior e melhor capacitação profissional na cidade e região.
Convênios visam a fortalecer a saúde na cidade e região
Favorecendo os estudantes e a população local, a parceria entre a Suprema Três Rios e o município permitirá que os acadêmicos atuem nos programas de saúde pública a partir do primeiro ano do curso. Eles poderão complementar o aprendizado nas unidades de Pronto Atendimento (UPA), unidades básicas de Saúde (UBS), hospitais e clínicas da cidade e região, recebendo formação humanística e focada na relação médico-paciente. Está previsto, também, um convênio que irá proporcionar a capacitação de pessoal em todos os níveis de saúde em Três Rios.
Outro convênio será o de cooperação, possibilitando a concessão de bolsas de estudo anuais. Esse benefício garante isenção total do valor das mensalidades a cinco estudantes com residência em Três Rios e que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas, ou que tenham estudado com bolsa integral em instituições privadas. A Suprema acredita que, com esse auxílio, os futuros médicos serão incentivados a permanecer no município, fortalecendo o setor de saúde local.