Mas como o farmacêutico pode contribuir na prática para minimizar os danos da pandemia? Para entender esse protagonismo, conversamos com alguns integrantes do corpo docente do curso de farmácia do Centro Universitário do Sudeste Mineiro – Unicsum. Eles destacam que o profissional exerce papel fundamental nas mais diversas frentes, seja realizando exames para identificação da Covid-19, atuando no desenvolvimento de vacinas, testando drogas já existentes e evitando o uso indiscriminado de fármacos ou ainda trabalhando nas farmácias, cuja atividade é essencial.
Curso de Farmácia: Orientação à população
“A fase inicial da pandemia foi especialmente difícil para o farmacêutico em virtude do medo que se instaurou entre a população. Talvez a participação mais importante deste profissional tenha sido levar conforto e acalento às pessoas , que muitas vezes iam a farmácias em busca de segurança na informação”, destaca Mirna Meana Dias, coordenadora do Curso de Farmácia do Unicsum. Ela ressalta, porém, que, quando se trata de saúde mental, não há nas prateleiras soluções medicamentosas milagrosas, sendo preciso buscar ajuda de psicólogos e profissionais capacitados para aprender a lidar com estes sentimentos. “Há ainda serviços alternativos ofertados pelo SUS”, acrescenta outra professora da instituição, Érika Maria Henriques.
Os profissionais da saúde estão trabalhando arduamente para amenizar os impactos causados pela doença e oferecer informações precisas, como esclarecer que não há tratamento preventivo para a Covid-19.
“No Unicsum, trabalhamos no desenvolvimento dos futuros farmacêuticos, mostrando a eles a relação do profissional com a sociedade e a ciência, para que tenhamos mais profissionais capacitados”
Mirna Meana Dias
Professora e coordenadora do curso de Farmácia do Unicsum
Por que fazer Farmácia no Unicsum
“No Unicsum, seguindo as novas diretrizes curriculares para o curso de Farmácia, os alunos têm início às atividades de estágio desde o terceiro período, que prosseguem ao longo de toda sua formação acadêmica, tendo assim contato com diversas áreas de atuação profissional, desde a atenção e assistência farmacêutica, passando pelas análises clínicas e de alimentos”, ressalta o professor Gustavo Torres.
Para o professor Thiago Zacaron, outra parte importante na formação dos alunos é despertar o interesse pelas áreas acadêmica e de inovação, estimulando a buscarem em seus trabalhos e projetos durante o curso o que a ciência vem produzindo de mais atual e inovador para a saúde. “Os farmacêuticos sempre estiveram trabalhando fortemente para o desenvolvimento e a entrega de tratamentos seguros e eficientes para a sociedade. A formação deste profissional é ampla e profunda. No Unicsum, buscamos o desenvolvimento das competências dos futuros farmacêuticos mostrando a eles toda esta relação do profissional com a população e a ciência, para que tenhamos mais profissionais capacitados sendo entregues à sociedade.”
“Sempre que tiverem alguma dúvida, procure o seu farmacêutico. Ele é o profissional do medicamento e está muito próximo de você”, finaliza a coordenadora do curso, a professora Mirna Meana Dias. Integram ainda o corpo docente do curso de Farmácia do Unicsum
os professores Patrícia Defilippo, Carina Bastos, Lara Soares, Julia Francisquini, Lívia Fontes, Ana Paula Duque, Juliana Clemente, Giovanni Schettino, Harleson Mesquita e Carlos Gabriel de Lade.
Leia também: Arquitetos em JF são cada vez mais requisitados
UNICSUM: Centro Universitário do Sudeste Mineiro
Av. Presidente Itamar Franco, 3170
Tel.: (32) 2104-9090
Instagram: @unicsum
Facebook: /unicsum
Site: unicsum.edu.br