A medida significa, sobretudo, a segurança dos pacientes e representa a preocupação com a qualidade dos serviços prestados por suas unidades que possuem processos bem definidos. “Tudo que integra o ambiente organizacional deve estar em consonância com a Lei. O mapeamento dos processos internos, através da nossa consultoria administrativa, foi essencial para saber qual o caminho dessas informações. Para isso, nossa equipe passou por uma série de treinamentos e adequações, e assim garantimos que dados, informações de prontuários, dentre outras informações sigilosas, estejam salvaguardados”, afirma Daniel Mazzoni, gerente financeiro e de sustentabilidade da Vila Verde.
Clareza e cuidado ao lidar com os dados
A nova legislação facilita a relação com o titular e ajuda a construir um relacionamento de confiança entre a organização e seus clientes. Um relacionamento de confiança é um grande diferencial no mercado. Empresas que desrespeitarem as normas poderão sofrer penalidades pesadas, podendo chegar a multas de até R$ 50 milhões.
O gerente lembra ainda que, para fins do consentimento, é preciso clareza sobre o tratamento dos dados. É direito do titular saber a finalidade de uso da informação, como será utilizado e por quanto tempo. “Após o objetivo alcançado com o tratamento, é preciso a exclusão das informações”, acrescentou. Criada para atender a demanda de pacientes e familiares, a Central de Relacionamentos das unidades Vila Verde, em Juiz de Fora, está totalmente adequada à nova legislação e, além disso, possui o apoio da assessoria jurídica.
Daniel Mazzoni, gerente financeiro e de sustentabilidade da Vila Verde
Mudança de cultura e treinamentos são essenciais
Para Daniel Mazzoni, o ajuste passa, principalmente, por uma mudança de cultura e envolve o orquestramento de todos os setores e colaboradores, pois uma folha de papel com informações ‘simples’ do cliente poderá causar danos, se tratada de maneira incorreta. “Nossa equipe está totalmente engajada para reafirmar a cultura de gestão e cuidados aos nossos clientes, com trabalho sério, inovador e sempre em consonância com as mais avançadas metodologias, tecnologias e processos de qualidade.”
Certificação que reforça qualidade
Não é à toa que o Hospital Vila Verde, com Pronto Atendimento Psiquiátrico 24h, é o único do segmento em Minas e um dos quatro do país, com acreditação da ONA, nível 2, especializado em prestar assistência em saúde mental. Isso significa que, além da qualidade e segurança, ele também apresenta processos bem definidos e integrados, sendo que as áreas envolvidas possuem acordos de serviços, e a comunicação entre elas é efetiva. Dessa forma, a instituição proporciona um serviço diferenciado a seus clientes.
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