O preço do aluguel depende de muitos fatores. As pessoas têm reclamado nas imobiliárias da alta no valor durante esse tempo. E isso, na verdade, tem uma explicação. Por trás desses preços, estão vários índices calculados de acordo com o andamento e a oscilação na economia do país. Um deles é o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), popularmente conhecido como inflação do aluguel, calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Sua função, basicamente, é medir, mensalmente, a inflação. A partir dele é que geralmente se tira a referência para reajustar o preço dos aluguéis. Quanto mais alto, menos o dinheiro vale e, consequentemente, mais altos os preços de produtos em geral – inclusive, o aluguel.
Neste ano, o IGP-M atingiu a maior alta desde o Plano Real. Isso aconteceu porque ele é medido com base em três outros índices: Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA); Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e Índice Nacional de Custos da Construção (INCC). Ou seja, além da inflação, ele também acompanha o custo de commodities, matéria-prima e insumos da construção. Como muitos deles são cotados em dólar, a variação da taxa de câmbio influencia – e muito. Com a alta do dólar, o IGP-M é pressionado a subir. É por isso que ele tem assustado. Na última segunda-feira, a FGV divulgou que o índice no mês de agosto foi de 0,66%. Com isso, a alta no ano foi de 16,75% e, em 12 meses, de 31,12%.
IGP-M alto pode ser causa de imóveis parados
Tanto para quem aluga quanto para quem pretende alugar um imóvel, essa alta pode ser um empecilho, sobretudo em razão da crise que acompanha o país. Mas, ainda assim, isso não é motivo para desesperar. Marcia Lombardi, diretora executiva da Universal Imóveis e especialista em aluguel, comenta que, ultimamente, muitos inquilinos têm abandonado os imóveis por causa da alta, mas, geralmente, sem antes conversar com o proprietário e tentar uma negociação. A dica que ela dá é de tentar uma conversa, que pode resolver muita coisa.
Os proprietários também são afetados com essa alta do IGP-M. Inclusive porque ele, realmente, assusta os interessados e pode fazer com que o imóvel fique parado há tempos. A precificação é super importante e depende de uma avaliação rigorosa. Quem pode ajudar nisso são os corretores, que entendem o valor que o imóvel tem e sabem, como ninguém, realizar essa negociação.
Universal Imóveis ajuda nas negociações
Todos esses termos podem confundir e até fazer parecer que alugar é burocrático. Ter a mediação de uma imobiliária é o que facilita isso tudo. E uma imobiliária tradicional com profissionais experientes facilita ainda mais.
Recentemente, a Universal Imóveis comemorou seus 26 anos de história, mostrando que sabe como realizar sonhos. As crises podem atrapalhar essas negociações e, muitas vezes, postergar a vontade de mudar de imóvel, por exemplo. Mas é para não deixar que isso aconteça que a equipe trabalha.
Quer alugar? Dê uma olhada no site da Universal Imóveis ou visite a sede. Interessou por um imóvel, mas o preço não condiz com sua decisão? Faça uma proposta ao proprietário. Isso pode ser o suficiente.
Leia também: A história de sucesso da Universal Imóveis, que há 26 anos investe em JF
Instagram
@universalimoveisjf
Facebook
/universalimoveisjf
Site
www.universalimoveis.com.br