Mais do que áreas externas, varandas e sacadas têm se tornado espaços cada vez mais explorados e incorporados aos ambientes sociais das casas. Os mais expansivos investem em projetos confortáveis para receber bem os amigos e a família. Já os mais reservados as transformam em um lugar de descanso e relaxamento. Na mostra deste ano do Casa Design, não faltam inspirações para quem deseja dar um “up” no espaço de casa, seja ele pequeno ou grande.
Lounge in natura
O projeto criado pela arquiteta Renata Rochini para o “Lounge de Entrada” permite trabalhar, ao mesmo tempo, a privacidade e a permeabilidade visual em dois ambientes que dialogam em um único espaço, onde os elementos da natureza são os pontos fortes. Além disso, ela propôs releituras de materiais pouco utilizados neste tipo de criação, que visam, acima de tudo, à sustentabilidade. São eles: concreto, madeira, brita e espelhos
“Os blocos de concreto, usados geralmente em muros, ganharam uma textura de rolo chamada “cabelo de anjo”, desenvolvida pela M2 Texturas, e foram pintados na cor preta, que os valorizou e trouxe contraste às cores claras usadas na fachada da casa. A madeira aparece no mobiliário, no deque e nas luminárias, que evidenciam a iluminação indireta. Já a brita serve para separar os espaços pelo piso, que junto às luminárias vazadas, cria o efeito biombo, deixando o mesmo permeável visualmente, mas com uma barreira que delimita os espaços”, explica Renata.
Nesta divisão, também está presente um jardim vertical, que reaproveita palmeiras já existentes no terreno e inclui espécies de bromélias, exemplares de chifre-de-veado”, espada-de-são-jorge e aspargo-de-jardim. No mobiliário, Renata propõe mais contrastes: o rústico e o formato orgânico dos móveis com o moderno. “As mesas de centro e de canto, geralmente vistas em madeira em ambientes rústicos, aparecem revestidas por espelhos, que servem para refletir os materiais em seu estado mais bruto”, comenta.
Varanda bar
Varandas que dividem espaço com outros cômodos podem se transformar em um terceiro ambiente? Para a designer de interiores Letícia Nery e a arquiteta Laura Giovannini, sim. Foi assim que a “Varanda Bar” nasceu, um convite a curtir bons drinques. “Optamos por manter a característica de varanda que já existia na casa, e, como ela interliga a Sala de TV e o Quarto do Jovem, pensamos na função de um ambiente de estar”, destaca Letícia.
Para integrar visualmente os ambientes, tanto de forma externa quanto interna, e independente de sol ou chuva, a dupla optou por acrescentar uma cortina de vidro, que oferece proteção e controle de entrada da luz natural. O que torna a varanda mais urbana é a utilização da madeira, do ferro e dos cristais, proporcionando um toque clássico e luxuoso ao ambiente.
“O mobiliário escolhido possui linhas retas e finas, que contrastam com os próprios materiais utilizados. Para completar, um tambor customizado cria a concepção de um bar, que funciona como uma cervejeira customizada, trazendo a arte de rua para dentro da casa por meio do grafite”, finaliza Laura.
Refúgio a dois
O frescor e a vitalidade das varandas italianas inspiraram o trio de designers de interiores formado por Juliana Campos, Vera Marise Monteiro e Paloma Romanos a criar a varanda “Dolce far niente”, que traduzindo significa: a doçura de não se fazer nada. “Para renovar as energias, nada melhor que um resgate à natureza. Por isso, a busca por materiais de texturas diferentes – madeira, bambu, raiz e casca de árvore, barro, cerâmica, fibra, algodão e vegetação – proporcionou a sensação de estar em contato com esses elementos”, comenta Vera.
O trio mesclou esses materiais aos objetos de decoração e aproveitou ao máximo a luz natural. O piso recebeu porcelanato que remete à madeira de demolição. Nas paredes, foram aplicadas duas cores diferentes: azul esverdeado e bronze. No teto, a surpresa: um mosaico vazado de pinus e tecido de linho cru com cordas de sisal. “Optamos pelo pinus por ser uma madeira de reflorestamento e fácil de trabalhar. Após definirmos a paginação, as ripas foram cortadas e pregadas uma a uma”, destaca Juliana.
“A necessidade de usar um mobiliário confortável para área externa foi o ponto chave para fazer da varanda um ambiente da casa para estar e não apenas para passar”, afirma Paloma. Tanto é que os móveis escolhidos para a área possuem múltipla função, como a mesa projetada especialmente para o espaço pelo designer Filipe Lima, que serve tanto para apoiar objetos quanto para ser convertida em assento. Os tecidos aplicados nos assentos e nas almofadas são em aquablock, adequados também para os dias de chuva. Quadros da artista plástica Patrícia Malvaccini e peças da ceramista Adriana Lopes decoram o ambiente.
Mostra Casa Design 2017
De quarta a domingo, das 14h às 22h, até 5 de novembro, na Rua Almirante Barroso 55, Praça Presidente Kennedy, Paineiras