Para transformar a sala de jantar, a copa ou até mesmo áreas externas, o que não faltam são ideias e projetos que deixam o local ainda mais aconchegante. Algumas inspirações estão disponíveis na Casa Design deste ano. O Casa & Cia destaca alguns projetos elaborados por profissionais participantes da mostra.
Sala rústica
Na sala de jantar, sempre cabe mais um, e as lembranças ficam no ar. Com esta proposta, a arquiteta e designer de interiores Maria Paula Schettino criou um cômodo repleto de referências, estilo e personalidade. A parte de memória fica por conta da estante, que abriga peças que remetem a viagens, amigos e familiares.
Moldada a partir do cinza, a profissional aposta na multifunção da cor para criar sua identidade. “O cinza é moderno e elegante. Por ser neutro, combina com outras cores, estilos e elementos. Essa composição do cinza com a madeira é incrível. Os trilhos de iluminação em preto criam efeitos diferentes a partir da intensidade, que vai dos tons mais escuros aos mais suaves”, explica.
A madeira de demolição também marca presença, criando harmonia entre o rústico e o contemporâneo. A escolha deste tipo combina com os tecidos escolhidos para as cortinas, o estofado e os caminhos de mesa. Outras texturas aparecem na sala, como laca alto brilho, vidro bronze e o jardim vertical construído para abrigar um lavatório. Chama atenção, também, o bar suspenso criado pela arquiteta, pendurado no teto e disposto sobre a mesa, como referência aos espaços aéreos presentes em bares e restaurantes.
Memória da copa
Não vamos falar de futebol, mas de afeto. Este foi o tema escolhido pelas arquitetas Raquel Salgado e Regina Lúcia Machado para o projeto da copa da Casa Design. “Queríamos criar um ambiente que tivesse memória, que tivesse um ar de casa, com história, com alma. O maior desafio foi fazer um espaço que não parecesse uma vitrine”, explica Regina. Para cumprir com a proposta, a dupla escolheu trabalhar com materiais puros, sem acabamento, fazendo um contraponto com as peças sofisticadas. Na copa estão presentes madeira de demolição, tijolos maciços reaproveitados da estrutura da casa, ladrilho hidráulico, piso cimentício e aço oxidado.
Outro detalhe que chama a atenção são louças dispostas como itens de decoração. A inspiração, de acordo com as arquitetas, vem da Europa, na época do Renascimento, final do século XIV. “Desde esta época, já se usavam as baixelas de prata na parede para mostrar os dotes da família. Fizemos uma releitura desta tradição, expondo o aparelho Limoges em uma constelação, transformando estas peças nas estrelas do ambiente”, destaca.
As louças também serviram de base para a escolha das cores que seriam aplicadas na copa. Assim foram usados tons de azul e dourado, contrastando com o branco da mesa. “Trouxemos peças de coleções particulares e algumas de antiquário. Na curadoria, cuidamos para harmonizar os estilos, mas respeitando a unicidade de cada elemento. Isto faz com que o espaço tenha personalidade”, pontua.
Vai um cafezinho?
Mineiro que é mineiro não dispensa aquele cafezinho passado na hora. Para deixar a visita bem servida, não bastam apenas as delícias, o ambiente também precisa ser convidativo. Esta foi a proposta do projeto criado pela designer de interiores Letícia Nery e pela arquiteta Laura Giovannini para a cafeteria gourmet, que mescla a natureza e o movimento. Para compor o ambiente, a dupla apostou no preto e no branco como base, além de cores mais chamativas para pontuar. O contraste, segundo elas, traz leveza, descontração e conforto.
As profissionais lançaram mão de materiais menos nobres como a madeira pínus, reaproveitamentos e peças de época, como uma geladeira da década de 50 que ganhou a cor dourada. Garrafas viraram luminárias, e discos de vinil se transformaram em sousplat. “Este tipo de mistura é uma tendência. Usamos cadeiras em cores e modelos diferentes e misturamos elementos antigos com modernos”, comenta Laura.
A natureza também serviu de inspiração para o projeto. O balcão foi idealizado na forma orgânica para se integrar ao local, construído em concreto e alvenaria, revestido com textura de efeito mármore para criar a aparência de cimento queimado. “A ideia foi abraçar o jardim existente, mesclando o espaço à natureza que o cerca. Ele fica em uma área privilegiada, onde é possível contemplar o pôr do sol”, destaca. A área apresenta, ainda, muita madeira e grama sintética, assim como revestimentos com efeito 3D, lâmpadas de filamentos de carbono e fitas de LED para a iluminação.
MOSTRA CASA DESIGN 2016
De quarta a domingo e feriados,
das 14 às 22h, até 30 de outubro
Rua Randall de Oliveira, 107
Bairro Aeroporto
CASA DESIGN contêiner
Lofts com tendências e venda de convites. Estacionamento do
Independência Shopping
Entrada gratuita