Uma boa maneira de receber a primavera, que já bate à porta, é investir em elementos que remetem ao ar de fazenda. Com algumas adaptações e uma dose de “Do It Yourself” (DIY), é possível trazer um pouco deste universo para sua casa ou apartamento.
A decoração rústica nunca sai de moda, porém, tem ganhado destaque nos últimos anos. A ideia é dosar elementos e não encher a casa com móveis de madeira. Cada detalhe precisa ser pensado com muita atenção, para que o ambiente não fique muito pesado. É possível misturar artigos mais modernos, peças retrôs e cores que remetam à tranquilidade e ao aconchego.
Itens retrôs
O toque retrô combina muito com ambientes rústicos: castiçais, lustres, relógios e vasos antigos. Para cozinhas, eletrodomésticos antigos e outros utilitários, como balanças, ficam ótimos também.
Piso e móveis de madeira
Um ambiente rústico precisa ter madeira em sua concepção, que dá à casa aspecto acolhedor. Vale apostar nos móveis construídos à base de madeira de demolição, por exemplo. Para o piso, as opções vão da tábua corrida a imitações da original, em porcelanato, piso vinílico e ainda o cimentício.
Tijolos aparentes
Na parede ou no piso, os tijolos são responsáveis por dar aquele charme ao ambiente. Para criar este clima, é importante deixá-los aparentes, para que a textura ganhe destaque. Também há a opção de aplicar uma mão de tinta na cor que desejar, desde que ela fique harmônica. Para quem quer mais praticidade, uma boa alternativa são os revestimentos que imitam este tipo de material.
Couro e fibras naturais
Os tecidos utilizados para revestir cadeiras, poltronas e sofás precisam ter uma pegada mais orgânica. Invista em sisal, rattan, vime e bambu, além de tecidos em linho e algodão. Estas características deixam os cômodos mais bonitos e sem perder a simplicidade e o aconchego.
Ladrilho hidráulico
O revestimento artesanal tem aplicação múltipla, sendo indicada por arquitetos para dar um toque de cor em banheiro, cozinha e até na sala. Por serem bem coloridos, muita gente tem medo de investir de maneira definitiva, mas o mercado oferece hoje adesivos que o imitam com perfeição, além de serem mais baratos e fáceis de colocar e retirar.