VERSÃO DEPENADA
De olho nas vendas para portadores de necessidades especiais, que têm direito à isenção de impostos como IPI, ICMS, IPVA e IOF, a Jeep criou uma versão de entrada com câmbio automático do Renegade por R$ 69.990 – bem no limite de R$ 70 mil estipulado para os benefícios fiscais. Para chegar nesse valor, não há sistema de som, alarme, volante multifuncional, faróis de neblina e nem sensores de estacionamento. As rodas de liga leve aro 16 foram substituídas por outras de aço estampado pretos, mantendo o mesmo tamanho. O motor é sempre o 1.8 flex de 132 cv e 19,1 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas e trocas sequenciais na alavanca.
JOIA SOBRE RODAS
Patrocinadora da escuderia Renault Sport, da Fórmula 1, a fabricante de relógios francesa Bell & Ross decidiu criar um carro-conceito. Chamado de Aero GT, o modelo é inspirado nos novos relógios BR 03-92 Aero GT e BR 03-94 Aero GT. Com visual que remete aos aviões do tipo stealth, invisíveis aos radares, o carro destaca-se pela ampla área envidraçada e rodas que lembram turbinas. Nenhum dado técnico sobre o conceito foi revelado e não há expectativa de que ele receba uma versão de produção.
FISCALIZAÇÃO AMIGA
O aplicativo de mapas Waze já conta com novo recurso de velocímetro digital que alerta os condutores caso estejam acima do limite de velocidade permitido pela via. A ideia é evitar que os usuários sejam multados por excesso de velocidade. A função é indicada principalmente para condução em estradas novas e desconhecidas ou em locais onde os limites de velocidade foram alterados recentemente.
COMPACTO ECOLÓGICO
A Renault quer apostar na tecnologia híbrida em modelos mais baratos. Tanto que já se fala em adotar um trem de força ecológico na próxima geração do hatch Clio. O sistema será o mesmo já utilizado pelo Scénic, que reaproveita a energia nas desacelerações e frenagens para carregar a bateria de 48 volts.
FÔLEGO EXTRA
Após promover a reestilização do Corolla europeu, a Toyota revelou mudanças para o sedã no mercado norte-americano durante o Salão de Nova York. As principais se concentram na parte dianteira. Os faróis mantiveram o formato, mas o para-choque é novo, com direito a grade inferior com design mais esportivo e duas fileiras de luzes de leds na lateral. Faróis altos automáticos, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e sistema de pré-colisão com detector de pedestres vão equipar o modelo por lá.
NO VERMELHO
Apesar das apostas de várias marcas no segmento das picapes, um estudo da consultoria Jato Dynamics mostra que a categoria não anda tão bem. Em comparação a 2014, o ano passado registrou queda de mais de 32% nos emplacamentos. Foram 299.872 unidades vendidas, contra as 444.460 de 2014. Separando apenas os modelos médios, a retração foi de 14,56%. Já considerando só as compactas, esse índice sobe para 37,7%.
EM TODAS AS FRENTES
A Mercedes-Benz é a única marca automotiva a produzir automóveis, vans, ônibus e caminhões na América Latina atualmente. O feito é resultado da inauguração de sua fábrica em Iracemápolis, no interior de São Paulo – e também do fim da fabricação da Volkswagen Kombi, encerrada em 2013. Da nova planta sairá, em breve, o Classe C nacional. Em seguida, será a vez do SUV GLA também ser nacionalizado, o que deve ocorrer em agosto. Os planos são para uma produção de 20 mil unidades/ano.
ESTRATÉGIA SUSTENTÁVEL
A Jaguar já trabalha na criação de seu primeiro carro elétrico, previsto para 2018. Mas não revela se será um novo modelo ou versão de algum já existente. Recentemente, a marca inglesa registrou os nomes I-Type e I-Pace, o que significa que há chances de surgirem, no futuro, configurações diferenciadas do F-Type e do F-Pace.
PRODUÇÃO
A Ford registrou a fabricação de 1,5 milhão de motores Sigma na fábrica de Taubaté, no Vale do Paraíba, em São Paulo. O propulsor equipa, atualmente, os hatches Ka, New Fiesta e Focus, além do SUV compacto EcoSport, no Brasil, Argentina, Venezuela e México. Com plataforma global e tecnologias avançadas, a linha Sigma é produzida no Brasil nas versões 1.5 e 1.6, flex e a gasolina, com e sem duplo comando de válvulas variável, sempre com 16 válvulas.