A Audi já mostrou as imagens da nova geração do Q3. O SUV, que é fabricado no Brasil, receberá atualizações no visual e também nos equipamentos. O desenho se assemelha ao do utilitário esportivo maior Q8, previsto para o ano que vem no Brasil. Os para-lamas estão mais largos e grade hexagonal foi redesenhada. São 10 cm a mais no comprimento que antes, o que possibilitou um crescimento de 7,6 cm no entre-eixos. Já o porta-malas comporta 674 litros. O painel virtual tem 12,3 polegadas e o modelo pode receber central multimídia com tela de 8,8 polegadas ou de 10 polegadas. Apple CarPlay, Android Auto, entradas USB, conexão por wi-fi com modem ou chip 4G, freio de emergência, alerta de saída de faixa e de tráfego cruzado, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com traffic jam e sistema “swarm intelligence”, que estabelece comunicação entre o carro e outros veículos para notificações sobre estradas e o clima, estão entre os itens disponíveis.
Quanto ao trem de força, o novo Q3 terá algumas opções de motores a gasolina e a diesel no decorrer de sua produção. Para o lançamento, no entanto, apenas três estarão disponíveis. A linha de motores, aliás, será formada em grande parte pelas opções já utilizadas pelo hatch médio Golf no continente europeu. A começar por um 1.5 TSI de 150 cv, chegando ao 2.0 turbo de 230 cv que move o esportivo GTI. O Q3 conta também com seis modos de direção, sendo eles Auto, Comfort, Dynamic, Offroad, Efficiency e Individual. Neste último, o motorista personaliza que respostas quer receber da direção, motor, câmbio e outros elementos que influenciam seu desempenho e aerodinâmica.
Mais pelo mesmo
O BMW Série 3 ganhou mais equipamentos no Brasil em sua linha 2018. O modelo recebeu rodas de liga leve de 18 polegadas com novo design, painel de instrumentos multifuncional e sensor de estacionamento dianteiro — tudo dentro do pacote Plus. Apesar da adição desse pack, o preço ainda é o mesmo: R$ 169.950 na versão 320i Sport Plus ActiveFlex.
Outros itens do sedã são faróis em led com máscara negra, volante com controle de velocidade de cruzeiro, ar-condicionado automático digital com duas zonas e câmara de ré. Em relação à segurança, são seis airbags, controles de estabilidade e tração e pneus runflat. O motor é 2.0 turbo com quatro cilindros que gera 184 cv e 27,5 kgfm, acoplado ao câmbio automático de oito marchas.
Mudança de catálogo
O Hyundai Creta teve sua linha 2019 revelada. A maior novidade para o modelo é a central multimídia das versões Pulse Plus, Sport e Prestige, que passa a vir com TV digital. A versão intermediária Pulse, que era oferecida com câmbio manual ou automático, saiu de cena. Agora, o Hyundai Creta parte de R$ 77.890 na versão Attitude, alta de R$ 1.540 em relação à linha 2018. Em relação às outras versões, o aumento foi de R$ 89.990 para R$ 91.890 na Pulse Plus, R$ 96.350 para R$ 97.890 na Sport, R$ 102.580 para R$ 103.990 na de topo Prestige. As variantes Attitude e Pulse Plus recebem motor 1.6, a primeira com câmbio manual e a segunda, com transmissão automática de seis marchas. Já as mais caras são com propulsor 2.0 e câmbio automático.
Todos as variantes do Creta são equipadas com itens como ar-condicionado, direção assistida, trio elétrico e controles de tração e estabilidade. O Creta Sport também ganhou suspensão recalibrada, com acerto mais firme para comportamento mais esportivo. A versão de topo Prestige adiciona itens como chave presencial com partida por botão e bancos de couro marrom.
Pedal a menos
Os Volkswagen Polo e Virtus ganharam uma nova opção de trem de força na linha 2019. Agora, as configurações de entrada MSI, que utilizam motor 1.6 de até 117 cv, também têm opção de câmbio automático de seis marchas, antes disponível apenas para o propulsor 1.0 TSI. Com isso, o Polo 1.6 automático custa R$ 62.690 e o Virtus, R$ 66.525.
De série, o hatch e o sedã com a novidade trazem direção elétrica, ar-condicionado e travas e vidros elétricos nas quatro portas, além de banco do motorista com regulagem de altura e central multimídia com Bluetooth, entrada USB e rádio AM-FM. Há ainda quatro airbags. É possível ainda adicionar alguns opcionais, como uma central multimídia com integração a aplicativos, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve de 15 polegadas e retrovisores elétricos, além de controle eletrônico de estabilidade e tração e assistente de partidas em rampa.
Esportivo remodelado
A Audi mostrou oficialmente as fotos e os detalhes sobre a reestilização na linha 2019 do TT. O modelo teve visual redesenhado nas versões Coupé e Roadster e, para celebrar os 20 anos do seu lançamento, ganhou uma edição comemorativa. O esportivo terá apenas uma opção de motor 2.0 turbo a gasolina, deixando de lado o 1.8 turbo da versão de entrada. O propulsor é oferecido em três versões de potência: 197 cv, 245 cv e 306 cv — a última apenas para a versão TTS.
Apesar de ter reduzido a potência do TTS de 310 cv para 306 cv nas versões Coupé e Roadster, eles ficaram mais rápidos: fazem o zero a 100 km/h em 4,5 segundos e 4,8 segundos, respectivamente. As transmissões são manual de seis marchas ou automatizada de duas embreagens e sete velocidades. A topo de linha TT RS vai manter o motor cinco cilindros de 2.5 litros turbo, mas a Audi ainda não divulgou dados de potência.
Despedida inesperada
O grupo FCA está de luto. O CEO Sergio Marchionne, que ficou 14 anos no comando do grupo, faleceu após complicações em uma cirurgia que precisou fazer no ombro. Ele tinha 66 anos e estava de licença desde junho, mas sua situação piorou nos últimos dias.
Mesmo antes da morte de Marchionne, a FCA já tinha definido o britânico Mike Manley, que vinha respondendo mundialmente pela divisão Jeep, para ocupar o posto. A mudança, inclusive, estava prevista para acontecer entre o final deste ano e o início do próximo, mas foi antecipada quando o estado de saúde de Marchionne piorou, na semana passada.
Dupla personalidade
A Mitsubishi vai transformar o compacto Mirage em um modelo totalmente novo. A ideia é que o carro venha como um SUV compacto para concorrer na Europa com Hyundai Kona e Peugeot 2008 em tamanho e preço. O novo Mirage deve usar a plataforma do Renault Captur e Nissan Juke, e terá um motor turbo de 0,9 litros, que gera 95 cv, e outro 1.5, também turbo, que chegará depois.
É a segunda vez que a Mitsubishi mantém o nome de um carro que já existe e o transforma em SUV. O esportivo Eclipse ganhou visual do Outlander, modelo de sete lugares da marca japonesa, mas com parte traseira elevada com perfil de cupê. Além da transformação do Mirage, há também projetos para produção de um esportivo compacto para concorrer com o Suziki Swift.
Bem na fita
A Fiat foi eleita como a montadora com melhor percepção de valor do mercado nacional numa pesquisa feita pela empresa de consultoria DOM Strategy Partners. Em sua quinta edição, o estudo considerou itens como eficácia da estratégia, valor de marca, relacionamento com clientes, sustentabilidade e uso de tecnologias digitais, entre mais de 50 critérios.
A Chevrolet ficou em segundo lugar, enquanto Volkswagen, Hyundai e Ford vêm em seguida entre as cinco melhores. De acordo com o CEO da empresa de consultoria, Daniel Domeneghetti, “o ranking é uma régua que mensura como a empresa se posiciona dentro e fora do seu mercado de atuação”. A pesquisa também analisou relatórios e matérias jornalísticas produzidas por editoras e outros institutos de pesquisa.
Estratégia de fuga
A Volvo vai alterar o esquema de importação do XC60 nos Estados Unidos para responder às ameaças de tributação extra do governo Trump para produtos chineses. Até então levado a partir da China, a montadora vai passar a importar o modelo da Suécia, onde o utilitário começou a ser produzido recentemente. A Volvo até inaugurou uma nova fábrica nos Estados Unidos, mas ela deverá produzir apenas o novo S60 por enquanto.
Os Estados Unidos impuseram acréscimo de 25% a produtos chineses. A fábrica da Volvo na China continuará produzindo o XC60, mas com destino a outros mercados. As vendas da Volvo na terra de Donald Trump cresceram 40% no primeiro semestre de 2018 em relação ao mesmo período do ano passado, e dos responsáveis foi o XC60, cujas vendas saltaram 64% com a mudança de geração. Em relação ao Brasil, as unidades vendidas por aqui vêm da Bélgica, onde o modelo já era produzido desde o lançamento.
Bolsas condenadas
A Ford deverá pagar US$ 299,1 milhões, aproximadamente R$ 1,2 bilhão, em indenizações nos Estados Unidos. O acordo refere-se ao caso dos airbags defeituosos da empresa Takata. A decisão foi tomada por um tribunal de Miami e ainda vai ser aprovada pela Justiça norte-americana. Honda, Toyota, Nissan, Mazda, Subaru e BMW já fecharam acordos semelhantes que somam cerca de US$ 1,2 bilhão, algo em torno de R$ 4,8 bilhões.
Ao menos 23 mortes estão ligadas aos problemas nas bolsas de ar, que disparam fragmentos de metal da carcaça interna durante a explosão. Ou seja, o defeito acentua os ferimentos em acidentados e causou as mortes. A estimativa é de que 30 milhões de carros ainda rodem nos Estados Unidos sem os reparos devidos no dispositivo.
Lei alterada
A legislação mudou e os consumidores com deficiência física que aproveitarem benefícios fiscais para a compra de um carro zero-quilômetro terão de ficar mais tempo com o veículo. Uma portaria do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que já está em vigor, impôs a restrição ao proprietário PcD de só poder revender o veículo depois de quatro anos — dois a mais do que antes. Isso no caso de um novo comprador que não seja também PCD. Já para negociar com outro consumidor PCD, a venda só poderá ser concretizada depois de uma autorização da Receita Federal.
Precisa de ajustes
A BMW abriu recall das motocicletas G 310 GS e G 310 R, para unidades fabricadas entre abril de 2017 e abril de 2018. Isso porque o suporte lateral pode ter defeito em sua fixação. Com isso, ele pode apresentar falha, levando ao rompimento e queda da motocicleta enquanto ela está parada. O serviço poderá ser agendado a partir do dia 20 de agosto, será gratuito e deve levar perto de uma hora para ser feito.