CALENDÁRIO NOVO
A Jaguar já comercializa no Brasil a linha 2017 do sedã de entrada da marca, o XE. Agora, como item de série para as versões R-Sport e S, o modelo tem o sistema multimídia InControl Touch e, opcionalmente, a versão Pro do sistema, com tela de 10,2 polegadas e 10Gb de memória interna. Os preços partem de R$ 181.560 e todas as variantes do XE possuem sistema de controle de tração inteligente. Os propulsores seguem os mesmos: 2.0 turbo de 240 cv, para as versões Prestige e R-Sport, e 3.0 V6 de 340cv para a de topo S.
PASSADO EM ALTA
A BMW Motorrad mostrou a versão Scrambler da retrô R NineT Roadster. A moto tem motor boxer de dois cilindros refrigerado a ar com 1.170cm³, 110cv e 11,8kgfm de torque. A suspensão dianteira é telescópica, com cobertura em forma de sanfona e 125 mm de curso. Atrás, o amortecimento utiliza monobraço, com curso de 140mm. De série, o modelo traz rodas de liga leve – as raiadas são opcionais -, com 19 polegadas na frente e 17 na traseira, freios ABS e discos de 320mm de diâmetro na frente e 265mm na traseira e bancos de couro. No visual, o farol é circular, o velocímetro, analógico, e o tanque comporta 17 litros de gasolina.
DE OLHO NO FUTURO
O primeiro carro com direção autônoma da Volvo será lançado em até cinco anos. Essa é a promessa da marca sueca, que já organiza um teste com aproximadamente 300 protótipos com sistemas que fazem com que os veículos circulem sem intervenção humana. Esses automóveis rodarão por regiões da própria Suécia, além de áreas do Reino Unido. Mas a Volvo ainda precisa encontrar os fornecedores necessários para cumprir tal meta.
CONTRA-ATAQUE ESPORTIVO
A Honda decidiu brigar com mais intensidade no segmento de esportivas de entrada, que engloba modelos como a KTM RC200, Yamaha YZF-R25 e Kawasaki Ninja 250. Para isso, a marca nipônica revelou a nova CBR 250 RR. A principal novidade é a sigla RR, de “racing replica”, destinada aos modelos mais esportivos. A base é inspirada no conceito Super Sport, e o motor é um 250cm³ bicilíndrico com oito válvulas, refrigeração líquida e duplo comando de válvulas no cabeçote. A potência e torque ainda não foram informados, mas deve girar em torno de 35cv. A CBR conta com o acelerador eletrônico e suspensão invertida na frente. De série, o modelo traz faróis duplos em led e painel digital.
JAPONÊS MEXIDO
A Suzuki anunciou o lançamento europeu da linha 2017 do S-Cross. O SUV ostenta mudanças visuais, especialmente na dianteira e na motorização. A frente do carro foi inteiramente redesenhada, com novos faróis, passando pela grade com filetes verticais cromados, até o para-choque com novas molduras plásticas. Sob o capô, há dois novos motores: um 1.0 de três cilindros turbo com 112cv e um 1.4 turbo com 140cv. Os dois podem vir associados a câmbios de seis marchas, manual ou automático, e a tração é sempre integral. As vendas na Europa começam no mês que vem.
O TEMPO
O que antes era descartado, agora parece ser cada vez mais possível. A BMW estuda a ideia de produzir, no futuro, uma picape de luxo – que concorreria com o modelo com caçamba que a Mercedes-Benz pretende lançar em 2018. A ideia é aproveitar o comportamento favorável do mercado a esses veículos comerciais e investir no projeto. De qualquer forma, ainda não há uma data marcada para que qualquer protótipo ou versão final do modelo seja apresentado.
DEU ERRADO
A Harley-Davidson abriu chamado aos proprietários de 323 unidades dos modelos Electra Glide Ultra Limited e Street Glide Special, produzidas entre 2015 e 2016, para realizar a desmontagem do cilindro mestre da embreagem hidráulica, lavar com solução apropriada e, posteriormente, remontar o sistema. O objetivo é evitar uma possível reação química na peça que pode impedir o desengate da embreagem após longos períodos de inatividade. O procedimento é gratuito e dura cerca de 90 minutos.