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Hyundai Elantra ganha sexta geração e adota tendência de fastback

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A Hyundai tem uma estratégia de crescimento no mercado muito bem desenhada. Nela está prevista, por exemplo, que as gerações de seus modelos duram apenas cinco anos – a não ser pela Honda, que adota o mesmo intervalo, os carros das demais montadoras mudam de sete em sete anos, na melhor das hipóteses. Isso quer dizer que os carros da marca sul-coreana adotam mais rapidamente os modismos da indústria. É nessa lógica que a sexta geração do sedã médio Elantra chega ao mercado, substituindo a lançada em 2011. O carro é fabricado nos Estados Unidos e na Coreia do Sul e já em meados desse ano deve chegar ao Brasil.

O novo Elantra sofreu mudanças significativas na estrutura, no interior e no design. A marca adotou o uso de aço de alta resistência – mais leve – em até 53% da carroceria, contra 21% na geração anterior, o que melhorou a rigidez torcional da carroceria em 30%. Além disso, o visual do novo Elantra está mais agressivo, seguindo a tendência de terceiro volume com caimento suave, semelhante ao de um cupê – linha que ressuscitou a designação “fastback”, comum nos anos 1970. Além de colocar o Elantra na moda, melhora a aerodinâmica do carro.

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Visualmente, o Elantra manteve a proposta agressiva com linhas fluídas, como a marca “vende” em seus anúncios. Os novos faróis apresentam aspecto mais horizontal e contam com iluminação em leds. A grade hexagonal ostenta cinco barras cromadas e funciona como uma grande entrada de ar. Na traseira, as lanternas com luzes em led também foram horizontalizadas.

Por dentro, o novo Elantra conta com acabamento de material em plástico macio em praticamente todo o cluster. O painel de instrumentos combina mostradores analógicos e digitais – o velocímetro e o conta-giros mostram valores através das tradicionais agulhas, enquanto outras informações, como troca de marchas, temperatura do motor e odômetro, aparecem em uma tela digital. A central multimídia é controlada por uma tela “touch” de sete polegadas, com navegação e som, mas não é compatível ainda com Apple Car Play e Android Auto.

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Sob o capô, o Elantra 2017 conta com duas opções de motorização nos Estados Unidos. Uma delas é um 2.0 litros, que rende 149cv e tem torque de 18,3 kgfm. A outra, um 1.6 litro GDi, com injeção direta de combustível, de 140cv e 16,4kgfm de torque. O câmbio, manual ou automático, tem sempre seis velocidades.

Em todas as versões, o Elantra traz sete airbags, controle de estabilidade e tração e sistema de monitoramento de pressão dos pneus. Como itens opcionais, há frenagem automática com detecção de pedestres, aviso de ponto cego nos retrovisores e assistente de faixa, que alerta quando a troca de faixa acontece sem sinalização.

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