A Peugeot está decidida a consolidar uma imagem mais sofisticada no Brasil. Para isso, é preciso trazer produtos que façam os possíveis consumidores se impressionarem. Mesmo que não vendam muito. Esse é um dos principais motivos para a marca trazer da França para o Brasil o novo 308 GTi. O hatch esportivo tem a missão de dividir as atenções com o também tradicional Golf GTI. Para preparar o terreno para essa chegada e não criar estranhamento na vitrine das lojas, 308 e 408 feitos na Argentina passaram recentemente por uma renovação visual para assumir o novo “family face” da marca, com o leão indo do capô para a grade e farol e lanternas redesenhados.
Esteticamente, o visual está mais agressivo. O hot hatch ganhou difusor preto, escapamento duplo, as entradas de ar foram ampliadas e as saias laterais estendidas. O visual esportivo chama mais atenção devido aos discos de freios aumentados e às pinças vermelhas. O modelo vem com rodas de liga leve de 18 polegadas e bancos esportivos, enquanto na versão mais furiosa ganha rodas de 19 polegadas e diferencial Torsen, de deslizamento limitado, como equipamento de série. Este sistema melhora o desempenho nas curvas pois canaliza o torque para a roda com maior aderência e aumenta a tração.
Outra novidade está no recheio tecnológico. A tela do sistema multimídia tem 9,7 polegadas e é sensível ao toque. Além das informações do computador e do som, ela projeta a imagem da câmera de ré. Ele traz ainda controle de cruzeiro adaptativo, limitador de velocidade, rádio digital, Bluetooth, entrada USB para dispositivos de áudio externo e navegação por satélite. E também, sensores para faróis e limpador de pára-brisa e sistema keyless.
O propulsor a gasolina é o turbinado 1.6 THP quatro cilindros calibrados para render 250cv ou 270cv de potência, com torque máximo de 33,65kgfm. O propulsor é aliado a uma transmissão manual de seis marchas. Ambos com peso de apenas 1205Kg, o que permite o 308 GTi 250 vá de zero a 100km/h em 6,2 segundos e o 308 GTi 270 em apenas 6 segundos cravados. Mesmo com esse desempenho, o consumo médio prometido pela marca é de 16,7 km/litro. Na Europa o valor parte de 40.650 euros, algo em torno de R$ 160 mil.