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Renascido para correr

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Novo motor 2.0 VTEC turbo da Honda é capaz de atingir até 310 cv (Foto: divulgação)

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O Honda Civic Type R já teve seus momentos de glória na Europa. Até que, em 2010, por não cumprir as normas Euro 5 em relação às emissões de gases poluentes, teve suas vendas encerradas. Mas não demoraram a surgir as promessas de seu relançamento, com mudanças substanciais no motor 2.0 – que rendia 200 cv – para garantir a possibilidade de comercialização nos países da comunidade europeia. Apresentado no Salão de Genebra deste ano, em março último, o esportivo não só está dentro da lei como também mais arisco do que nunca: agora, novo motor 2.0 VTEC turbo da Honda é capaz de atingir até 310 cv.

O propulsor com injeção direta e turbocompressor tem tração dianteira e seu pico de potência aparece aos 6.500 giros. Já o torque máximo, que dá as caras em 2.500 rpm, chega a 40,8 kgfm. Com esses números, o modelo parte do zero e chega aos 100 km/h em apenas 5,7 segundos e pode alcançar a velocidade máxima de 270 km/h. Para completar o trem de força, o hatch traz uma transmissão manual de seis velocidades.

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Testes

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Planejado como um carro de corrida voltado para as ruas, o Civic Type R passou por longos testes de aerodinâmica nas instalações da Honda dedicadas ao desenvolvimento de modelos esportivos e de competição, em Sakura, no Japão. É lá também que está o programa de desenvolvimento dos motores de Fórmula 1 da marca nipônica. A parte inferior da carroceria permite a passagem do ar e se combina ao difusor traseiro, que auxilia na sustentação aerodinâmica e faz o carro se “grudar” na estrada. Os spoilers dianteiro e laterais também contribuem para controlar os fluxos de ar e aumentar a estabilidade. As grandes grades superiores e inferiores no para-choque dianteiro facilitam a entrada do ar para esfriar o motor e os freios, que são de alta performance feitos pela Brembo.

Foram introduzidos sistemas de suspensão com amortecimento ativo de quatro pontos, que controla cada roda de forma independente, com transferência limitada da carga durante acelerações e desacelerações fortes. De acordo com a marca, o Civic Type R reduz o efeito do torque na direção em cerca de 50% em comparação à configuração convencional do Civic, para melhorar a estabilidade em alta velocidade e curvas acentuadas, assim como a sensibilidade no volante. A suspensão traseira em formato H com barra de torção amplia a rigidez torcional em 180%.

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No novo Civic Type R, há um botão que ativa o modo de condução “R+”, que aumenta as respostas de diversos sistemas do chassis e da motorização. Ele altera os mapas de torque para um comportamento mais agressivo e focado na alta performance. A direção fica endurecida e a rigidez da suspensão aumenta em 30%, segundo dados da Honda. Na Europa, os preços começam em 37 mil euros, cerca de R$ 128 mil. No Brasil, esse é quase o preço do Honda Civic Si, com motor 2.4 de 206 cv e 23,9 kgfm de torque. E, pelo menos por enquanto, não há qualquer previsão de desembarque do modelo em território nacional.

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