Demorou, mas o Focus finalmente incorporou a atual identidade visual da Ford. O estilo em vigor na marca do oval surgiu em janeiro de 2012, quando o novo Fusion foi o grande destaque do Salão de Detroit. Após o lançamento do sedã médio-grande, os renovados Fiesta, Ecosport e Ka também vieram com a ampla grade hexagonal. Já na linha média Focus, a novidade apareceu apenas em outubro no ano passado, na Europa, e em dezembro nos Estados Unidos. Na América do Sul, o Focus renovado acaba de ser apresentado no Salão de Buenos Aires, na Argentina – onde é fabricado. A versão hatch acaba de ser lançada no Brasil – mas só chegará às concessionárias em agosto, junto com o sedã.
No Mercosul, a defasagem visual do Focus em relação aos demais modelos da Ford ficou particularmente ressaltada. A terceira geração do médio, lançada em 2011 na Europa, só chegou à região em setembro de 2013, quando os novos Fiesta e Ecosport já haviam herdado o estilo frontal do Fusion. Com a grade antiga, apesar de ser um projeto moderno, o Focus de terceira geração realmente parecia antiquado quando comparado aos “companheiros de vitrine”. Nada que impedisse a Ford de manter a liderança de vendas entre os hatches médios – esse ano, o Focus tem 27,8% dos emplacamentos do segmento, seguido pelo Volkswagen Golf, com 25,2%, e pelo Chevrolet Cruze Sport6, com 24,1%.
Com o “face-lift” da terceira geração, o Focus 2016 agora está “bem na foto” em relação aos outros modelos da marca. Ostenta a generosa grade que lembra um “bocão”, bastante similar à usada nos modelos da britânica Aston Martin – que pertenceu à Ford de 1994 a 2007. No Focus, a grade ajuda a diferenciar as versões SE, com formato colmeia, e Titanium, com barras cromadas. Os faróis também foram reestilizados e agora incorporam luzes diurnas em leds. Na lateral, a versão Titanium traz um friso cromado na linha dos vidros. E na traseira, as lanternas assimétricas foram redesenhadas e ganharam superfície complexa. Por dentro, a ideia foi criar um ambiente agradável, com cores mais escuras e contraste de texturas para dar requinte. O cockpit segue um padrão moderno e o painel oferece muitas superfícies “soft touch” e revestimentos em couro. O novo volante é revestido em couro e incorpora comandos de áudio.
Como o objetivo é manter a liderança nacional em seu segmento, o Focus hatch traz também novas tecnologias, principalmente na versão de topo Titanium. É o caso do assistente de frenagem autônomo, que evita a colisão em velocidades de 20 km/h e reduz de forma significativa o impacto a até 50 km/h, do sistema de estacionamento automático de nova geração, para vagas paralelas e perpendiculares, e dos faróis bi-xenon adaptativos que ajustam a iluminação de acordo com a condição de rodagem. A versão básica SE já sai de fábrica com o AdvanceTrac – que inclui controle de estabilidade e tração -, sistema de conectividade Sync com tela colorida de 4.2″, conexão Bluetooth, comandos de voz em português para áudio e telefone, sistema AppLink com cinco novos aplicativos e Assistência de Emergência, que faz uma ligação automática ao serviço de atendimento médico de urgência em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte de combustível. Já as versões Titanium incorporam o Sync MyFord Touch, com tela de 8 polegadas, sistema de navegação, comandos de voz para áudio, telefone, navegador e ar-condicionado, câmara de ré e Sony Premium Sound com nove alto-falantes.
Os motores permanecem os mesmos. O 1.6 Sigma Flex, de 135/131 cv, vem com transmissão manual de cinco velocidades. Já o 2.0 Direct Flex, de 178/175 cv, vem com transmissão sequencial de seis velocidades – que agora traz “paddle shifts” no volante. Em termos de preços, a Ford também optou por não alterar muita coisa. O novo Focus hatch 2016 parte dos mesmos R$ 69.900. Mas agora o modelo de entrada SE 1.6 já vem de série com rodas de liga leve de 17″, sistema AdvanceTrac, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, sistema de conectividade Sync com tela colorida de 4,2″, AppLink e Assistência de Emergência. Faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva, chave programável MyKey e ar-condicionado também são de série.
Na outra ponta da tabela está a versão “top” Titanium Plus 2.0 AT. Vem com acabamento Titanium, rodas exclusivas, airbags de cortina, chave com sensor de presença e partida inteligente Ford Power, sistema de conectividade Synv com MyFord Touch, Sony Premium Sound, assistente de frenagem autônomo, faróis bi-xenon adaptativos, sistema de estacionamento automático de segunda geração, espelhos com rebatimento elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico e teto solar elétrico. O preço salta para R$ 95.900. A Ford vai dar aos proprietários dos modelos 2014/2015 um desconto de 15% na compra do modelo 2016. A oferta será válida por três meses, dentro de um sistema de pré-venda. Quem adquiriu o veículo financiado também tem a opção de carregar o financiamento para o modelo novo.