Os Mercedes-Benz Classe G pertencem a uma verdadeira “realeza” do off-road. Não só pelo conforto e o requinte, mas também pela resistência e confiabilidade para encarar esses circuitos fora de estrada. Mais que isso: são modelos que não abandonam o “trono” e rodam também perfeitamente no asfalto com muita segurança e requinte.
O uso de um sistema com três diferenciais faz dos Classe G os únicos veículos off-road de três blocos de série da marca. O sistema de tração integral eletrônico 4Matic e o seletor de engrenagens também facilitam o “trabalho”, ainda mais para os inexperientes. Outra grande característica são os amplos ângulos de ataque: são 36 graus de entrada, 31 graus de saída e impressionantes 54 graus de inclinação lateral.
As unidades avaliadas desta gama foram os modelos G 350, G 500 e G 63, que têm motores de alto rendimento. Para o primeiro, a Mercedes-Benz adotou um V6 diesel de 3.0 litros que gera 245 cv de potência e tem torque de 61,18 kgfm. Já o G 500 é equipado com um V8 4.0 a gasolina de 422 cv e 62,2 kgfm de torque.
A divisão de esportivos AMG da marca alemã também tem presença na Classe G. O G 63 AMG conta com um 5.5 litros de oito cilindros a gasolina, de 571 cv e 77,5 kgfm _ mesmo pesando 2.600 kg, ele é capaz de fazer o zero a 100 km/h em apenas 5,5 segundos. Uma segunda versão deste modelo, o G 65 AMG, tem um trem de força V12 biturbo, de 6.0 litros, com 630 cv e 101,97 kgfm.
Na Europa, os preços da Classe G começam nos 133.500 euros na versão G 350 (aproximadamente R$ 488 mil) e chegam aos 146.500 euros da versão G 500 (cerca de R$ 536 mil). Para os modelos AMG, a marca pede 200 mil euros pelo G 63 (R$ 732 mil) e 352 mil euros pelo G 65 (em torno de R$ 1 milhão e 200 mil). No Brasil, a fabricante vende o G 63 AMG 4Matic por aproximadamente R$ 950 mil.
Primeiras impressões
Roma/Itália – Os Mercedes Classe G reúnem o melhor de dois mundos: o luxo e o uso extremo fora de estrada. Apresentam baixo nível de ruído, incomparável para o segmento off-road. Isso é constatável mesmo durante as etapas mais extremas, como, por exemplo, numa subida enlameada ou em obstáculos que causem efeito de torção, que por sinal não são nenhum problema para os amortecedores que apresentam bom curso de compressão e extensão.
Os controles eletrônicos e bloqueio do diferencial dão bom suporte ao motorista e transmitem uma agradável percepção de segurança Torna-se realmente divertido pegar uma trilha com esses fora de estrada, mesmo para aqueles com pouca prática no off-road.
*Colaboração de Victor Alves/Auto Press