Para ganhar volume, uma montadora tem de ir aonde o mercado está. Atualmente o foco está nos SUVs. Daí a Volvo apostar no lançamento do utilitário médio XC40 para aumentar sua fatia no segmento premium. O novo SUV chega ao Brasil no final de março e suas vendas já chamam atenção: as 125 unidades anunciadas para a série especial T5 First Edition já se esgotaram, sendo que 70 delas foram reservadas nas primeiras 25 horas. O modelo vai estar disponível por aqui em três configurações, sendo a XC40 de entrada, XC40 Momentum e XC40 R-Design. Para preparar a chegada do modelo, a montadora até “empurrou” o XC60 para cima. Na recente troca de geração, mostrada em março do ano passado no Salão de Genebra, o modelo evoluiu no recheio tecnológico, ficou com um preço mais “robusto” e também ganhou corpo – ficou com 4,69 m de comprimento, 2,86 m de entre-eixos e mais de 2 toneladas de peso.
Já o XC40 tem 4,42 metros de comprimento, 2,70 m de entre-eixos e pesa cerca de 1.700 kg. Os preços também são mais convidativos que no XC60. A versão mais básica do XC40 custará R$ 169.950 no Brasil, enquanto a intermediária sairá por R$ 189.950 e a topo de linha por R$ 209.950. A primeira será equipada com o motor T4, 2.0 de 190 cv. As outras ganharam motor 2.0 com 254 cv e torque é de 35,6 kgfm de 1800 a 4800 rpm. Todos virão com câmbio automático de oito marchas, já que a grande novidade, o motor de três cilindros, não foi confirmada para aqui. A tração será 4X2 na primeira versão e 4X4 nas outras duas.
Outra novidade para o ano que vem é o propulsor de 1.5 litro de três cilindros turbo, com 154 cv, que vai estrear no SUV XC40. Ele chega com um tradicional câmbio de seis velocidades e também vai inaugurar uma nova transmissão automática com oito marcha. A empresa afirma ainda que o motor de três cilindros também servirá para modelos do SUV híbridos no futuro, já que esses fazem parte dos planos da Volvo.
O Volvo XC40 traz elegância e os acabamentos que demonstram que o carro foi projetado para durar. A marca, que sempre impressionou com a alta qualidade nos padrões de segurança, procurou manter a tradição e traz diversos sistemas de assistência à direção e equipamentos para segurança passiva. O interior também traz diversas modernidades, como a tela de entretenimento de 12 polegadas, além de um sofisticado sistema de assistência para estacionamento e interação com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay. Está bem preparado para enfrentar rivais como Audi Q3, BMW X1, Mercedes-Benz GLA e Land Rover Range Rover Evoque.
Primeiras impressões
Uma vez ligado, o XC40 imediatamente prova ser muito silencioso. Os 190 cv entregues pelo motor 2.0 a gasolina se mostram bem disponíveis – pelo menos quando se trata do trânsito milanês. Nas manobras, o sistema de câmeras 360° se mostrou muito completo. Já as colunas traseiras protuberantes incomodam, enquanto a visibilidade frontal é excelente. Dirigir o SUV é fácil, mas estar como passageiro também está longe de ser um sacrifício. Apenas na traseira há alguma sensação de falta de espaço, porque dois adultos são levados com tranquilidade, mas um terceiro elemento demanda um pouco mais de esforço.
Pessoalmente, o Volvo XC40 é ainda mais bonito do que em fotos. O carro não chega a ser um modelo esportivo, mas basta pisar mais forte no acelerador para que o SUV se mostre vigoroso. O ajuste da suspensão ajuda, fazendo com que mesmo as curvas mais fechadas sejam enfrentadas com total estabilidade – mais do que o esperado, normalmente, em um veículo alto – tem 1,65 metro. Equipamentos como controle de cruzeiro adaptativo, sensor de obstáculos com frenagem de emergência e alerta de tráfego cruzado se destacam entre os principais itens de segurança. Bem alinhado com o padrão conquistado pela Volvo ao longo de anos dedicados a se tornar uma referência nesse assunto.