2015 foi bastante ruim para a indústria automotiva brasileira. Mas a Honda não tem do que reclamar. Num ano em que as vendas de automóveis no país devem encolher algo perto de 25%, a marca japonesa, embalada pelo sucesso do lançamento do utilitário esportivo HR-V, foi uma das poucas empresas a ganhar vendas em 2015 – deve fechar o ano com um crescimento de cerca de 14,5% nos emplacamentos em relação a 2014. Além dela, as únicas marcas a crescerem no Brasil foram Jeep, Audi, BMW e Mercedes-Benz. Todas as outras “encolheram”. Para aproveitar a boa fase no país – e também para crescer em um segmento altamente rentável -, a Honda vai importar dos Estados Unidos, a partir de janeiro, a versão 2016 do sedã médio-grande Accord.
O novo Accord chega em versão única. O modelo EX vem com motor i-VTEC 3.5 V6 de 280cv de potência a 6.200rpm e 34,6kgfm de torque a 4.900rpm, combinado com um câmbio automático de seis marchas, agora com paddle shifts. Com o “facelift” realizado na linha 2016, o sedã ganhou um visual mais contemporâneo e sintonizado com a atual “cara” da marca. O aspecto geral é esportivo e imponente. Capô e para-choques têm vincos acentuados que se integram à nova grade cromada. O conjunto ótico é todo novo, com faróis e luzes de neblina exclusivamente em leds. Na lateral, destacam-se as estilosas rodas aro 18. Na traseira, mudanças nos para-choques e iluminação em leds nas lanternas. O aerofólio na tampa do porta-malas se incumbe de dar uma pitada de esportividade e jovialidade ao modelo.
Como nem só de aparências se faz um sedã médio-grande, o Accord incorpora também novas tecnologias para agradar os consumidores do segmento, que esperam bem mais do que apenas espaços maiores que os dos sedãs médios. Entre as novidades tecnológicas está uma nova central multimídia, com navegador integrado e informações de trânsito por meio de radiofrequência – sem necessidade de conexão com smartphones. Por enquanto, o sistema funciona nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba. O sistema multimídia possibilita ainda conexão Wi-Fi com o uso de browser para acesso à internet, além da conexão Bluetooth para realização de chamadas e reprodução de áudio, compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Ou seja, é possível acessar informações e funções de smartphones e tablets diretamente na tela do veículo, por espelhamento. A entrada HDMI permite a reprodução de áudio, vídeo e imagens em alta definição por meio de dispositivos como notebooks e câmeras digitais. Existem, ainda, duas entradas USB para MP3 player, pen drive e iPod/iPhone/iPad, além do DVD player e uma entrada auxiliar. Para dar vazão a tanta conectividade, o sistema de áudio conta com alto-falantes nas quatro portas, dois tweeters na dianteira e um subwoofer na traseira.
Além da central multimídia com tela touchscreen de 7 polegadas, a principais novidades no habitáculo são as pedaleiras esportivas em alumínio com iluminação, o acabamento com revestimento na cor preta, o novo acabamento no painel de instrumentos e o banco traseiro bipartido rebatível (60/40). O revestimento dos bancos combina couro e partes específicas em material sintético. Detalhes com aspecto de madeira no painel e nas portas reforçam o aspecto de requinte. O volante conta com ajuste de altura e profundidade e os bancos têm ajustes elétricos. Graças ao sistema de partida à distância com acionamento pela chave, o ar-condicionado automático dual zone pode ser acionado ao ligar o motor do veículo, permitindo que a cabine seja climatizada antecipadamente até atingir 22° C. Nada mal para quem vai encarar esse verão inclemente que a meteorologia prevê em quase todo o território nacional.
Além dos sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, a reprodução de imagem da câmera de ré do novo Accord oferece três modos de visão: normal, com campo ampliado e de cima para baixo. E inclui a função de guia dinâmica, na qual uma linha virtual de orientação acompanha a rotação do volante, projetando qual seria o posicionamento do veículo com o atual esterçamento do volante. Os retrovisores externos podem ser rebatidos eletricamente e, do lado direito, o retrovisor tem o dispositivo Honda LaneWatch. Trata-se de um monitor de ponto cego que utiliza uma câmera localizada abaixo do espelho e mostra as imagens no display. O Accord 2016 traz também abertura da porta do motorista por aproximação, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva e teto solar elétrico.
Em tempos de gasolina tão cara, outra novidade interessante do novo Accord é a tecnologia de Administração de Cilindro Variável (VCM). O sistema pode ativar e desativar três cilindros do motor, conforme a necessidade, para atender às demandas de potência e economia de combustível. Em velocidades mais baixas, o VCM permite que o 3.5 V6 trabalhe com apenas metade do número de cilindros. Quando é preciso mais força, todos entram em ação. Quanto ao preço do novo Accord no Brasil, a Honda ainda faz segredo.