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Volkswagen muda discretamente visual de Gol e Voyage

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Face-lift leve
A Volkswagen mudou o novo visual para a linha 2019 do Gol e do Voyage. Além de mudanças pontuais no desenho, hatch e sedã tiveram a linha simplificada e são oferecidos em uma única versão de acabamento, variando apenas os motores. As vendas começam em junho, e o Gol 1.0 custará R$ 44.990, enquanto com propulsor 1.6 o valor sobe para R$ 50.780. Já o Voyage 1.0 parte de R$ 52.640 e o 1.6, de R$ 56.640. Todos têm ar-condicionado, direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de altura, suporte para celular, vidros e travas elétricos como itens de série.

As mudanças estão concentradas na dianteira. A grade ficou maior, dando a impressão de que a frente está mais alta. O para-choque e o farol também foram redesenhados. O hatch e o sedã também ganharam potência na motorização de entrada, que passou dos 82 cv para 84 cv, assim como já acontece no Polo. No caso do motor 1.6 8V, a potência é de 104 cv. O câmbio é sempre manual, com 5 marchas.

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Foto: Divulgação

Ataque por baixo
A Fiat já vende a nova versão de entrada do Argo, que estava nos planos da fabricante italiana há alguns meses. A variante custa quase R$ 3 mil a menos que a Drive 1.0, antes a mais barata, e a novidade é também uma forma de comemorar o primeiro ano de vendas do hatch. Por R$ 44.990, o carro tem ar-condicionado, direção, trava e vidros dianteiros elétricos, sistema start/stop, computador de bordo, volante com regulagem de altura e rodas de aço de 14 polegadas.

Para se tornar mais barata, a variante Argo 1.0 perdeu alguns itens. Caso, por exemplo, do limpador e desembaçador traseiro, pré-disposição para rádio, chave canivete com função de telecomando, banco do motorista com regulagem de altura, porta-óculos, alça de segurança e acabamento cromado do difusor de ar. Aqueles que optarem por rádio com Bluetooth e volante com comandos de rádio terão de desembolsar R$ 1.300 a mais. O motor continua o Firefly 1.0 de 3 cilindros, de 77 cv, com câmbio manual de 5 marchas.

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Foto: Divulgação

Sedã consciente
A Audi escolheu Portugal para promover o lançamento da oitava geração do sedã A6. O carro, que já tinha sido revelado no final de fevereiro, começará a ser vendido por aqui no início de 2019 e é presença garantida na próxima edição do Salão de São Paulo, que acontecerá no mês de novembro. Junto com ele, devem aparecer no motorshow os novos A7 e A8, que também chegarão às lojas brasileiras no ano que vem.

O A6 chega com a mesma motorização do A7, ou seja, propulsor 3.0 V6 de 340 cv, e com o novo sistema de eletrificação que a Audi chama de “hibrido leve” — já adotado no A8. Ele funciona com bateria de íon de lítio de 48 volts, que possibilita que o veículo se movimente em percursos urbanos de baixa velocidade e de cruzeiro através de uma correia de transmissão ligada ao alternador, gerando economia de combustível.

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Foto: Divulgação

Picape invocada
A Brabus divulgou imagens de uma preparação realizada na Mercedes-Benz Classe X. A picape, que será vendida no Brasil provavelmente no ano que vem, passou por alterações no visual e conseguiu ganhar também mais potência com a intervenção da preparadora. E a customização, realizada na configuração 250d, estará disponível para venda também no Brasil através da Strasse de São Paulo.

A picape ganhou 21 cv a mais no motor turbodiesel de 2.3 litros que a equipa, totalizando 211 cv de potência e 52 kgfm de torque. Além disso, sai o logo da Mercedes-Benz na dianteira para dar lugar ao da Brabus. Na frente, também aparecem marcadores laterais de leds integrados, enquanto a traseira fica marcada por quatro saídas de escape, que adicionam um toque mais esportivo ao utilitário com caçamba.

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Foto: Divulgação

É a economia!
A retirada de fabricantes de salões de automóveis, que tem acontecido com bastante frequência no exterior, se repete no Brasil. Grandes expositores anunciaram que não estarão no motorshow de São Paulo. Land Rover, Jaguar, Peugeot e Citroën vão se juntar à Volvo e JAC Motors, que também não estiveram na edição passada, realizada em 2016.

De acordo com informações da organização do evento, cerca de 30 marcas estão confirmadas para a edição deste ano. Os altos custos para participação nos eventos estão entre os motivos para a não confirmação das presenças. De qualquer forma, a confirmação das fabricantes pode acontecer até as vésperas da atividade. Em 2018, o Salão de São Paulo acontece entre os dias 8 e 18 de novembro.

Sustentabilidade prometida
O novo sedã S60 — que será lançado mundialmente em breve — será o primeiro Volvo a ser produzido sem a oferta de um motor diesel. A partir de 2019, os carros lançados pela marca estarão disponíveis apenas em combinações de motores híbrido e a gasolina, híbrido plug-in e a gasolina e veículo elétrico a bateria. A decisão faz parte do plano de eletrificação da frota, estabelecido pela Volvo Cars em julho de 2017.

Sedã médio de luxo, o S60 será construído sobre a plataforma modular SPA, desenvolvida pela Volvo, que também serve de base para as séries 90 e 60. A produção será feita de forma exclusiva na nova fábrica da Volvo Cars, nos arredores de Charleston, Carolina do Sul, nos Estados Unidos. Isso significa que os modelos fabricados nessa unidade industrial irão abastecer não apenas o mercado norte-americano, mas sim todos onde o modelo será comercializado.

Item de segurança
A Ford apresentou na Europa uma nova geração de câmara de ré que oferece uma visão de 180° da traseira do veículo e aciona os freios automaticamente ao detectar obstáculos, com o auxílio de radares. Instalado acima da placa de identificação do veículo, o equipamento permite ao motorista observar, na tela do painel, a movimentação de pedestres, ciclistas e outros veículos de forma ampla, cobrindo áreas normalmente fora do seu campo de visão. Para completar, sensores de radar monitoram a área atrás do carro e geram um alerta quando automóveis e motocicletas se aproximam. Nesse caso, se o motorista não tomar nenhuma ação o sistema aplica os freios automaticamente para evitar colisões.

Uma pesquisa recente da Ford mostrou que, das cinco manobras consideradas mais difíceis pelos motoristas, quatro envolveram a ré. A quinta é sair de frente em áreas de estacionamento. A nova tecnologia se junta a outros recursos semiautônomos de assistência ao motorista da marca. Como, por exemplo, o sistema de monitoramento de ponto cego e tráfego cruzado, o piloto automático adaptativo, o sistema de permanência em faixa e o alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestres, já oferecidos em modelos no Brasil.

Reação em cadeia
Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a Anfavea, a produção de veículos pesados aumentou em 55,1%, no primeiro trimestre desse ano, em comparação com o mesmo período de 2017. Foram produzidas 24.427 unidades, em 2018, frente a 15.748 caminhões fabricados no ano passado.

O grande número de caminhões produzidos pode ter impulsionado, também, a comercialização de consórcios. Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC), as vendas de novas cotas cresceram 8,4%, também no primeiro trimestre deste ano. Só para veículos pesados, o aumento foi de 3,7%.

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