AVENTURA VALORIZADA
A Honda apresentou um novo conceito da Africa Twin – moto que chega ao Brasil no segundo semestre – com proposta mais off road para a big trail. A ideia segue a linha das motos da montadora no Rally Dakar, com escapamento Termignoni de competição, banco liso e inteiriço – que deixa o piloto se movimentar melhor -, peito de aço de motor maior e rabeta mais simples. Sem luzes de setas e nem espelhos, o conceito foi apresentado nas cores da Africa Twin original, azul, branco e vermelho.
NA AGENDA
A Jaguar programa para daqui a três anos o lançamento da nova geração do sedã XJ. A intenção é apostar não só no luxo e desempenho típicos dos modelos da marca britânica, mas também na sustentabilidade. Já se esperam opções de trens de força híbridos ou elétricos e tecnologias voltadas para a direção autônoma. Vale lembrar que se trata do carro mais antigo da marca à venda. Seu lançamento aconteceu em 1968, ou seja, há 48 anos.
PARCERIA
A Scania entregou à Auto Viação Catarinense, do Grupo JCA, 10 novos modelos do ônibus K 440 8×2. Com carroceria Marcopolo e dois andares, os veículos contam com primeira classe no piso inferior, com poltronas que viram camas ao reclinarem em 180°. Todos os passageiros, no entanto, desfrutam de sinal de wi-fi, DVD, ar-condicionado, banheiro e poltronas com descanso de perna. A nova frota possui sistema anti-tombamento e custou cerca de R$ 10 milhões à companhia – ou seja, R$ 1 milhão por ônibus. Apesar da crise, só nos últimos dois anos, o Grupo JCA já comprou 156 unidades da Scania para renovar sua frota.
TRAJETÓRIA DE SUCESSO
A Mercedes-Benz comemorou o marco de 3 milhões de unidades vendidas do furgão e van Sprinter. Lançado em 1995, o comercial leve é líder de emplacamentos em seu segmento em vários mercados, como Alemanha, Argentina e África do Sul. Só no ano passado, foram comercializados mais de 194 mil exemplares, sendo 28.600 entregues a clientes dos Estados Unidos – resultado que indica um crescimento de 11% em relação a 2014. Seis fábricas em dois países produzem o modelo, sendo duas na Alemanha e as outras nos Estados Unidos, Argentina, China e Rússia.
PERUA OFF ROAD
A Volkswagen revelou nos Estados Unidos a versão Alltrack da perua Golf Variant. A novidade fica por conta de apliques de plásticos nas caixas de roda, que também permeiam as saias laterais e os para-choques. Além disso, a dianteira ganhou grade inferior com novo desenho. A perua subiu 2,5 cm de altura em relação ao Golf Variant convencional. O motor 1.8 turbo a gasolina de 170 cv e 27,5 kgfm – utilizado no modelo vendido por lá – foi mantido, assim como a tração integral 4Motion. O câmbio é o automatizado de dupla embreagem e seis marchas. A configuração chega às lojas norte-americanas no terceiro trimestre desse ano.
AGRESSIVIDADE ÚTIL
A Mercedes-AMG já mostrou seu arrojado GLC43, que segue sua estratégia de ampliação da linha esportiva da marca alemã. Integrante dos modelos “43”, o modelo tem câmbio automático de nove marchas e motor 3.0 V6 biturbo de 367 cv, que garante aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h. O para-choque dianteiro tem entradas de ar grandes, as rodas são aro 19 e há saias laterais, grade com desenho exclusivo e novo difusor traseiro.
HERANÇA
Com o fim da marca Scion, a Toyota passa a aplicar sua própria logo nos modelos da divisão extinta. O FR-S, por exemplo, será relançado como Toyota GT 86, com visual repaginado. Os para-choques foram redesenhados e faróis e lanternas traseiras são em leds. Volante e revestimentos do painel agora levam couro e camurça sintética. Os bancos também mudaram. O motor de 2.0 litros recebe 5 cv a mais, totalizando 205 cv, e a suspensão teve os amortecedores recalibrados, para favorecer a esportividade.
AO SUL DO MERCOSUL
A Renault iniciou a pré-venda da Duster Oroch na Argentina. A picape fabricada em São José dos Pinhais, no Paraná, ainda não teve a data de lançamento para os “hermanos” confirmada. O modelo será oferecido com motor 1.6 16V de 110 cv, acoplado a uma caixa manual de cinco marchas, ou 2.0 16V de 143 cv e câmbio de seis marchas, sempre com tração dianteira.
ATUALIZAÇÃO
Com importação descontinuada para o Brasil, o Chevrolet Sonic acaba de ganhar novo visual. Agora, hatch e sedã carregam a nova identidade da marca, com uma estreita grade superior e grande tomada de ar e suporte de placa no para-choque. Os faróis foram redesenhados, assim como para-choques, capô e lanternas traseiras. A central multimídia passa a ser compatível com Apple Car Play e Google Android Auto e o banco do motorista pode ser elétrico. Além disso, há versões com volante aquecido e chave presencial para acesso e partida. Os motores permanecem os mesmos 1.8 litro aspirado e 1.4 litros turbo, ambos com 138 cv, e transmissão automática ou manual de seis marchas.