Desde que foi lançado, em 2011, o Land Rover Range Rover Evoque se firmou com um dos maiores sucessos da indústria automotiva mundial neste século. Com sucesso global de vendas, o modelo tornou-se também a “menina dos olhos” da Land Rover do Brasil, sendo o modelo mais comercializado da empresa no país. Foram mais de 2.500 unidades emplacadas no primeiro semestre deste ano – números bem significativos quando se trata de um veículo com preços iniciais na casa dos R$ 200 mil. Sem fazer muito alarde, a fabricante britânica trouxe para o país no ano passado uma variante diesel para o utilitário esportivo, antes disponível apenas com motores a gasolina. Batizado de SD4, o propulsor é disponibilizado apenas a partir da versão intermediária Prestige. Ela parte de iniciais R$ 222.500 quando equipada com motor a gasolina e começa em R$ 226.900 quando impulsionada pelo novo propulsor diesel.
Quem opta pelo Evoque diesel, além pagar mais R$ 4.400 mais caro, abre mão de 21% de potência máxima, porém recebe mais 23% de torque máximo. O propulsor SD4 de 2.2 litros gera 190cv e torque máximo de 42,8 kgfm – menos 50cv e mais 8,2kgfm de torque em relação ao motor 2.0 litros a gasolina. Com tais diferenças, a versão diesel cumpre o zero a 100km/h em 8,5 segundos, contra 7,6 segundos da versão a gasolina. Junto com o Range Rover Evoque SD4 trabalha a transmissão automática de nove velocidades ZF. E a tração é integral 4WD.
Se o motor apresenta variáveis, o acabamento continua o mesmo. No interior do Evoque Prestige SD4, é possível notar o esmero da Land Rover. Os revestimentos das portas, bancos e do painel são em couro de cores contrastantes e as saídas do ar-condicionado digital de duas zonas são em alumínio escovado. O teto solar panorâmico é bem extenso, prolongado até o fim da segunda fileira de bancos e pode ser aberto com apenas um toque. Ainda no interior encontra-se a central multimídia acoplada a uma tela de 8 polegadas, com funções de rádio, GPS, TV digital, conectividade com smartphone e entradas para CD, USB e auxiliares. Entre o velocímetro e conta-giros está uma tela TFT de 5 polegadas, onde o motorista tem acesso às informações do veículo como consumo, velocidade média, autonomia e outros. Do lado externo, o utilitário esportivo esbanja charme com suas rodas de liga leve aro 19, faróis de xênon automático com assinatura em leds, faróis de neblina e repetidores de troca de faixa nos retrovisores.
A lista de itens tecnológicos do Range Rover Evoque Prestige SD4 é bem extensa. O SUV de luxo conta com sistema start/stop, que desliga o motor quando o carro está parado para economizar combustível. Os bancos dianteiros possuem regulagem eletrônica e sistema de refrigeração, sensores de estacionamento, de chuva e crepuscular. Também está presente o sistema Terrain Response, que permite ao motorista ajustar eletronicamente a carga dos amortecedores de acordo com o terreno. A lista é ampliada com chave presencial e piloto automático. No campo de segurança, o carro de luxo britânico possui sete airbags, controle de estabilidade e tração, assistência de frenagem a emergência, auxilio de partida em rampas e freios ABS com EBD.