As próximas duas semanas serão de movimento intenso nas estradas de todo o país, em razão dos feriados de Natal e Ano Novo. Com o aumento do fluxo de veículos, é preciso ter atenção redobrada para evitar acidentes. E os cuidados na direção devem começar antes mesmo de encher o porta-malas. Afinal, é preciso saber se o carro está com a revisão em dia e em perfeito estado de funcionamento, para que o passeio não se transforme em aborrecimentos e prejuízos. Por isso, levar o carro ao mecânico é tão importante quanto abastecer o tanque e calibrar os pneus. E não pense que o tempo para a revisão está esgotado, pois algumas verificações podem ser feitas, e os problemas, solucionados em pouco tempo. A palavra de ordem é: procure o seu mecânico de confiança ainda hoje!
Quem já viajou de carro, pelo menos uma vez, provavelmente se deparou com algum automóvel parado no acostamento aguardando socorro. Para não ser o próximo e engrossar estas estatísticas é necessário adotar alguns cuidados. Por exemplo, qual foi a última vez que o óleo do motor foi substituído? E as pastilhas de freio, estão em boas condições? Aliás, os pneus estão com boa conservação e o alinhamento das rodas está em dia? Tudo certo com a suspensão? E as correias de motor e alternador?
Para um leigo, ter estas e outras respostas pode ser difícil. E por isso mesmo é importante que o carro passe por revisões periódicas com um mecânico de confiança. Proprietário da Hiper Centro Automotivo, Cristiano Rodrigues orienta que as avaliações das condições veiculares devem ser feitas pelo menos a cada seis meses. “A cidade está com o pavimento muito ruim e isso degrada as peças dos veículos. Por isso é importante checar sempre se está tudo em ordem. Quando um cliente chega à minha oficina, mesmo que para uma simples troca de óleo, eu levanto o carro no elevador e faço a verificação de algumas peças, como a pastilha de freio. Entrego uma lista para o cliente do que deve ser trocado e, mesmo que ele não queira ou não tenha condições de executar o serviço, estará ciente dos riscos que está correndo na estrada.”
No bolso
O preço de uma revisão automotiva completa varia muito, de acordo com Cristiano. Isso porque os custos das peças são diferentes para cada modelo de carro. E nem todos que chegam ao pátio da oficina precisam substituir todos os itens perecíveis. Em média, segundo ele, o valor de uma revisão automotiva em carro popular, que engloba substituição de pastilhas, correia e outras verificações, pode custar entre R$ 400 e R$ 900. “O importante é sempre buscar um mecânico de confiança, pois infelizmente há profissionais desonestos no mercado.”
Confira alguns itens que não devem ser negligenciados na revisão
– Pneus e suspensão
– Fluidos
– Acessório indispensável
– Sistema elétrico
– Outros itens mecânicos